Pular para o conteúdo principal

UNHAS - Problemas que podem aparecer...

Olá a todas as meninas e meninos que adoram cuidar bem da saúde! Hum...acho que quis dizer - OLA A TODOS!
Hoje vamos dar uma faladinha sobre nossas unhas, afinal unha forte é sinal de saúde! Vocês já devem ter escutado inúmeras histórias sobre o aspectos das unhas, a maioria crendices claro.  Há quem acredite que as manchinhas, que surgem de uma hora para outra, significam a chegada de boas-novas, ou que as mesmas manchinhas sejam equivalentes a proporção de mentiras que contamos.
Lendas à parte, a verdade é que essas marquinhas querem nos avisar  algo muito importante, e diz respeito a nossa saúde. 
As unhas que apresentam alguma alteração em seu aspecto podem sinalizar desde a falta de nutrientes, estresse e micoses até problemas mais sérios, como cirrose hepática, insuficiência renal.
Na maior parte das vezes, as manchinhas esbranquiçadas e pequenas são resultado de batidas leves que provocam pequenos traumas e não são preocupantes, mas não custa ficar de olho. Abaixo vamos ver alguns exemplos de alterações na unhas e o que podem significar para nossa saúde. Gosto de ressaltar que este post é para esclarecer dúvidas genéricas, nunca deixe de visitar seu médico ok?

Manchas esbranquiçadas:
Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergentes...), psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.






Manchas amarelas ou unhas amareladas:Freqüentes em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado em cenoura, beterraba, mamão...), diabetes, micoses e males do fígado.








Arroxeadas:
Micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupus eritematoso.

Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos:
Infecções bacterianas e micoses.




Metade branca, metade avermelhada:
Problemas renais.





Faixas negras:
Disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).





Fracas, secas, quebradiças, com tendência à descamação:
Falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E, nutrientes que constituem a unha. Anemia, hipotireoidismo.



Amarelada, espessa e sem crescimento:
Distúrbios pulmonares.





Ondulações, que, no caso das mulheres, ficam aparentes mesmo com duas camadas de esmalte:
Geralmente indicam traumas (a espátula de empurrar cutícula é usada com força). E ainda: anemia e doença cardíaca ou pulmonar






Então?! Está na hora de consultar um médico? Não custa nada cuidar das nossas unhas queridas e consequentemente da nossa saúde como um todo.
Próximo post da série unhas: Como fazer o auto exame e o que não fazer com suas lindas unhas!
Abração a todas e nada de roer as unhas!

Fontes de pesquisa:

Comentários

  1. Que post super útil Tita! Muito bom!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Várias partes do nosso corpo alertam sobre a nossa saúde: unhas, língua , pele . Precisamos estar atentas ! Muito bom esse artigo! Bjkas !

    ResponderExcluir
  3. E o que está acontecendo quando a unha (não todas) apresentam linhas na vertical (ao longo dos dedos), como se fossem marcas na areia? Já li em algum lugar que era deficiênia de alguma coisa, mas só agora o problema se manifestou.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta