segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Avatar

PRINCESAS E CONTO DE FADAS - Uma Visão Diferente.

Olá leitores,seguindo a linha da minha colega de equipe Bruna, que postou uma matéria sobre as Princesas da Disney Obesas, resolvi escrever sobre o trabalho da artista Dina Goldstein.


Ela é uma fotógrafa de Vancouver que durante sua vida não teve contato com os famosos "conto de fadas", e somente após ser mãe viu sua filha e outras meninas pequenas fascinadas pelas princesas da Disney, ansiando por vestidos e finais felizes exatamente iguais.
As histórias sempre se repetiam, em quase todas suas versões as moças começavam com uma vida muito sofrida e triste, subjugadas por outras mulheres poderosas e más. No decorrer dos contos as indefesas jovens sofriam muito para no final serem salvas por príncipes e finalmente se tornarem lindas princesas para viverem felizes para sempre.
A fotógrafa pesquisou muito sobre os "contos de fadas", como por exemplo as obras dos irmãos Grimm, e se deu conta que não eram enredos com finais felizes, muitas vezes eram inclusive tristes e macabros.
A partir desta nova perspectiva, Dina criou uma série de fotografias as quais deu o nome de "Fallen Princesses" (algo como Princesas Caídas, ou Princesas Destruídas). O objetivo era colocar as personagens em situações realistas com cenários modernos, principalmente que mostrassem um conflito direto com suas histórias individuais. 
Dina imaginou essas princesas passando por problemas que toda e qualquer mulher está sujeita nos dias de hoje.
O resultado é bastante interessante e as vezes até chocante
Aguardo o comentário de vocês.


1. Princesa Jasmine: Após se tornar princesa em algum país do oriente médio. Imagine...
2. Bela Adormecida: não acordou, e acabou em um lar para idosos junto ao seu príncipe...
3. Cinderela: sentada em um bar, claramente com problemas de alcoolismo.
4. Bela: obviamente lutando de todas as formas contra o envelhecimento.
5. Chapeuzinho Vermelho: indo sempre a casa de sua avó, agora com a cesta carregada de "fast food".
6. Ariel: A princesa sereia capturada e exposta em algum super aquário.
7. A princesa e sua ervilha jogadas no lixão, quem aguentaria dormir com uma moça assim?
8. Pocahontas: solteirona em sua cabana cercada de gatos.
9. Branca de Neve: Após seu lindo casamento e ida a um castelo nas nuvens. No cotidiano cercada de seus filhos e marido príncipe desempregado que não ajuda em nada.
Bom, se vocês quiserem ainda existe mais uma princesa que preferi deixar de colocar, pois achei a imagem muito pertubadora. 
O site ficará a disposição para vocês conhecerem melhor a Artista.
Ela disse que recebeu muitos elogios e também muitas criticas, mas todos os comentários foram muito gratificantes para seu trabalho.
A exposição de suas obras aconteceu no Museu Contemporâneo Buschlen Mowatt Galleries 


Eu pessoalmente ainda não tenho opinião formada sobre o trabalho dela, acho que gostei... algumas fotos achei ótimas (Branca de neve) e outras perturbadoras (Bela e Jasmine), só sei dizer que realmente o futuro das princesas sempre foram um questionamento para mim. O "Felizes para Sempre" não era suficiente...


Agora é com vocês, comentem a vontade... seria legal dar idéias sobre a vida das princesas depois do "felizes para sempre".
Grande abraços a todos
Tita


FONTE: http://www.fallenprincesses.com/

13 comentários:

Princesa Bazar disse...

É bem interessante o trabalho dela, pois mostra que nem toda Princesa tem um final feliz.
Claro que se uma menina ver essas imagens, seus sonhos com príncipes e cavalos brancos vão se acabar. Talvez por isso que choque tanta gente, pois desde pequenas temos os mesmos sonhos de Princesas, lindas, românticas a espera do seu príncipe encantado.
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Rosangela disse...

Achei muito interessante as fotos! Amei a Chapeuzinho vermelho gordinha.... O lado negativo dessas fotos é mostrar a realidade nua e crua! Sonhar é tão bom! Todos nós precisamos sonhar ...... bjs,

Brechó Bom, bonito e usado! disse...

Tita,
não aguentei e fui procurar a outra princesa! PERTUBADOR é pouco!!! nossa é chocante! Adorei a JASMINe, acho que tem muito a ver com uma situação atual, e ajuda a trazer a "PRINCESA" para a vida real...assim como a Branca de Neve...e a Bela...gostei dessas por que ainda assim passam algum tipo de lição pra gente...mas as outras achei tão chocante que me deixaram até triste (não foi culpa sua né...rsrs...)mas quem achar a outra princesa vai me entender...
Bjks e parabéns pelo post!

Cláudia disse...

Ahh eu gostei das fotos também, mas como você falou, te umas que são muito pertubadoras né? Adorei o blog. beijos
http://segredo-fashion.blogspot.com

Ambiente Bazar disse...

Ahh eu gostei das fotos também, mas como você falou, te umas que são muito pertubadoras ..concordo com vocês meninas ..estamos acostumadas com princesas tão certinhas e lindinha rsrs

Vendo Minha Mãe disse...

Tem umas que são perturbadoras.
Mas muito atuais.

**Love Laces** disse...

Adorei!!!!
Mas são fotos e estórias para meninas crescidas....afinal é tão bom sonhar.
Bjocas

Tita Leke disse...

É meninas...essas princesas foram uma interpretação adulta e madura de uma mulher...nada de acabar com o sonho de nossas lindas crianças.
As fotos foram expostas para público adulto em um Museu de Arte Contemporânea.
Bjs
Tita

Tita Leke disse...

Agora se eu contar para vcs que minha filha de três anos quis um livro dos contos de Andersen. Eu a primeira vista achei interessante e com ilustrações belíssimas.
Entre um dos contos está o da "Pequena Sereia", ela não se chama Ariel, realmente se apaixona pelo principe que casa com outra. No final a pequena sereia tem duas possibilidades, matar o principe para voltar a ser sereia, ou morrer e virar espuma do mar.
Ela acaba se sacrificando pelo amor.
Viu, nada de final feliz...e a minha filha gosta.

Bruna Oliveira disse...

Adorei esse post! Eu já tinha vista uma ou duas fotos dessas rolando pela net, mas não sabia o contexto que elas tinham sido feitas.

As que mais me chamaram atenção foi da Jasmine, da Bela e da Ariel.Ah, e da Chapeuzinho Vermelho também. Achei muito válida trazer o conto de fadas para o mundo real, com problemas reais.

É para sentar na mesa do bar e discutir o assunto. (Sim, aqui em BH qualquer motivo é motivo para ir para o bar!!!!)

Bjs
Bruna
abrunatem.blogspot.com

Coisas de dondoca disse...

Hum, sei la... Onde esta o lado ludico e sonhador que alimenta nossa fantasia? A realidade ja se encarrega de nos tornar ceticas e causticas ...(desculpe a falta de acentos, estou em um lap que nao e meu ...rsss....)bjkas

Lindsay disse...

Nossa, se uma criança ver esse post ela nunca mais vai acreditar no "felizes para sempre", rsrsrsrsrsr!!!!
Achei bem legal, agora falando sério.
Ver dessa forma tráz os contos um pouco mais para realidade (nem tanto assim!!!)
Mas, de certa forma, ficou bonito, como se fosse o final real do conto de fadas! Afinal, nada é perfeito como mostram!
Adorei a Jasmine, bem realidade do Oriente Médio mesmo!
Coitado do artista, ele deve ser bombardeado por todo mundo...
Adorei!
Bjks Tita!

Anônimo disse...

Gostei. É triste claro, ver nossas heroinas daquela forma. Mas acho que essas imagens servem pra mostrar as meninas que a vida nao sao só "contos de fadas". Tem tambem a parte má.

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs