Pular para o conteúdo principal

Jabuticaba - Santo Remédio

Há uma semana atrás estive doente, estava com gastroenterite.
Durante a minha recuperação, não podia comer praticamente nada. Passei os primeiros dias comendo bolacha água e sal e caldo de sopa. Acontece que depois de dias nessa dieta meu corpo começou a pedir pra mim comer outras coisas, mas eu não achava nada que meu corpo queria. Isso até eu me deparar com o pé de jabuticaba no meu quintal e ficar com água na boca.
Parecia que meu organismo sabia que seria ótimo se eu comesse a frutinha. E não é que a partir daí fiquei muito mais forte e me recuperei mais rápido?

Então depois disso por curiosidade acabei indo na internet procurar as vitaminas e propriedades da Jabuticaba e fiquei muito impressionada com a frutinha, que é 100% brasileira. Tão impressionada, que hoje dedico um post especialmente pra ela.

Foto do árvore de jabuticaba do meu quintal

Vejo muitas pessoas que tem árvores de jabuticaba em casa e não consomem a frutinha. Tudo acaba sendo perdido e caí no chão. Que desperdício!
Bem, vejamos alguns dados importantes sobre a frutinha:

-Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C.

-Cada 100 gramas de jabuticaba apresenta, aproximadamente, 45 calorias. Portanto, é uma fruta pouco calórica.

-Ela é uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro.

-Internamente possui uma polpa de cor branca, mole e suculenta.

-Atinge a fase madura durante a época da primavera.

-Tem mais antocianinas(substancias protetoras do peito) que a uva e amora:
jabuticaba: 314
amora: 290
uva: 227

-A jabuticaba tem capacidade para conter diarréias e disenterias, por isso é indicada para tratar de desarranjos intestinais.





Foto do árvore de jabuticaba do meu quintal


Depois dessas informações vocês ainda vão deixar ela caída no quintal de casa?


Comentários

  1. Eu adoro jabuticaba!! Pena eu nao morar em casa para ter um pe, nao deixaria elas caidas no quintal.
    Alias, adoro todas as frutas!
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. aiaiaia Roberta! Vc não deveria fazer essa tortura comigo!!! Essa é a fruta que mais AMO, além de ser a frutinha de imensas recordações da minha infância qdo eu ia na casa da minha vó em Ribeirão Preto e passava tardes debaixo dos pés de jabuticas comendo essa frutinha que nem louca! Que delicia!! As meninas da minha faculdade achavam até engraçado pq tudo quanto era senha que a gente precisava colocar em alguma coisa eu colocava a palavra "jabuticaba". Elas achavam engraçado eu amar tanto assim... mas aqui na Suiça é uma das frutas que eu não encontro por nenhum $$$ do mundo :-(
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca!!!!! Acho que vou procurar uma muda pra plantar aqui em casa... também gosto de jamelão.

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    Depois que colhemos a jabuticaba ela nao dura mais que 3 dias fora da geladeira.
    Eu li que por ter altos teores de acucar, ela fermenta rápido.
    O melhor mesmo é comer jabuticaba do pé, pois ainda é fresquinha.

    Mas quem sabe tu nao vem aqui pro Brasil visitar as frutinhas? :)

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Ro, muito engraçado vc escrever sobre isso logo hj. Há tempos que não comia jabuticaba e ontem minha mãe me deu uma caixa cheia delas de uma amiga nossa que tem um sítio...amos comer jabuticaba, só acho meio chata na hora de comer...quase não tem polpa e tem a sementinha ainda. Vc come como?
    Eu queria uma dica de algo que pudessemos fazer, tipo um truque para separar a polpa. Uma receita...sei lá.
    é que nem româ, adoro...mas dá um trabalho pra comer...

    ResponderExcluir
  6. Tita,

    Sabe que a árvore que tenho em casa só comecou a dar as frutinhas fazem alguns anos. E nos primeiros anos era muito pouco..... é uma árvore de crescimento lento.

    Sabe que eu estava com a mesma idéia na cabeca quando fui na internet fazer a pesquisa. Até porque a melhor parte da fruta é aquele que envolve a semente e a semente é amarga.

    Bem, eu como mastigando as sementes. Eu como tudinho. Primeiro chupo a parte interna como se fosse uma uva, mastigando as sementes e por final como a casca também.... mas é amarga tb quando mastigamos né.

    Enfim, todas as receitas que vi foram de geléias e seus diferentes usos, como por exemplo em sorvetes etc.

    Achei uma interessante também que era lombinho de porco com molho de jabuticaba. Parecia bom!

    E receitas de licores.

    Aliás, vou lá pra cozinha tentar fazer algo com ela agora.

    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Amo jabuticaba, mas pra quem funciona a
    base de Activia, não pode abusar, né?
    Bj

    ResponderExcluir
  8. Oi Ro, dei uma pesquisada tb e achei umas receitas legais para usar as jabuticabas que já não são mais tão fresquinhas..
    http://mdemulher.abril.com.br/culinaria/receitas/receita-de-sufle-gelado-jabuticaba-483215.shtml
    em outro site estava escrito:

    - Tire as cascas das jabuticabas (não descarte as cascas, da para fazer geléia).
    - Passe a polpa das jabuticabas pela peneira (para separar as sementes) e reserve o suco.
    Vou tentar...bjs

    ResponderExcluir
  9. eu aaamoo jabuticaba, mas não é comum na minha cidade. uma pena!!

    ResponderExcluir
  10. Melhor q a jabuticaba é ter um pé delas em casa.... Nem sou muito fã dessa frutinha, mas ela traz umas lembranças gostosas de férias de infância!!!
    morar numa selva de pedras tem esse probleminha....
    Bjks

    ResponderExcluir
  11. Amo jabuticaba flor.. aqui em casa tem um pezinho =D

    ResponderExcluir
  12. ADOOOORO jabuticaba!!!! mas é tão difícil de encontrar por aqui em Niterói, no Rio de Janeiro....fiquei com água na boca....e adorei saber das curiosidades benéficas pro nosso corpitcho...
    Muito bom esse post!!!
    bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Jabuticaba me reporta à infância... Como eu chupava um monte da casa da minha avó... Hum , que delícia ... Também me lembro que ela fazia geléia com as bem maduras . Aqui no RJ não se vê mais ... Minha boca está cheia d'água...Bjkas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós