domingo, 26 de setembro de 2010

Avatar

DESIGN DIVERTIDO E CONSCIENTE - As Caixas de Ovos

Olá leitores,
conforme o ultimo post sobre peças de design diferenciado utilizando materiais considerados "lixo", resolvi seguir a mesma linha de pesquisa e comentar sobre outro material.
Hoje vamos falar sobre as caixas de ovos, aquelas de papelão que costumamos comprar bastante.
Sabemos que essas caixas quando vão ao lixo são encaminhadas para a reciclagem, então teoricamente não precisaríamos inventar nada com elas, mas o interessante é quando a transformação acontece e passamos a desejar o objeto feito com caixa de ovos.


1. Vamos começar com um design bastante criativo: A MESA AUTO CANNIBALISTIC
Design by Athema Archicteture
Na matéria que pesquisei surgiu a pergunta - " já que as mesas aparam a comida, porque não podem prover o alimento também?"
Parece meio maluco não é? Mas é isto mesmo, essa mesa é toda feita com caixas de ovos, cola de farinha de trigo, sementes e terra. Ela, além de apoiar a comida, é também a fonte dela, através do plantio de sementes de ervas que se transformam nos temperos das refeições, colhidos frescos e na hora.
Esta peça foi batizada de Auto-Cannibalistic (auto-canibal). O nome, segundo os criadores da peça, tem uma razão. “Na natureza, a energia e a matéria estão em um estado constante de transformação, de ciclo e reciclagem”. Por isso a ideia de uma mesa que se “alimenta” dela mesma.
Para usá-la não há mistério, basta colocar as sementes nos locais já definidos e regar para que cresçam as plantas escolhidas. Depois que os temperos atingem uma altura e quantidade suficiente é só côlher  e temperar sua comida.
A peça foi desenvolvida pela Atema Architecture, uma empresa de Ecodesign.

2. A segunda opção selecionada é: O Costureiro 
Esta peça pode-se dizer que é mais artesanal, não teve uma empresa de design por trás para elabora-la, mas isso não impede que a  idéia seja simples e charmosa.
Para fazer uma caixinha de costura vale comprar a embalagem pequena para ovos e depois,  conforme as suas necessidades, montá-la para receber as agulhas, botões, linhas, etc...
Se você quiser pode pintar a caixa e aplicar na tampa alguma figura que lembre a função da caixa, ou escrever com letrinhas bonitas, ou até quem sabe aplicar uma pequena almofada para deixar suas agulhas e alfinetes enquanto você costura. A criatividade da caixinha acompanha a necessidade do dono dela.

3.A terceira peça você compra ou vira Artista Plástico - Quadro de Caixa se Ovos
Obras de Enno De Kroon
Só mesmo um artista plástico com muita criatividade para pintar estes quadros, imagina a dificuldade que deve ser por causa das reentrâncias da embalagem. 
O nome do artista em questão é Enno De Kroon , ele é de origem holandesa. 
Suas obras utilizando a caixa de ovos ficaram tão interessantes que o estilo recebeu o nome de Eggcubism. 
Achei este trabalho muito interessante, eu colocaria na minha casa e vocês?
Quem sabe mais artistas comecem a usar as caixas, a textura e aparência dos quadros fica incrível.

4. Quarta peça - As Luminárias












Aqui temos 4 exemplos de luminárias confeccionadas com caixa de ovos. 
Da esquerda para direita vemos a primeira luminária tipo pendente feita de 30 caixas de ovos interligadas. Ela rende uma luminosidade bastante aconchegante e quente e se pararmos para pensar a sua cúpula também ficaria ótima em um abajour. A criação é do designer peruano Federico Otero .
A segunda luminária, também pendente, é feita com a caixa de ovos recortadas e luzes do tipo pisca-pisca (aquelas da árvore de natal), também funciona muito mais como peça de decoração do que iluminação de um ambiente, ja que sua luminosidade é bastante sutil. Vocês podem encontrar o tutorial de como fazê-la no site addicted2decorating.com, ela faz parte de uma série de objetos estilo "Faça você Mesmo".
As próximas luminárias são coloridas e super interessantes, não são para pendurar e sim para serem apoiadas no chão ou em alguma mesa. Elas lembram um pouco a torre de Pisa não é? O Designer criador das peças chama-se Eugenio Menjivar.
A última opção, também tem como proposta uma luminária pendente, só que a aparência é bem mais rústica que as anteriores, inclusive utiliza clipes para prender as caixas de ovos. É óbvio que a intenção é mais estilosa que funcional, ja que a iluminação será mínima, mas super interessante. Infelizmente não descobri o nome do criador desta peça.

5. A quinta opção são as designers e não as peças: Fanny Chen e Inna Alesina

Estas designers fazem vários experimentos com as caixas de ovos e as transformam em muitas coisas diferentes. 
Coloquei aqui alguns exemplos para vocês, temos o vaso (provavelmente para flores secas) e as tigelas que tem uma textura incrível, da designer Fanny Chen, vale a pena dar uma olhada nos trabalhos dela, visitem o site.
Por fim os bancos coloridos (parecem pufes) e a base para mesa feitos de caixas de ovos. Estes são projetos da designer Inna Alesina e a série tem como nome "Good Egg".

Bom, se eu continuar falando de objetos que são possíveis fazer com essas caixinhas, vocês vão dormir em cima do computador!
Então tenham em mente que busquei as peças que considerei mais exóticas e que mantiveram o aspecto (forma) das embalagens, mas também encontramos peças mais simples e não por isso menos interessantes, então para não passar em branco seguem algumas fotinhos.
Beijos e bom domingo a todos!

Fontes:
Texto autoria própria

18 comentários:

Amanda Luna disse...

Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! adorei!!!
beijuu
www.sermulhereomaximo.com.br

**Love Laces** disse...

As peças são demais, a criatividade realmente
não tem limites.
Bjocas

Ambiente Bazar disse...

Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! adorei!!!
Muito criarivas !!!

Danielle Littera disse...

Hahahahahhahaha.
Tem que rir, viu?

Mas voltando ao seu post, eu NUNCA Tinha visto alguém criar com esse amterial. Eu só vejo puff de garrafa pet e sempre achei que dava pra fazer mais com tudo aquilo, só faltava uma pitada de criatividade.

Agora sei que alguém que a tem. :)

Beijocas.

Iris Belle disse...

nossa que legal , nem imaginava quanta coisa da para fazer com caixinhas
de ovo !!!!
e o melhor ajuda a natureza

adorei a dica
beijus

Brechó Bom, bonito e usado! disse...

Já tinha amado as rolhas e encontrado um "função" para aquelas que guardei durante muito tempo num vidro para decoração, mas agora as luminárias me surpreenderam e além da criatividade destas pessoas admiro também o empreendedorismo de se arriscar fazendo coisas que poucos julgariam com útil e chegar a um resultado deste! É uma de arte!

Fábrica dos Convites disse...

Eu sempre fico de boca aberta com tamanha criaticidade. Parabéns! Bjs, Rose.

Princesa Bazar disse...

Que lindas as luminárias!!
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Ariadne disse...

Teus post está lindo Tita, as luminárias estão super lindas.
beijos
Ariadne

Looks Brechó disse...

Quanta criatividade!!! Adorei as idéias! Aguardo anciosa pelos próximos posts!!!
Bjim, Ci

Tita Leke disse...

Meninas, mais uma vez só tenho a agradecer os posts de vocês.
É uma realização muito grande para mim ver que o tempo que passei pesquisando e montando a matéria agradou bastante e deu idéias novas para vocês.
Mais feliz fiquei em saber que a postagem das rolhas ja rendeu até um objeto mesmo.
...continuem participando através dos posts, caso vcs tenham dúvidas postem aqui mesmo...a resposta eu tb postarei aqui, daí fica tudo organizado no mesmo post.
Agora fica a "responsa" de achar o próximo material.
Grande beijo a todas
Tita

Coisas de dondoca disse...

Adorei as luminárias !!! Criatividade não tem limites !! Que bom !! Bjkas !!

fashionblack disse...

q criativoooooooo
super adorei

Brechó Yes, I do! disse...

Muito criativo! PArabéns

Rosangela disse...

Amei as peças! Gostaria de aprender a confeccioná-las! Não sabia quanta coisa podia ser feita com essas caixinhas de ovos!

Beth Mello disse...

Quanta coisa se pode fazer,... sem gastar quase nada,... fiquei de boca aberta com tanta criatividade!!! Tbém gostei muito das luminárias!!
Bjinhossss
Beth Mello
www.bethmello-brecho.blogspot.com

Lindsay disse...

Oi Tita!!!!

"Uau, quanta coisa linda p/ fazer com as caixas de ovos que iam p/ o lixo!!! " rsrsrsrs

Realemnte achei lindo!!!
Aqui em casa eu compro ovo pra caramba (adoro!!!) e as bandejas sempre são dispensadas (mas, calma, elas vão para reciclagem!). O que esses artistas fazem são verdadeiras "obra de arte" messssmo!!!
Os quadros (haja paciência para pintar com aquele monte de "montanhazinhas" da bandeja) e as luminárias (em especial a roxinha, que linda) são fora de série, muuuito lindos mesmo!
Parabéns pelo post!!!
Bjks !

Dani - *Daka Bazar* disse...

Realmente ameis as luminárias!!!
Quando eu voltar a praticar o artesanato acho q vou tentar!!!

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs