terça-feira, 2 de junho de 2015

Avatar

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maior visibilidade, não chegam aos mesmo 20% cobrados do Enjoei.


Muitos problemas acontecem por isso também. Muitos vendedores desavisados sobre estas taxas colocam seus produtos à venda no Enjoei e quando a venda ocorre ele vê que todas estas taxas foram descontadas dele e vê todo seu lucro desaparecer. Então ele simplesmente não envia o produto e cancela a sua compra. Logo, você terá que pedir um estorno do valor cobrado e aí vem o segundo ponto negativo:


2º DEMORA NO ATENDIMENTO - Mas aí você se pergunta: "Como um site que cobra taxas absurdas não contrata pessoal suficiente para fazer o atendimento?". É só dar uma olhada no site Reclame Aqui e verificar a quantidade de reclamações em relação à demora no atendimento quando precisa se realizar um cancelamento de compra ou tem qualquer outro probleminha. Mas isso só no Reclame aqui. Fazendo contato por eles através do site pode demorar uma semana ou mais e sem garantia de que irão resolver o seu problema de imediato.

3º IMPOSSIBILIDADE DE AUMENTAR O VALOR DO PRODUTO - Esse problema ocorre para os vendedores. Você colocou um produto para vender e então viu lá as tais taxas e então quer aumentar o valor do produto anunciado para não sair no prejuízo. É impossível, eles não permitem!
Daí você então deleta o anúncio e tenta colocar ele de novo por um valor maior. Eu tentei algumas vezes isso e nunca consegui. Ou seja, você não pode colocar o valor que quiser no seu produto uma vez que ele já estiver anunciado.

3º FRETE CARO - Amou aquele livro e o frete dele está R$20,00? Pois é, todos nós sabemos que livro não precisa ser enviado por PAC e que há formas de envio mais baratas para livros por exemplo, mas como no Enjoei você não pode entrar em contato direto com o comprador, não tem como combinar com ele para que ele te cobre e te envie de uma forma mais barata.

4º LINGUAGEM ENJOADA - E então você se cadastra no site e permite o envio de e-mails promocionais dele. Nossa, aí você recebe diariamente e-mails com aquela linguagem chata que você só encontra no site Enjoei e que eles devem achar "mega legal". Depois de uma semana recebendo um e-mail mais enjoado que o outro você só não joga pra caixa de Spam, pois vá que venha alguma coisa importante né. Então é um casamento eterno com a chatice, é como se estivesse num site escrito por adolescentes não muito alfabetizados. Eu acho super irritante.


Eu não vendo mais e nem compro no Enjoei. Se o site abaixar o valor de comissão e taxas cobradas eu até repensaria, mas até lá, melhor boicotar eles. Você comprador também é afetado por essas taxas, afinal.


Abraços,
Roberta

38 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia,

Comprei uma vez, a roupa veio velha, desgastada(na foto estava perfeita). Devolvi o produto para a dona. Não consegui reaver a importância paga, porque a burocracia é muito grande. Então optei por perder.

Kátia Ramos disse...

gostei muito do seu post. obrigada pelo alerta.

Roberta disse...

Sim, há vários relatos na internet de pessoas que desistiram de reaver o dinheiro em casos como o seu justamente porque é lento e burocrático.
Recomendo que passem longe do Enjoei, é um site que não vale a pena.

Dani Queiroz disse...

Ótimo post Roberta!!! Quando decidi montar o ecommerce ao invés de ir para o Enjoei foi exatamente isso. Muito melhor o contato com os compradores, melhor taxas, podendo manter a qualidade de atendimento que eu queria! Fora a burocracia para postar lá!!! Não vale a pena!!!
Parabéns pelo post!!! 👏👏👏👏

Anônimo disse...

Além de todos os pontos negativos citados neste post, vale ressaltar que há mais outro ponto negativo, que é em relação à escolha do frete por peso. Quando o vendedor cadastra um produto e escolhe frete por peso, ele coloca o peso aproximado do produto aí automaticamente é fixado um valor de frete, de acordo com a tabela de frete do Enjoei, até aí, ok. Porém quando o comprador interessado no produto é de outro estado, por exemplo, e o valor do frete for maior do que o já estabelecido, quem paga a diferença é o vendedor. Portanto é mais uma desvantagem para o vendedor. Realmente não compensa vender pelo Enjoei.

Roberta disse...

Concordo meninas. Além dos que citei realmente tem vários outros pontos negativos na verdade. Um deles é que quando se vai responder uma pergunta de uma cliente por exemplo não dá pra escrever na resposta que não dá pra dar desconto pra ela porque o valor das taxas do Enjoei são muito altas. Eles simplesmente não publicam as respostas e bloqueiam o que tu escreveu. Acho isso um outro absurdo.
Ainda farei uma futura postagem com mais motivos pra não comprar ou vender no enjoei. Quais mais vocês acham que deveria entrar pra lista?

Adriana Maria disse...

Tentei varias vezes efetuar uma compra no dito cujo. Eu clicava "eu quero" e aparecia meus dados, eu colocava os dados do cartão na forma de pagamento e finalizava a compra. No mesmo instante recebia um email avisando que não deu certo a comprado produtos.
Mandei um email pra saber o pq, e recebi uma resposta dizendo que não tinha nenhuma tentativa de compra através do meu email. E se eu estava fazendo através do meu cadastro. Lógico que estava! Liguei pra minha operadora do cartão e eles disseram que não constava nenhuma compra nesse site e nem tinham recusado nenhuma compra minha.
Enfim, desisti de comprar (depois de umas 5X) nesse site!

Misflower Fashion disse...

Comecei a vender por lá, mas confesso que estou com o pé atrás. Tentei comprar duas vezes mas o vendedor simplesmente desistiu de vender. Como isso? Dá para entender?!!! Prefiro mil vezes o MERCADO LIVRE. Já vendi mais de 130 itens por lá e NUNCA tive problema. O melhor de tudo é o sistema que eles tem de reputação, onde o comprador coloca sua opinião sobre a compra. Isso ajuda MUITO tanto quem vende quanto quem compra. Nota 10 para o ML. Se tiverem que optar, sugiro o ML, um site profissional e de confiança. Parabéns pelo POST. Ajuda muito quem ainda tem dúvidas. Misflower Fashion

Bianca disse...

Infelizmente eu não sabia desse lado e caí nessa furada. Vendi há 1 mês e alguns dias e até hoje não consigo receber o dinheiro! Vivo me mandando emails e eles sempre enrolando, inventando e repetindo perguntas e sempre pedindo para conferir os dados. Fora a frustração que me deu quando vi o valor descontado e o valor líquido que eu iria receber! Odiei TOTALMENTE!

Anonimo disse...

Meu caso foi muito pior. Fiz uma compra e o produto veio com defeito. Agora comprei um produto que não serviu e fiz a devolução, como é meu direito. Agora que eles tem que devolver meu dinheiro estão fazendo várias exigências. Tomei um golpe de 105,00. Se vc não quer ter aborrecimentos comprem em outro lugar.

Unknown disse...

O site enjoei lesa os seus vendedores para manter os clientes.
Realizei uma venda (pedido: 51183444) de uma Bolsa Original da Guess no valor de R$ 195,85, bolsa seminova.
Enviei o produto diretamente para a cliente Gleice Machado Cuchinello, conforme orientado pela equipe do site enjoei.
Passado alguns dias recebo um e-mail do enjoei informando que o produto tinha sido devolvido pela compradora, sem informar o real motivo da devolução.
Quando recebo o produto após algumas semanas, noto que o produto foi usado pela cliente, pois o mesmo estava diferente do que enviei, apresentando marcas de riscado, mancha numa área da costura e nessa mesma área um descascado no acabamento da bolsa.
Enviei fotos do antes e depois do envio para o site (fotos do antes inclusive, são as que coloquei no anúncio do produto).
O enjoei entrou em contato com a cliente e esta obviamente informou que não usou o produto.
E mesmo após eu mostrar as marcas de uso, que não estavam no produto, eles informam que nada podem fazer, pois o produto não passa por um controle deles.
Justamente por eles não fazerem esse controle, que deveriam avaliar melhor a situação, pois para o cliente é muito fácil comprar algo, já sabendo que está na categoria usados, querer usar de má fé e usar o produto, depois devolvê-lo ou até mesmo ter o mesmo produto e devolver o que ele já tinha no lugar do que recebeu.
Pois se eles querer ser realmente justos, que tenham um controle para isso, mas já que não o tem, não podem simplesmente prejudicar o vendedor para manter o cliente "satisfeito".
Entendo que o cliente tem o direito de devolver o
produto em 7 dias, pois está ao abrigo da lei, mas desde que mantenha-se a integridade do produto enviado, o que não foi o caso, pois tenho fotos do antes e depois que foram enviadas a eles e que provam isso.
No caso eles estão sendo coniventes com atos de má fé por parte dos seus clientes.
O que é realmente uma pena que eles tenham esse tipo de postura com os vendedores, que são também quem mantém o negócio deles.
Eu trabalho com outros canais de venda, onde estes respeitam os dois lados (cliente e vendedor) e quando verificam esse tipo de situação, onde está explícito a má fé no cliente, não lesam os seus vendedores, pois trabalhamos em parceria.

Chamo a atenção para este tipo de situação, onde o vendedor que é o enganado e fica no prejuízo, sem poder vender o produto devolvido ao valor que valia ou mesmo sem poder voltar a vendê-lo devido ao estado que o produto retornou.

Não recomendo aos vendedores!!!

Espero que expondo meu caso lamentável nesse site, eu alerte mais pessoas a não caírem nessa cilada.

Juliana

http://www.reclameaqui.com.br/16566720/enjoei/enjoei-prejudica-os-vendedores/

Amanda Garcia disse...

Fiz uma conta no site a pouco tempo e estava decidida a comprar/vender, mas vendo o site do reclameaqui e as inúmeras reclamações, já estava quase desistindo, depois de ler a matéria do site, desisti de vez. Já tive muitos problemas assim com grandes lojas em compras pela internet, o jeito é encontrar outro site pra anunciar.

Agradeço o site pelo esclarecimento, e parabéns pelo post!

zuleica souza disse...

comprei e produto veio completamente diferente da foto do anuncio...aguardando estorno...nunca mais compro por não ter fone para apoio

zuleica souza disse...

comprei e produto veio completamente diferente da foto do anuncio...aguardando estorno...nunca mais compro por não ter fone para apoio

Anônimo disse...

Estou abismada com a quantidade de reclamações sobre o site Enjoei e resolvi fuçar na web para entender o que pode estar acontecendo. Compro e vendo por lá a quase um ano e nunca tive problemas. Além disso, sou usuária do Mercado Livre (cujo Facebook está cheeeeio de reclamações também) há anos, e confesso que minha experiência de vendas é muito melhor no Enjoei (como sou veterana no ML, para ganhar um destaque meia-boca no ML hoje em dia eu preciso pagar taxa também e eles não oferecem frete grátis ou a 1,99! rs). Também já tive problemas no Enjoei (etiqueta errada atrasando o envio etc) mas TUDO foi resolvido em alguns dias. Mas entendo que esse é apenas a minha experiência. Por outro lado, quando leio as reclamações das pessoas, pelo menos na metade das vezes as pessoas estão equivocadas - ou porque não leram o termo de compromisso e não fizeram o passo a passo (regularizem a conta no moip antes de anunciar produtos e confiram os dados dos cadastras ANTES, gente!) para abrir a lojinha ou comprar, ou porque não conhecem totalmente os direitos do consumidor. E também não querem esperar um segundo a mais para ter o problema resolvido - apesar de terem, elas mesmas, problema na conta bancária, endereço errado no cadastro, etc etc. Calma, gente!

O problema é desinformação, mais uma vez. Um grande mal do nosso tempo. O Enjoei deve aumentar a equipe de atendimento urgentemente para dar conta disso. Mas tem coisas que a gente precisa saber também: por exemplo, 1) o Enjoei não cobra taxa extra para transferir para a conta bancária, mas o moip cobra para transferir para a conta; 2) o atendimento que demorava um ou dois dias, hoje, 2016, está demorando uma semana ou mais para responder, o que demanda muita paciência. Mas no final tudo dá certo! O foco do site não é lucro, é desapego, então é curioso as pessoas ficarem tão bravas - está muito claro nos termos de uso do site que (se fizer as contas) você vai receber o dinheiro de uma venda, em média, em 15 dias. 3) é, sim, possível excluir um anúncio cujo preço você quer aumentar e posta-lo de novo com o preço desejado. 3) você pode combinar bem combinadinho o envio com o comprador mudando o frete para "frete grátis". O comprador pode combinar por mail o pagamento de um frete mais em conta, e assim que receber o recibo, enviar o produto. 4) para cancelar os e-mails do Marketing, é só clicar em "deixar de receber essas mensagens" no final do e-mail :) As empresas exageram mesmo.

Outra coisa muito comum que eu não vi escrito em lugar algum: "pedi cancelamento de uma compra e estou aguardando o estorno há um mês e nada de cair no Enjubank". O dinheiro não vai para o Enjubank mas aparece logo no topo do extrato do cartão de crédito como "créditos diversos" ou algo assim. Eu fiz dois cancelamentos em janeiro e eles caíram na minha conta em março. Mas eu não tinha percebido. Até abri uma solicitação reclamando, mas assim que percebi que foi distração minha, enviei outro e-mail pedindo para desconsiderarem. Vender no Enjoei está ajudando bastante agora que estou sem emprego. As compras que fiz também foram bastante satisfatórias. Tomem os cuidados necessários (leiam os termos, mandem perguntas para o vendedor, corrijam o cadastro) e tudo ficará bem. E se não ficar, aí sim: medidas legais, Facebook, Reclame Aqui, etc. Espero ter ajudado alguém com esse textão.

Deusa Morrigan disse...

Estou tentando pegar meu dinheiro de volta por uma mercadoria paga e o vendedor não apareceu desde o início do mês. O site só me manda mensagens programadas e nada de resolverem meu problema. Estou "P" da minha vida pq uma vez comprei e tive o produto como anunciado no site, e agora não vejo nem o produto e muito menos a cor do meu dinheiro.

Evelin Figueiredo disse...

Eu vendi algumas vezes no enjoei sem problemas. Ontem alguém fez um pedido de um produto meu, mas quando fui ver os descontos do enjoei e do MoIP, que é onde o dinheiro fica aguardando liberação, e vc tem que "sacar", vi que não valia a pena. Já havia ouvido reclamações das taxas do enjoei, mas como tinha vendido produtos caros não senti tanto a diferença. Hoje com um produto mais barato vejo a desvantagem. Estou pedindo estorno do valor do cliente e cancelamento da venda. Fico chateada por frustrar as expectativas do comprador, mas gostaria que a taxa do enjoei fosse flexível quanto a preços menores ou com desconto. É POR ISSO QUE VENDEDORES DESISTEM.

Régia disse...

Eu desisti do Enjoei. Vc já coloca barato, eles pedem ofertas e ainda tem as taxas! Tipo estava anunciando uma blusa por 80, a garota ofereceu 50, aí seria 50-10-2,5-3= 34,50!!!!! Vendo tudo no Mercado Livre que não tem taxa para produto usado e a de produto novo é de 10%. Tenho Antix, Kate Spade, Traffic People, Collections C&A, etc.

Régia disse...

Eu desisti do Enjoei. Vc já coloca barato, eles pedem ofertas e ainda tem as taxas! Tipo estava anunciando uma blusa por 80, a garota ofereceu 50, aí seria 50-10-2,5-3= 34,50!!!!! Vendo tudo no Mercado Livre que não tem taxa para produto usado e a de produto novo é de 10%. Tenho Antix, Kate Spade, Traffic People, Collections C&A, etc.

Jennifer disse...

Eu criei um brechó virtual pelo instagram pra não ter que recorrer ao enjoei, no entanto é difícil conseguir vender rapidamente, as pessoas confiam mais em sites

Jennifer disse...

Vende rápido produtos usados no mercado livre?

Régia disse...

Jennifer, depende do produto. Tem coisas que eu já vendi de um dia para o outro e tem coisas que já estão a venda a mais de um ano!

Anônimo disse...

O enjoei revisa de um concorrente no estilo deles, isso sim. O ML é tosco, feio e roupa usada lá não vende nunca... Eu já tentei. No enjoei tem muito mais visibilidade e marketing. A taxa é super alta, eles lucram milhões... Ainda não achei a solução.

Anônimo disse...

Fujam do enjoei ,há um mês estou tentando que devolvam meu dinheiro por produtos não enviados e pagos por boleto,193,40 e até agora nada,parece que não existo.E péssimo o atendimento ao cliente!Nao entendo por que o valor não pode ficar como saldo na conta do cliente para uso posterior como no ML.Deve ser má fé !

Unknown disse...

Entrei no enjoei e não sabia de todas essas taxas, pelo valor que coloquei vou receber prejuízo, e não posso alterar vou vender pelas mídias sociais mesmo.
https://www.instagram.com/lu_store_folheados/
www.facebook.com/lustorefolheados

Lu Store Folheados disse...

Entrei no enjoei e não sabia de todas essas taxas, pelo valor que coloquei vou receber prejuízo, e não posso alterar vou vender pelas mídias sociais mesmo.
https://www.instagram.com/lu_store_folheados/
www.facebook.com/lustorefolheados

Anônimo disse...

Perfeito o comentário do anônimo. Eu diria que 95% dos enormes problemas relatados pelas pessoas tanto no reclame aqui quanto na Internet em geral são frutos de falta de informação, pressa e analfabetismo digital mesmo, de não saber lidar com sistemas mais modernos de compra e venda. Já tive um pequeno problema também, devido um cliente que quis devolver após rasgar o produto, porém o único errado foi o comprador que quis me lesar. O site foi super coerente e depositou o valor da venda na minha conta.
De lá pra cá, todos os meus problemas são graças aos usuários que parecem só ter acesso às tecnologias, mas não dispõem do mínimo de proficiência necessária para usá-las.
Atualmente, o site está bem diferente e as informações do post precisam ser atualizadas.

Shoplikes disse...

Vocês ainda estão procurando um site para vender online? Se sim, já conhece o Shoplikes (www.shoplikes.com.br)? Lançamos nossa plataforma esta semana e oferecemos uma proposta beeeem mais atrativa. Serei direto, pois li nos comentários a quantidade de pessoas insatisfeitas com outras plataformas. Nossa comissão é pequena, apenas 5% do valor do produto, caso o mesmo seja vendido. A taxa do cartão de crédito é de 4,5% e a do boleto bancário é fixa, no valor de R$ 2,50. Além disso, para pagamentos com cartão de crédito, é cobrada uma taxa fixa de R$ 0,30 (trinta centavos) + R$ 1,00 (um real) da análise de antifraude. Não cobramos taxa de anúncio! o MAIS LEGAL do nosso marketplace/e-commerce é a integração com o Instagram. Se uma loja ou vendedora integrar a conta do Instagram com o Shoplikes, as imagens postadas nessa rede social podem ser transformadas em produtos na loja online personalizada. Vamos conhecer?

Anônimo disse...

Vendo muito pelo Enjoei tanto usado quanto novo e nunca tive problemas. Recebi uma devolução prq o ficou grande para cliente.
Atendimento é ruim, tem que insistir, postar no reclame aqui e correr atrás, mas sempre resolveram meus problemas.

A taxa é realmente alta, mas eu faço o cálculo do mínimo que preciso receber e jogo um pouco mais, contando que tenho que pagar as taxas e que algum cliente queira desconto, mas vendo mais para cliente que não pedem desconto: Chegam e compram com valor cheio.

Há uma forma do vendedor ser avaliado sim: Na lojinha dele tem um lugar escrito honrarias. Lá ele recebe "medalhas" por várias coisas, por exemplo: medalha por postar antes de 3 dias, por vender mais 10, mais de 20 e assim por diante, por comprar determinada quantidade, etc. Há uma forma bem básica de se avaliar.

Já comprei uma bolsa usada da C&A e veio conforme o anúncio, paguei R$20,00!! Para mim foi ótimo, estava nova apesar de ser usada e durou 2 anos. Agora estou comprando outra, usada tb, por R$25,00 já com frete. Tirei todas as dúvidas com a cliente, disponibilidade, tamanho, possíveis defeitos.

Já comprei uma Cadeirinha por R$ 200,00 no cartão de crédito e pedi cancelamento antes da vendedora enviar. Estorno foi efetuado corretamente.

E gente, por favor entendam o porque das taxas: VOCÊS PODEM VENDER SUAS COISAS USADAS, SIM USADAS para pessoas de qualquer lugar, com pagamento por cartão de crédito ou boleto, parcelado, com frete já calculado, só chegar no correio e postar? Onde que tem isso? Mercado Livre?? Que nem canal de atendimento tem?

Falta informação para muitas pessoas que reclamam e as vezes sorte para quem teve algum problema.
Mas olha o tamanho do site! As vendas que dão certo são a maioria!!

Camila M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Já fiz várias compras no Enjoei e nunca tive problemas. Em uma compra, o vendedor não postou os produtos, solicitei o cancelamento da compra para o Enjoei e no mês seguinte o estorno já estava na fatura do cartão. Sem problemas. Gosto do site e continuarei comprando.

Dani Carlos disse...

Ola, poderia me orientar como devo proceder em cancelamentos e devolução de dinheiro?

Dani Carlos disse...

queria seu contato para saber qual é sua lojinha

Solange Mendonça disse...

Concordo com tudo, não existe outro lugar p vender nossas coisas usadas de uma forma prática com desburacrecia no frete.. eu sempre as dei, agora posso vende-las.

Paula Castro disse...

As taxas são altas mesmo. Mas faça uma análise do que está sendo cobrado nessa taxa: domínio, design do site, praticididade, alta visibilidade, taxa de pagamento por boleto ou cartão de crédito. É como se você pagasse o aluguel e mais um "funcionário" pra estar divulgando por você. Se você resolver vender suas roupas usadas por conta própria em outras plataformas vai ter que ralar um bocado pra conseguir. Já comprei no enjoei, mas jamais compraria algo usado no mercado livre. Não sei responder porque, mas acredito que tem muita gente que não compraria também.

Jaguar Web's disse...

A taxa agora do agora deles estão em 30% não compensa vender por lá mais não, eu cancelei todos os meus anúncios lá.

Monique Rossetto disse...

Eu concordo com as críticas do site, porém o meu caso foi um golpe.
Comprei um. iPhone por r$2100 e não recebi! E o vendedor me bloqueou no whatsapp e o site não me responde. Estou indo fazer um BO e vou acionar a justiça.

Unknown disse...

Só pode responder uma vez! Isso é horrível! Precisei ver uma medida e não estava em casa, fui srt atenciosa e responder que quando chegasse veria e falaria com ela e não pude falar mais. E agora devolveram um produto meu e primeiro: eles não tem uma justificstiva pro vendedor, entao o comprador pode usar e devolver sem nem se esforçar por um motivo. E segundo não tem prazo pra devoluçao, minha jaqueta tá com a esperts há e nao sei quando vou receber de novo

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs