Pular para o conteúdo principal

Acontece na Europa: o que andam falando do SP Fashion Week

Olá meninas!!! Essa semana pelo que pude ver na mídia voltada para a  moda, não se fala em outra coisa aí no Brasil do que na São Paulo Fashion Week, não  é mesmo?
E aqui fora, não poderia ser diferente. Vejam o que andam falando por aqui...
Des créations du designer Samuel Cirnansck, présentées lors... (Photo: AFP)
Criação do estilista Samuel Cirnansck


Brasil: a indústria da moda eufórica
O São Paulo Fashion Week (SPFW), o lugar do maior encontro de moda da América Latina, se desenrola em uma semana eufórica, mas a indústria brasileira tem um longo caminho a percorrer para cumprir as suas ambições globais.
Concorrência chinesa (peças mais baratas e mais bem feitas),  formação de má qualidade dos alunos, falta de pessoal qualificado, impostos altos e a concorrência entre os  inúmeros aspirantes a estilistas podem levar a indústria para baixo, de acordo com os estilistas.
Aparentemente, no entanto, a SPFW que começou na segunda-feira, é uma oportunidade para o Brasil mostrar a sua confiança de economia emergente, glamourosa e próspera.
Várias modelos internacionais  participam dos desfiles de moda, apesar da ausência  incomum da celebridade mais famosa do Brasil, Gisele Bundchen, a modelo mais bem paga do mundo.
Todos os olhos estão super colados em uma celebridade masculina na passarela: Ashton Kutcher, 33 anos , um ex-modelo que virou ator americano que assumirá o papel-título na série "Uncle Charlie" ("Year Two and Half Men")  após o retorno do imprevisível, mas memorável, o ator Charlie Sheen.
Ashton Kutcher e as belezas do Brasil desfilando em seus biquinis asseguram a SPFW  uma cobertura forte da mídia.
No entanto, como o evento sopra as 15 velinhas e  celebra seus quinze anos, fica ainda um sentimento que o Brasil ainda está atrasado em comparação com os desfiles de Paris, Milão, Londres ou Nova York.
"A industria têxtil nacional deve evoluir. Para ser mais competitivo, precisamos de melhores materiais e tecnologia mais avançada ", disse um dos criadores, Reinaldo Lourenço, ao jornal Folha de São Paulo.
Lorenzo Merlino, estilista que não participa mais do SPFW, acrescentou, "não podemos segurar uma vela para a China, que vende produtos sofisticados a preços ridículos. Não estamos perto de ter essa vantagem."
"Todo mundo quer ser um estilista, mas não há espaço para todos", lamentou Alexandre Herchcovitch, no qual apresentou sua última coleção para mulheres terça-feira. Ele também ressaltou que o Brasil era "pouco qualificado em costura e moda."
Apesar de todas as críticas, os organizadores do SPFW têm enfatizado que não havia grande entusiasmo para a moda no Brasil, particularmente devido ao apetite insaciável por luxo que parece crescer na maior economia da América Latina .
De fato, muitos consumidores estão se voltando para as marcas de luxo européias e americanas, apesar de o imposto ser 100% aplicado aos produtos importados.
Muitas empresas estão se beneficiando do  forte alta no crescimento do consumo, devido ao crescimento da classe média no país.
"Há vinte ou trinta anos, quando se falava de moda, era definitivamente uma loucura imaginar que estaria onde estamos hoje", disse o organizador da SPFW, Paulo Borges. "Nós sempre achamos que seria necessário um longo tempo."
Mas esse otimismo pode ser atenuado por uma notícia preocupante: com um crescimento mais lento e o retorno da inflação (6,5%) as vendas no varejo caíram em abril pela primeira vez desde a crise financeira.
Se esta tendência continuar, a indústria da moda pode ser a primeira a sofrer.

E vocês meninas? O que estão achando do maior encontro de moda da América Latina: o SPFW? Estão acompanhando os desfiles ou preferem ficar à parte desse mundo da moda? 


Bisou Gros bisous e até a próxima meninas!!!

Luciana
Bazar das Lulitas ♥

Comentários

  1. Infelizmente a indústria de moda brasileira ainda é vista por países emergentes de forma pejorativa,pelo que se vê na reportagem. Mas, apesar da concorrência desleal com a China, que tem poder para comprar algodão (cujo preço é realmente caro para o nosso mercado), e vender seus produtos por preços mais acessíveis, a moda brasileira conta com um tempero que poucos possuem: a criatividade. Eu amo as boas grifes brasileiras e acho que as mesmas não deixam a desejar ante ao mercado das grifes famosas. Leia-se Iódice , que tem loja de segmento de luxo que bomba em NY, a Dior que tem estilista brasileiro, entre tantos outros talentos que despontam pelo mundo. Bjkas !

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consegui acompanhar NADA!
    Acho que só no site da GNT agora...

    ResponderExcluir
  3. Gloria Kalil há muito tempo definiu a situação, impossível não citá-la: "A moda brilha, mas não vende. Ou melhor, vende muito menos do que se imagina pelo ruído que provoca."
    O talento de nossos estilistas é reconhecido internacionalmente, as marcas brasileiras são exportadas para diversos países, o que falta então? Talvez reduzir a carga tributária ajude a alavancar o crescimento...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós