sexta-feira, 18 de junho de 2010

Avatar

MAQUIAGEM BÁSICA - ÚLTIMO PASSO

BATOM
Este item da maquiagem já entrou para a cultura popular como sinônimo de sensualidade. Um bom batom usado de forma certa, levanta, não só o seu visual, mas a auto-estima também.
"O batom deixa a mulher mais feminina, como se trouxesse à tona um poder interior que, às vezes, ela esquece ter" , afirma o maquiador Alysson Moraes, maquiador do MYE Centro de Beleza, em São Paulo.
Mas claro que para usar o queridinho de todas não basta besuntar a boca com um bastão de qualquer cor, assim como as regrinhas básicas de vestimenta para cada ocasião, existem leis para serem seguidas quando o assunto é a cor do batom. Tudo em nome do bom senso, claro.

Dicas de Pablo Schenfeld, maquiador argentino da Dior:

Casamentos e formaturas
Às vezes é preciso dar uma cor ao visual, como no caso das madrinhas de casamento.
Nesse caso, como a roupa das madrinhas necessita ser mais discreta do que a da noiva, elas podem optar por uma maquiagem com mais cores. E aqui o batom vermelho cai muito bem e os brilhos também.
Já para as noivas, a tendência é seguir uma linha mais clarinha, na gama dos rosados. Mas Schenfeld dá algumas dicas para deixar os lábios mais sequinhos e, assim, evitando deixar o noivo melecado.
 Passar corretivo e depois um pouco de pó bem leve é bom para deixar os lábios sequinhos para receber o batom.
Para as noivas que gostarem de lábios mais brilhantes, uma boa opção é passar um gloss transparente por cima, assim pelo menos não dará para ver o borrão dos noivos na hora do beijo.


Entrevista de emprego
Para causar uma boa impressão, nada melhor do que passar um ar de saudável, mas sem ser sexy.
Por isso, aposente o batom vermelho e até mesmo o nude (aquele que deixa os lábios apagados, da cor da pele, sem contraste).
O ideal é escolher um tom rosa clarinho ou coral, essas cores deixam os lábios mais vivos sem ficar exagerado. Nessa ocasião também é importante não aparecer com a boca borrada. Por isso, escolha batons de boa qualidade e, se preferir, contorne a boca com lápis labial da mesma cor do batom.  
Também é possível usar um gloss rosa clarinho ou com um brilho muito discreto, quase imperceptível. O gloss que já vem com aplicador é prático e rápido de passar.

 
 
Dia a dia no trabalho

Dependendo de onde você trabalha, e seu cargo, é possível passar cores mais vibrantes, como vermelho, vinho e rosas mais fortes. Cargos mais altos combinam com cores mais fortes, que emitam um tom de certo poder.
Mas se o seu objetivo é ser básica e moderna ao mesmo tempo, o maquiador sugere o nude e cor de boca. 



A cor durante o dia

Não importa o seu tom de pele. Luz clara pede discrição, como, por exemplo, os batons marrom e bege (quanto mais escura a sua pele, mais escuro deve ser o batom). Quem tem o rosto muito branquinho, pode substituir o bege por um rosa pastel ou um gloss incolor. Os batons "cor de boca" também são ótimos.
 
 


Ousadia à noite

Mesmo quem gosta de uma produção mais básica, deve experimentar um toque provocante à noite. Vermelho, rosa e vinho caem bem em todos os tons de pele e dão aquele ar de mulher sensual, mesmo que você esteja usando um simples terninho. Aliás, um dos segredos de uma boa escolha está aí: O batom nunca deve ser combinado com a roupa e sim ser algo a mais para chamar a atenção.
Depois veremos para cada tipo de pele qual o vermelho ideal.



Como Aplicar o Batom
Não existe somente um modo de aplicar batom. Pode ser com lápis de contorno, pincel, com os dedos ou direto com o batom.
No entanto os maquiadores geralmente recomendam começar com o contorno da boca (pincel ou lápis) e depois aplicar no restante dos lábios (pincel ou o próprio batom).
Lembrando que o lápis deve ser da mesma cor do batom, ou se for mais escuro deve se misturar a cor interna..nada de ficar com o risco marcado.





Dicas gerais:
- Se for aplicar com o dedo, espalhe o batom com leves toques nos lábios. A cor fica mais suave, e a aparência, natural.
- Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.

 - Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno "natural" deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, espalhe o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores.
- Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar, sempre misture as cores. Evite brilho e gloss; use batons opacos.

- Procure sempre batons com fator de proteção solar e se possivel que hidratem os lábios.

Batom, seu tom de pele, sua cor de cabelo.
algumas dicas foram dadas por três top maquiadores Marcos Costa, Saulo Fonseca e Duda Molinos

Pele Negra
Fique com os marrons, sua cor chave.
Os acobreados também caem bem e, se você quiser arriscar um vermelho, prefira sempre os mais fechados, puxados para o vinho.
Para uma produção mais exótica, batons marrons com um toque de dourado funcionam.
Tons escuros vermelho fechado, berinjela, uva, vinho e marrons. Pouco gloss e brilho, prefira o acabamento opaco.




Pele Oriental 
Fica bem com tons de rosa e cores fortes.Os batons vermelhos são perfeitos em todos os seus tons. Os marrons também podem causar um bom efeito mas, nesse caso, escolha os tons mais escuros.








As Morenas de pele
Essas devem optar por tonalidades de rosa mais opaco, sem brilho e mais pastoso. Para dar mais cor e vida à pele, o rosa chiclete também é ótimo. Outra tonalidade de batom que fica super charmoso em mulheres com pele morena são os tons de laranja e acobreados, dourados e marrons. As morenas podem quase tudo!



  





As Morenas de Cabelo

Esse tom de cabelo tambem permite muitas combinações. Se você tem a pele morena leia as dicas acima, se você tem a pele mais clara use todas as matizes de cores só que mais abertas, não tão escuras.
Fuja do marrom, é provavel que a cor de um ar envelhecido no seu rosto. Então rosas, coral, vermelho vivo, cor de boca, nude...As morenas de cabelo também podem quase tudo!


Pele branca - (tambem vale para as loiras) 
Rosa claro, rosa com leve pigmento de lilás, nude se os olhos forem bem maquiados. Vale usar um gloss mais forte se a intensão for chamar a atenção para a boca.
A noite arrisque no vermelho mais suave e no rosa chiclete.












Cabelos ruivos
Batons cor de boca, marrons e os marrons avermelhados realçam a beleza das ruivas. Vale investir também nos acobreados.




Espero que tenham gostado do assunto "MAQUIAGEM BÁSICA". Nesse post não vou colocar "o que não usar", pretendo fazer um apenas comparando maquiagens que deram certo e errado.


ÚLTIMA DICA, E MAIS IMPORTANTE:"MENOS É MAIS"!
Se maquiar muito os olhos...deixe a boca suave. Se fizer um bocão...maquiagem leve nos olhos.
Beijão da TITA


Fontes:
Getty Images
http://territoriofeminino.blogtv.uol.com.br/
http://capricho.abril.com.br/blogs/caprichanomake/

9 comentários:

Looks Brechó disse...

Adorei! Gosto muito dos tons de boca, mas agora confesso que tô usando muito o rosa e o coral!!
Bjim, Ci

Rosangela disse...

Batons! Minha paixão. Não tenho hábito de usar lápis contorno lábios. Passo só o batom. Como sou clarinha , abuso do rosa durante o dia e vermelh para a noite. bjs,

Princesa Bazar disse...

Eu adoro batom e costumo usar todos os dias. Antes do batom passo o lápis contorno de lábios na cor boca (sempre)e depois o batom que costuma ser na cor Boca nº 22 (Artdeco) ou Pink Plaid (Mac)ou ainda Rouge Dior nº485 que é um rosa lindo.
Adorei o post maquiagem Básica.
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Beth Mello disse...

Como já falei antes, não sou muito fã de maquiagem...não consigo usar..rsrs...mas um batom é fundamental; gosto dos tons acobreados, tenho sempre um na bolsa. E lápis nos olhos, tbém é só,....
adorei as dicas!!!
Bjinhosss
Beth Mello
www.bethmello-brecho.blogspot.com

Deise Matos disse...

Ah gente.. é raro eu usar batom..
não sei, parece que não fica bom em mim...
tenho a boca pequena e isso não ajuda, kkk!!

E outra: qd uso, depois fica aquele "branco" entre os lábios... não sei pq.. e fica feio, kkk!!

na verdade, só uso gloss ou brilho labial...
ou uso o gloss/batom da avon (são dois produtos num só)

mas já guardei a dica de cores para mim.
E concordo: menos é mais!

Tita Leke disse...

Olá meninas, adoro as dicas de vocês. Eu uso no dia a dia o gloss numero 7 da Natura, tem um tom rosa bem suave...e adoro os batons cor de boca.
Beijão
Tita

Coisas de dondoca disse...

Adoro batons, não saio de casa sem eles... Adoro os vermelhos , que uso mais para sair à noite...Mas às vezes fico com vergonha, como sou loira, acho que chama muita atenção... Então capricho nos olhos e caio no batom cor de boca...rsss ...valeu pelas dicas !! Bjkas

Desapego disse...

Durante o dia eu uso só um hidratante para os lábios e a noite eu gosto de usar batom sempre! Mas fico só nos tons de rosa por enquanto, estou sonhando com um coral bem lindo para o verão!

Beijos,
Gi
http://bazarmeudesapego.blogspot.com

Ambiente Bazar disse...

Sempre tenho dificuldades de encontrar um batom para mim .. já li muitas dicas que em mim o ton ideal seria os alaranjados ... mas me deixam com bocão ..e como eu tenho o rosto fino acaba não combinando.
Por isso compro batom mas as vezes nem uso ..sempre prefiro o glos !!!

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs