Pular para o conteúdo principal

DESIGN DIVERTIDO E CONSCIENTE - As Caixas de Ovos

Olá leitores,
conforme o ultimo post sobre peças de design diferenciado utilizando materiais considerados "lixo", resolvi seguir a mesma linha de pesquisa e comentar sobre outro material.
Hoje vamos falar sobre as caixas de ovos, aquelas de papelão que costumamos comprar bastante.
Sabemos que essas caixas quando vão ao lixo são encaminhadas para a reciclagem, então teoricamente não precisaríamos inventar nada com elas, mas o interessante é quando a transformação acontece e passamos a desejar o objeto feito com caixa de ovos.


1. Vamos começar com um design bastante criativo: A MESA AUTO CANNIBALISTIC
Design by Athema Archicteture
Na matéria que pesquisei surgiu a pergunta - " já que as mesas aparam a comida, porque não podem prover o alimento também?"
Parece meio maluco não é? Mas é isto mesmo, essa mesa é toda feita com caixas de ovos, cola de farinha de trigo, sementes e terra. Ela, além de apoiar a comida, é também a fonte dela, através do plantio de sementes de ervas que se transformam nos temperos das refeições, colhidos frescos e na hora.
Esta peça foi batizada de Auto-Cannibalistic (auto-canibal). O nome, segundo os criadores da peça, tem uma razão. “Na natureza, a energia e a matéria estão em um estado constante de transformação, de ciclo e reciclagem”. Por isso a ideia de uma mesa que se “alimenta” dela mesma.
Para usá-la não há mistério, basta colocar as sementes nos locais já definidos e regar para que cresçam as plantas escolhidas. Depois que os temperos atingem uma altura e quantidade suficiente é só côlher  e temperar sua comida.
A peça foi desenvolvida pela Atema Architecture, uma empresa de Ecodesign.

2. A segunda opção selecionada é: O Costureiro 
Esta peça pode-se dizer que é mais artesanal, não teve uma empresa de design por trás para elabora-la, mas isso não impede que a  idéia seja simples e charmosa.
Para fazer uma caixinha de costura vale comprar a embalagem pequena para ovos e depois,  conforme as suas necessidades, montá-la para receber as agulhas, botões, linhas, etc...
Se você quiser pode pintar a caixa e aplicar na tampa alguma figura que lembre a função da caixa, ou escrever com letrinhas bonitas, ou até quem sabe aplicar uma pequena almofada para deixar suas agulhas e alfinetes enquanto você costura. A criatividade da caixinha acompanha a necessidade do dono dela.

3.A terceira peça você compra ou vira Artista Plástico - Quadro de Caixa se Ovos
Obras de Enno De Kroon
Só mesmo um artista plástico com muita criatividade para pintar estes quadros, imagina a dificuldade que deve ser por causa das reentrâncias da embalagem. 
O nome do artista em questão é Enno De Kroon , ele é de origem holandesa. 
Suas obras utilizando a caixa de ovos ficaram tão interessantes que o estilo recebeu o nome de Eggcubism. 
Achei este trabalho muito interessante, eu colocaria na minha casa e vocês?
Quem sabe mais artistas comecem a usar as caixas, a textura e aparência dos quadros fica incrível.

4. Quarta peça - As Luminárias












Aqui temos 4 exemplos de luminárias confeccionadas com caixa de ovos. 
Da esquerda para direita vemos a primeira luminária tipo pendente feita de 30 caixas de ovos interligadas. Ela rende uma luminosidade bastante aconchegante e quente e se pararmos para pensar a sua cúpula também ficaria ótima em um abajour. A criação é do designer peruano Federico Otero .
A segunda luminária, também pendente, é feita com a caixa de ovos recortadas e luzes do tipo pisca-pisca (aquelas da árvore de natal), também funciona muito mais como peça de decoração do que iluminação de um ambiente, ja que sua luminosidade é bastante sutil. Vocês podem encontrar o tutorial de como fazê-la no site addicted2decorating.com, ela faz parte de uma série de objetos estilo "Faça você Mesmo".
As próximas luminárias são coloridas e super interessantes, não são para pendurar e sim para serem apoiadas no chão ou em alguma mesa. Elas lembram um pouco a torre de Pisa não é? O Designer criador das peças chama-se Eugenio Menjivar.
A última opção, também tem como proposta uma luminária pendente, só que a aparência é bem mais rústica que as anteriores, inclusive utiliza clipes para prender as caixas de ovos. É óbvio que a intenção é mais estilosa que funcional, ja que a iluminação será mínima, mas super interessante. Infelizmente não descobri o nome do criador desta peça.

5. A quinta opção são as designers e não as peças: Fanny Chen e Inna Alesina

Estas designers fazem vários experimentos com as caixas de ovos e as transformam em muitas coisas diferentes. 
Coloquei aqui alguns exemplos para vocês, temos o vaso (provavelmente para flores secas) e as tigelas que tem uma textura incrível, da designer Fanny Chen, vale a pena dar uma olhada nos trabalhos dela, visitem o site.
Por fim os bancos coloridos (parecem pufes) e a base para mesa feitos de caixas de ovos. Estes são projetos da designer Inna Alesina e a série tem como nome "Good Egg".

Bom, se eu continuar falando de objetos que são possíveis fazer com essas caixinhas, vocês vão dormir em cima do computador!
Então tenham em mente que busquei as peças que considerei mais exóticas e que mantiveram o aspecto (forma) das embalagens, mas também encontramos peças mais simples e não por isso menos interessantes, então para não passar em branco seguem algumas fotinhos.
Beijos e bom domingo a todos!

Fontes:
Texto autoria própria

Comentários

  1. Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! adorei!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. As peças são demais, a criatividade realmente
    não tem limites.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  3. Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! adorei!!!
    Muito criarivas !!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahhahaha.
    Tem que rir, viu?

    Mas voltando ao seu post, eu NUNCA Tinha visto alguém criar com esse amterial. Eu só vejo puff de garrafa pet e sempre achei que dava pra fazer mais com tudo aquilo, só faltava uma pitada de criatividade.

    Agora sei que alguém que a tem. :)

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. nossa que legal , nem imaginava quanta coisa da para fazer com caixinhas
    de ovo !!!!
    e o melhor ajuda a natureza

    adorei a dica
    beijus

    ResponderExcluir
  6. Já tinha amado as rolhas e encontrado um "função" para aquelas que guardei durante muito tempo num vidro para decoração, mas agora as luminárias me surpreenderam e além da criatividade destas pessoas admiro também o empreendedorismo de se arriscar fazendo coisas que poucos julgariam com útil e chegar a um resultado deste! É uma de arte!

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre fico de boca aberta com tamanha criaticidade. Parabéns! Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Que lindas as luminárias!!
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Teus post está lindo Tita, as luminárias estão super lindas.
    beijos
    Ariadne

    ResponderExcluir
  10. Quanta criatividade!!! Adorei as idéias! Aguardo anciosa pelos próximos posts!!!
    Bjim, Ci

    ResponderExcluir
  11. Meninas, mais uma vez só tenho a agradecer os posts de vocês.
    É uma realização muito grande para mim ver que o tempo que passei pesquisando e montando a matéria agradou bastante e deu idéias novas para vocês.
    Mais feliz fiquei em saber que a postagem das rolhas ja rendeu até um objeto mesmo.
    ...continuem participando através dos posts, caso vcs tenham dúvidas postem aqui mesmo...a resposta eu tb postarei aqui, daí fica tudo organizado no mesmo post.
    Agora fica a "responsa" de achar o próximo material.
    Grande beijo a todas
    Tita

    ResponderExcluir
  12. Adorei as luminárias !!! Criatividade não tem limites !! Que bom !! Bjkas !!

    ResponderExcluir
  13. q criativoooooooo
    super adorei

    ResponderExcluir
  14. Amei as peças! Gostaria de aprender a confeccioná-las! Não sabia quanta coisa podia ser feita com essas caixinhas de ovos!

    ResponderExcluir
  15. Quanta coisa se pode fazer,... sem gastar quase nada,... fiquei de boca aberta com tanta criatividade!!! Tbém gostei muito das luminárias!!
    Bjinhossss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Tita!!!!

    "Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! " rsrsrsrs

    Realemnte achei lindo!!!
    Aqui em casa eu compro ovo pra caramba (adoro!!!) e as bandejas sempre são dispensadas (mas, calma, elas vão para reciclagem!). O que esses artistas fazem são verdadeiras "obra de arte" messssmo!!!
    Os quadros (haja paciência para pintar com aquele monte de "montanhazinhas" da bandeja) e as luminárias (em especial a roxinha, que linda) são fora de série, muuuito lindos mesmo!
    Parabéns pelo post!!!
    Bjks !

    ResponderExcluir
  17. Realmente ameis as luminárias!!!
    Quando eu voltar a praticar o artesanato acho q vou tentar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós