terça-feira, 20 de setembro de 2011

Avatar

UNHAS - Segundo capitulo...cuide de suas unhas


Olá pessoal, vamos dar continuidade a conversa sobre nossas queridas unhas. Vocês pode ler o primeiro post clicando aqui! Então vamos lá...


Como fazer o auto-exame nas suas unhas.
Um dos primeiros aspectos a se analisar nas unhas é a sua coloração. Se a pele (logo abaixo da lâmina, que é a parte mais visível da unha) estiver arroxeada, é preciso vigília dobrada. A cor escura demonstra que o sangue não está circulando direito nas mãos, procure seu médico.
Também é preciso ficar atento à forma e textura das unhas. Caso haja aumento de espessura e descolamento você pode estar com infecção causada por fungos, que se não for tratado a tempo pode levar à perda da unha.
Unhas com ondulações tambem vale um alerta - as convexas e sem brilho são típicas de portadores de doença cardíaca ou pulmonar crônica. E as unhas côncavas, especialmente em crianças, podem indicar um possível déficit de ferro no organismo. Enfim, não custa nada dar uma olhadinha nas mãos com olhos mais clínicos.
ALERTA: POR CAUSA DA ANSIEDADE E DO NERVOSISMO, 1/3 DA POPULAÇÃO ACABA ROENDO AS UNHAS. PÉSSIMO HÁBITO.
A Onicofagia (hábito de roer unhas) é considerado normal entre as idades de 4 a 18 anos, devido a sua alta prevalência nesta faixa etária. Geralmente após esta idade o hábito some.
A causa ainda não se sabe, porém, acredita-se que pessoas "roedoras" de unhas têm mais ansiedade do que aqueles que não têm a onicofagia. Outros citam a tendência familiar devido, provavelmente, ao ato de imitação.
Independente da causa as consequências não são agradáveis. 
Segundo especialistas, roer unhas pode causar deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas e cutículas. Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e as cutículas. 


Colocar a unha na boca é uma forma de transportar germes que vivem embaixo da sua superfície para dentro do nosso corpo. Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Por sua vez a pele rompida é suscetível às infecções oportunistas.


Por essas e outras pessoal, parem de roer as unhas! Para isso existem umas dicas bem legais...claro que a mais certa é buscar ajuda médica.


Cuide do seu emocional, se a causa é ansiedade o tratamento é mais amplo não é? Portanto, um dos passos a se tomar para eliminar este problema é investir no tratamento de ansiedade e tentar diminuir o estresse em sua vida.
* Use um esmalte inibidor. Estes esmaltes tem um gosto amargo e farão com que você perca este hábito aos poucos.
* Manter suas unhas sempre bem feitas e caprichadas, com o esmalte que você mais gosta. Quando a unha está feita e colorida, é mais fácil lembrar que não deve roer e conseguir se controlar. Os homens precisam ficar com as outras dicas...
* Use unhas de gel ou silicone. Esta pode ser uma ótima opção, afinal uma vez que suas unhas estão maiores, bonitas e bem cuidadas – além de mais resistentes – roê-las se torna menos interessante.
* Fotografe suas unhas bonitas e cuidadas e guarde as imagens para que sirva de inspiração e você não volte mais a roê-las.


Se vocês tiverem mais dicas legais, comentem!
Abração a todas da Tita - Bazar das Mamães

3 comentários:

Carolina Tavares disse...

Ei, você… lembra de mim? rs
Estou de volta ao meu blog e quero pedir a sua ajuda para fazer o primeiro posta da “volta”
Preciso de sugestões!!!
E vindo de você… dona de um dos blogs que eu mais leio, seria demaaais!
Beijaaaooo

**Love Laces** disse...

Nossa! Dá aflição! Mas acho que a melhor dica,
realmente é mante-las bem cuidadas (pintadas/gel).A pessoa vai pensar duas vezes antes de estragar.
Bjs

Coisas de dondoca disse...

Credo, me deu pavor daquele dedo com a unha cotôca, de tão ruída. Nunca roí não, mas tento manter as unhas sempre feitas para nem cair em tentação. Bjkas !

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs