domingo, 16 de fevereiro de 2014

Tinder: Primeiras impressões


Você que está solteira(o) já ouviu falar do app Tinder?

Pois se não, deveria. O Tinder já tem sua versão brasileira desde meados de 2013 e desde então conta cada vez com mais usuários.
Para quem não conhece o aplicativo, ele é uma ferramenta gratuita que usa a sua geolocalização para conectar as pessoas e só permite a criação do perfil com base no perfil do usuário do Facebook, ou seja, é improvável achar perfis fakes por lá. É disponibilizado para Android e Iphone

Ainda não entendeu nada? Como é que isso funciona? Simples, você configura a distância máxima(em Km) que gostaria de encontrar alguém, a preferência por idade e sexo e então o aplicativo vai filtrar e mostrar as fotos das pessoas que batem com o seu filtro. O aplicativo ainda mostra as afinidades, ou seja, os interesses em comum que você tem com a pessoa, baseado no perfil do Facebook e também mostra se vocês tem amigos em comum e quem são. Caso você goste do perfil da pessoa você desliza o dedo para a direita sobre a foto dela. E aí que vem a parte legal do aplicativo: a pessoa só vai saber que você tem interesse em conversar com ela se ela também fizer isso, caso não, vocês não conversarão. Claro, isso pode ser uma tristeza para alguns, mas só poderão entrar em contato um com o outro se houver interesse mútuo.
Caso você não goste da pessoa, você simplesmente desliza seu dedo sobre a foto e passa para o lado esquerdo da tela, e pronto, vocês nunca mais verá aquela pessoa. O ruim é quando você passa a foto por engano né?! Enfim, todo processo é realizado no anonimato.


Mas e qual a minha opinião sobre o aplicativo?

Eu fiquei sabendo do aplicativo pela internet através de um site. Pesquisei bastante por aí antes de instalar, isso para assegurar de que não se tratava de um aplicativo do estilo "Badoo", pois este todos os amigos homens sempre comentavam que era para achar coisas casuais com as mulheres e eu não queria associar minha imagem com isso. Mas vi então que em geral o Tinder não estava sendo usado com o mesmo propósito por seus usuários.

Instalado, conforme li por aí, tratei de por minhas melhores fotos, afinal, num aplicativo em que não há nada escrito sobre você, a primeira impressão é a que conta.
O que aconteceu depois disso? Bem, esquerda e direita, esquerda e direita, e foram aparecendo alguns matches e essas pessoas vieram conversar comigo.

Dica para as mulheres:

Mas então fica a dica, principalmente para as mulheres: Se você ainda sonha em achar o seu príncipe encantando e talvez pense que através do Tinder isso é possível, bem, não perca as esperanças, pois acredito ser possível, porém, é mais provável você achá-lo fora dos meios virtuais do que através do Tinder. A diferença é que poderá levar muito mais tempo através do Tinder do que fora dele, mas isso é questão de sorte, então vale a pena tentar.


Os homens se esforçam para passar a impressão de que não estão ali só para te pegar, mesmo que esta seja sua única intenção. Ou seja, mesmo que eles queiram só isso, eles se esforçam bastante em ser legais e desenvolver uma conversa interessante. Portanto, sejam espertas se vocês não queiram ser somente a menina do dia. Há aqueles homens que estão ali para encontrar de fato alguém legal, que querem tentar um relacionamento sério. Por isso, é importante saber separar o joio do trigo, mas claro, isso também vai depender da sua intenção. Por ser mulher, ainda acredito que as mulheres em geral tem seus valores mais ligados aos sentimentos, não a casualidade.

Beleza é fundamental? :

Uma impressão que tive no Tinder também é que pessoas feias não se aventuram muito em usar este aplicativo, deve ser porque ele enaltece muito este lado.

O que os amigos comentam:

O que os meus amigos homens comentaram quando questionados sobre o aplicativo foi: " Eu uso para pegar mulher.", "Não levo a sério", "Uso na brincadeira, mas se aparecer alguém me realmente me interesse, por que não?", " Com o Tinder não fico mais sozinho nos fins de semana", "Conheço amigos que começaram a namorar através do Tinder.". Esse último comentário é bem mais raro e nunca inclui eles mesmos.

Muita opção, pouco comprometimento:

A percepção que mais chamou a minha atenção no Tinder foi essa. Imagine você que está conversando com um número "x" de pessoas no Tinder, digamos que você tem sempre muitos matches. Então, existe uma pessoa que se sobressai nessas conversas e essa pessoa além disso é muito bonita(o) e você decide conhecê-la pessoalmente. Você sai, conhece essa pessoa, acha legal, fica com ela. No dia seguinte, por mais que o encontro tenha sido ótimo, o Tinder continua lá instalado no seu smartphone/tablet e fica te tentando, e você então começa a se perguntar se aquela pessoa é realmente a certa pra você?!  Bem, claro, isso não é só no Tinder, é na vida real também. As relações de hoje em dia estão bem assim. As pessoas ficam achando desculpas para sí mesmas para as coisas não darem certo. Ninguém mais se compromete a fazer um relacionamento funcionar. Nada é perfeito, e mesmo que seja, em algum ponto da vida com outra pessoa exigirá um esforço na relação. Ou seja, existe inconsistência nos sentimentos das pessoas que usam Tinder por se tratar de um aplicativo que oferece muitas opções de "cardápio". Um dia a pessoa quer comer massa, mas no dia seguinte ela fica com vontade de comer um risoto, e a cada dia essa vontade muda, afinal, são tantas opções de escolha. O que pode acontecer, é que algum dia, depois de eles terem provado todos os pratos e estiverem cansados, eles decidam pela refeição favorita.
Mas eu acredito que as pessoas não mudam, quem faz isso uma vez, faz sempre. Então, estejam cientes da "concorrência" eterna no Tinder.



Vale a pena instalar?

As opiniões sobre o uso do aplicativo realmente são divergentes, mas uma coisa é senso comum: há pessoas com os interesses mais variados usando o Tinder, então, tudo o que você precisa fazer é encontrar alguém com o mesmo interesse que você, seja qual for. Há espaço para todos, seja para uma noite sem compromisso, uma amizade, um namoro e até quem sabe encontrar sua alma gêmea.


E você, já usou o Tinder? Nos conte sobre suas experiências.





0 comentários:

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs