sábado, 15 de outubro de 2011

Avatar

Ao nosso mestre com carinho

O Dia do Professor é comemorado hoje, dia 15 de outubro. Mas você sabe como e quando surgiu este costume no Brasil?
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.


Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Fica aqui nossa homenagem pra esses profissionais que trabalham tão duro, às vezes até mesmo em condições  precárias nesse imenso Brasil, pra ensinar tudo o que sabe com amor. Afinal, como disse Paulo Freire "Não se pode falar de educação sem amor".
Bisou Gros bisous e até a próxima!!!

Luciana



Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br

3 comentários:

Dyle disse...

Olá querida,
tudo bom?
Meu blog está completando 1 ano e para celebrar o aniversário realizarei um super encontro com blogueiras. Vai ser no dia 12 de novembro(sábado).
Contando com o patrocínio de grandes empresas como Marcelo Beauty, Lanox, Aspa, ProArt, MissCup, Óceane, Smarlife, Chá de Lingerie, Essencial maquiagens, Butterfly Cosméticos...entre outras. Teremos uma deliciosa tarde repleta de diversão com muitos sorteios e brindes para todas!
Os convites são limitados e vc pode se informar de como se inscrever neste post:
http://www.tinaup.com/2011/10/inscricao-para-o-encontro-blogueiras_15.html

Divulgue em um post para suas seguidoras tb...
abçs
Dyle

Dany disse...

Super merecida a homenagem!!

bjO e tenha um excelente sábado!

Breshopping da Dany
http://www.brechodanylins.blogspot.com/

Coisas de dondoca disse...

Ah , quanto saudosismo dos tempos em que se respeitava os professores, tempo em que o respeito e carinho eram recíprocos e completavam a formação de seres humanos decentes, formadores de opinião e de um mundo melhor. Aos mestres de ontem e hoje, meu carinho e admiração.

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs