Pular para o conteúdo principal

Franja: Cortar sozinha ou não???

Atualizar o visual com uma franja pode ser uma ótima opção para a maioria das mulheres, mas cuidado! Para que uma simples mudança não se transforme em um assassinato dos seus fios, tenha sempre à mão o telefone de um bom profissional e não caia na tentação de cortar o cabelo sozinha.
Longas, curtas, desfiadas ou retas, as franjas dominam o universo dos salões de beleza, e as cabeleiras das mulheres mais modernas há algum tempo. E é certo, assim como dois e dois são quatro, que um belo dia em frente ao espelho você teve ou terá uma vontade súbita de pegar a primeira tesoura que encontrar na frente e cortar a franja, mesmo que só as pontinhas, porque está comprida demais, ou porque não gosta mais do estilo. Não importa. A justificativa para o erro que você sabe que está prestes a cometer quando resolve cortar a franja em casa, o pouco de tempo de procurar um profissional ou a falta de grana- "Gastar uma nota só para dar uma aparadinha na franja? Isso eu faço sozinha em casa mesmo". Ah se fosse assim! Não haveria uma só franja torta nas ruas e nem um salão de cabeleireiros em cada esquina.
E já dizia sua avó: cada macaco no seu galho. Quem não é cabeleireiro, não sabe cortar franja. E ponto. Um dos maiores enganos que as mulheres cometem com a franja, segundo profissionais, é achar que sabem cortar. Por ser uma quantidade menor de cabelo e estar bem na frente, onde temos total visão, elas pensam ser um corte muito simples, que não tem como dar errado, e que elas têm total controle da situação. E é pensando assim que estão a um passo de cometer um crime fatal para o cabelo: o franjicídio.

Para ficar longe da tesoura
Ficar longe da tesoura de casa nem sempre é tão fácil. E para isso não acontecer, a cabeleireira Érika Teruda, do salão Soho Hair International (SP), recomenda que antes de tocar neste instrumento você pare por um breve momento e pense que o resultado pode não ser agradável, e a franja pode ficar pior do que já está. Depois desses minutinhos de hesitação, corra para um cabeleireiro de confiança e deixe que ele faça o trabalho. "Mudar é sempre bom, mas é imprescindível contar com a ajuda de um profissional. Só ele vai saber analisar qual a melhor franja para cada tipo de rosto", explica Érika.
Agora, se correr para o cabeleireiro não é tão simples assim para você quanto a gente imagina, o ideal é encontrar alternativas para não apelar para as tesouradas: a) prenda a franja com fivelas ou b) coloque-a para trás com gel e pomadas até que você possa ir a um salão resolver de vez o problema. Alex Silva, hairstylist do Angel Coiffeur, (RJ), também tem a mesma opinião quando o assunto é se manter longe das tesouras. " Segure a vontade!", ele diz, só assim você terá um resultado satisfatório.

Eu corto tão bem quanto um profissionalOutra desculpa para atacar sua franja a tesouradas é essa frase. E ninguém duvida que isso possa ser verdade, mas ainda assim você não deve cortar a franja em casa. Mesmo que você saiba manejar a tesoura com destreza, é provável que não tenha os utensílios corretos e bons materiais. Às vezes, é preciso uma navalha para desfiar um pouco a franja e não vai conseguir o efeito deste acessório com uma tesoura comum. Outro ponto que você não pode esquecer antes de comparar sua habilidade com a de um profissional, é a experiência. Seu cabeleireiro faz isso há muito tempo, fez cursos e workshops, portanto tem técnica e consegue saber o melhor tipo de franja para você assim que se senta na cadeira. Para Alex, não basta simplesmente passar a tesoura na franja, é preciso analisar o tipo e o crescimento do fio, observar o corte do cabelo e o formato do rosto da cliente, coisas que os profissionais já estão habituados a fazer e que nós, sozinhas em casa, nem sempre conseguimos. Segundo Érika, cortar a franja em casa pode acarretar um outro problema: a falta de praticidade. " Nem todo tipo de franja é fácil de modelar ou manter, e sem a análise de um profissional, é possível que, sozinha, a cliente faça um corte impraticável para o tipo de cabelo dela" .

SALVE SUA FRANJA!
Se você está lendo essa matéria com lágrimas nos olhos e uma sufocante sensação de arrependimento por ter cortado sozinha sua franja tão bonitinha e ter matado a pobrezinha com um visual catastrófico, a Cabelos & Cosméticos repete em alto e bom som: corra agora mesmo para o cabeleireiro! Ele fará um diagnóstico da tragédia e talvez possa consertar. Mas se o seu caso foi de perda total, só existe uma opção: seja forte e espere crescer. Enquanto isso, abuse das presilhas, tiaras e fivelas, aproveite o friozinho e use chapéus, toucas e gorros, e você vai ver que antes da próxima estação sua franja já estará pronta para receber um novo corte, e desta vez, que seja com um bom profissional.
Elas aderiram à franja
Cortar a franja é um jeito rápido de mudar o visual sem precisar ser extremamente radical com o corte do seu cabelo. Elas são perfeitas para as famosas que vivem mudando para os seus personagens. Veja algumas atrizes que ganharam um visual completamente diferente com a ajuda de uma franja cortada por um bom profissional!

SCARLET JOHANSSON 
A loira consegue ficar ainda mais sexy quando usa franja desfiada e mais longa.



LIV TYLER
A linda atriz rejuvenesceu alguns bons anos com Antes Depois Antes Depois a franja lolita.


Fotos: Abre - LatinStock, Divulgação L'oreal, modelo com franja: ardni ©
Fotolia (banco de imagens), Scarlet johasson e Liv Tyler: divulgação internet

Comentários

  1. Na época que eu tinha franjinha, eu que sempre aparei na frente do espelho, e sempre, sem exceção, cortava melhor que qualquer outro profissional, pois eles cortavam muito curto e eu não gostava... ;)
    Bjus... Ana

    ResponderExcluir
  2. Eu cortei a minha e deu certo.
    Quando fui "acertar" no salão que ficou ruim! rararará

    ResponderExcluir
  3. Eu tabém corto a minha franja sozinha.... Aliás, gosto tanto do meu trabalho que eu até comprei uma mini navalha para poder fazer desfiados e tal....

    Mas devo confessar que até aprender a cortar, fiz algumas cagadinhas na coitada....hihihi

    ResponderExcluir
  4. amo franja. mas não corto a minha sozinha. não mais... rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. vixe...além de cortar a franja eu corto tb meu cabelo! Não tenho competência profissional pra dizer que tá bem feito, mas eu gosto do jeito que tá tudo aqui =D

    Pode ser um baita erro, mas é divertido e continuo me sentindo jóinha!

    ResponderExcluir
  6. Pena que meu cabelo é anelado ..se não eu ia ter franjinha tbm srrs

    ResponderExcluir
  7. Acho lindo franja...mas no meu cabelo não dá...e tbém eu suo muito no rosto, aí a franja fica terrível....prefiro não arriscar...
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sou uma franjicida oficial
    cortei tudo com a tesoura do material escolar!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós