Pular para o conteúdo principal

Dicas: Como fazer seu sorteio ser um sucesso

Você está pensando em fazer um sorteio para promover seu site/blog e não sabe por onde começar?

Pois hoje eu resolvi dar algumas dicas para ajudar as pessoas que nunca realizaram um sorteio ou as que já fizeram e querem mais dica para melhorar seu próximo sorteio.

-Por onde começar?

O premio:
Bem, antes de tudo o seu sorteio precisará ter um premio. O premio normalmente são produtos ou serviços. Ex: Um kit de esmaltes, bijuterias, um mês de propaganda grátis no seu site, etc, etc.
Para que seu sorteio tenha maior participação, escolha um produto que você mesma faria tudo pra ganhar. Quanto mais interessante e mais único, mais gente se inscreverá.




Criação de regras:
Bolar as regras do sorteio não é algo que exige muito pensamento. Para os sorteios realizados em blogs, sugiro que não exijam muita coisa das participantes, afinal, a não ser que o premio seja muito bom, serão poucas pessoas que irão ficar cumprindo os seis mil passos que você criou para ganhar um esmalte, por exemplo. Então sejam coerentes na hora de fazer as regras. Algumas regrinhas comuns e bastante usadas: estipular a residência do participante (ex: somente residentes no território brasileiro), fazer o participante seguir seu site/blog, seu twitter, etc etc.




Escolhendo qual o método de inscrição:

Nossa, quanta gente ainda pede para o participante comentar no blog com nome, cidade e informar o e-mail. Eu considero a pior forma de fazer alguém participar de um sorteio. E por que? Porque a pessoa estará expondo seus dados para toda a internet. Eu ainda hoje dou busca no meu e-mail pelo Google e lá estão os sorteios que me inscrevi e todos meus dados com ele. Esse tipo de sorteio é a maior furada quando se trata de privacidade.

Então, para as pessoas que não sabem, o google disponibiliza um site/serviço gratuito chamado GOOGLE DOCS. No Google Docs, no menu esquerdo tem um botaozinho lá assim -“ Create New”-, então vocês apertem aí e vai aparecer mais algumas opções, dentre elas, cliquem em “Form”. Vocês estarão criando um formulário para o sorteio de vocês. Nele, vocês colocam o que vocês quiserem saber da participante, ex: nome, e-mail para contato, cidade, nome de seguidora, etc....
Esse formulário poderá ser colocado no site de vocês. É só pegar o código HTML dele e pronto!
Chega daquele método antiquado que ninguém gosta de participar e vai facilitar muito a vida de vocês pois as inscrições vão direto pra uma planilha que ficará lá no google docs.






Tempo de duração:

Vejo muitos sorteios com até 2 meses de duração. Mas nossa, pra que tudo isso? Por acaso é um sorteio de rede nacional, que vocês tem filiais e divulgação na TV todo dia e são uns 100 premios para distribuir por aí? Não?
Pois então, seu sorteio não deve ter mais que 15 dias para ser um bom sorteio. No máximo dos máximos dos máximos 20 dias.
Quem se inscreve em um sorteio fica ansioso para saber quem vai vencer, e não quer esperar.
Outra coisa é que quem faz sorteios de 1 a 2 meses, acha que as inscrições serão proporcionais ao tempo que o sorteio ficar no ar, e nesse caso está pensando errado, pois por toda a experiência que já tive com sorteios nesse blog, e com outros blogs, os picos de inscrição se dão até a primeira semana, depois disso, são um pingo de pessoas por dia, isso quando alguém ainda se inscreve, pois é raro. Então, não percam seu tempo, nem o do participante esperando, pois os resultados com sorteios longos não são os que vocês gostariam que fosse. Chega desses sorteios longos!!





Sorteando:

Você tem um monte de números e não sabe como escolher um sem ser aquele de tapar os olhos e daí apontar um com a mao num papel?
Bem, um exemplo para escolher um número e que é bem conhecido é o Random.org



Divulgação do nome do sorteado:
Para que tudo fique as claras, sempre tire um printscreen do sorteio e divulgue o nome do sorteado em seu blog/site e se possível, divulgue o printscreen do sorteado também. É legal estipular um prazo para que o sorteado retorne seu e-mail, assim se caso não obtiver retorno dele, você poderá escolher uma nova pessoa para receber o premio.


Ps: Um passo importante que não descrevi acima foi a divulgação de seu sorteio. Quanto mais pessoas ficarem sabendo dele, mais gente talvez se inscreva. Mas isso tudo depende se o premio é bom, se as regras não são muitas e exageradas, e também a duração de seu sorteio. Quem faz SPAM por e-mail, avisando todo santo dia sua lista que está fazendo um sorteio só tende a ser bloqueado e marcado como spam pelos leitores. Então, usem sites como Garotas de Sorte, e até mesmo um espaço aqui no Garimpo Democrático que disponibilizamos para divulgação de sorteios.


Espero ter ajudado vocês com as dicas.
beijos
Roberta

Comentários

  1. Nossa Ro! òtimas dicas!!
    na verdade, ja aplico todas elas, kkkk!!!
    para mim, a maior delas foi qd a Glau ensinou aki no GD sobre o formulário do Google... não sabia que existia, qto mais como usar! qd faço um sorteio no meu blog sempre consulto a tag de Dicas daqui, rss!! e claro, para outras dicas tb!

    tb ficava achando ruim ter os dados divulgados das pessoas e os meus tb qd eu participava de um sorteio, rss!!

    e o googgle docs é ótimo para organizar os dados... agora, o que sempre me pegava era a como sortear um número.. ainda mais qd há muitas participações... e de uma maneira que seja o mais confiável... usava aquele sorteio mais... esse random ainda não testei.

    Mas estou usando os números da loteria federal (uso os números finais dependendo da quantidade de participantes, rs!!)

    ResponderExcluir
  2. outra coisa que concordo muito: eu mesma não gosto de participar de sorteios que me exigem muita coisa... (dá mó preguiça!) e realmente penso nisso ao fazer um no meu (para tudo é bom partimos da premissa "faça ao outro o que vc gostaria para vc")

    então, como vc disse, se o sorteio for simples é bom que sejam regras simples, rss!!

    ah, outra coisa que não gosto é obrigarem a seguir um blog para participar do sorteio... acho tão chaaato... acho que segue quem quer, né?

    eu mesma, não sigo nenhum blog por aquele botãozinho por achar nada prático... qd eu quero seguir e acompanhar um blog linko na minha pág principal e acompanho por lá (até pq dá para ver as atualizações com fotinhas e textos, rss!!)
    mas acho legal premiar os seguidores, claro! (até pq são pessoas que espontaneamente se dispuseram... e acho muito legal!)

    bom, mas isso é coisa minha, kkkk!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    amei essas dicas, eu mesma realizei apenas um sorteio no meu blog e não foi muito bom. o segundo realizei aqui pelo Garimpo e foi ótimo, muitas inscrições. Achei legal.
    klessa's Moda & Cia

    ResponderExcluir
  4. Oi ! Adorei as dicas , pricipalmente a do Google docs .Pra ser sincera, não participo muito de sorteios, mas pretendo em breve fazer um para divulgar o Blog. usarei as dicas !! Bjkas !!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!!!!

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii, adorei!!!
    Concordo com vc q qdo as exigências são muitas, a gente desiste de participar. Ainda não fiz nenhum sorteio no meu blog, mas qdo fizer, vou seguir suas dicas!
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Oieeeeeeeeee!!!

    Estou passando para desejar um ótimo Natal e um próspero Ano Novo.Cheio de paz e alegria!!!

    Beijos

    Jaqueline

    ResponderExcluir
  8. sorteios no meu blog, aprticipe
    http://tinaup.blogspot.com/p/sorteios-no-blog.html

    ResponderExcluir
  9. Sorteio Clique e Tina up!
    Blog Tina up!
    Prêmio- Kit contendo:
    1- Delineador Líquido para os Olhos Cor Preta - Jequiti Aviva - 3 ml
    1- Corretivo Facial Colorido - Jequiti Aviva - 6 ml – Cor Verde
    1- Corretivo Facial Colorido - Jequiti Aviva - 6 ml – Cor Lilás
    http://tinaup.blogspot.com/2010/12/sorteio-clique-e-tina-up.html

    Sorteio Rosa Madeira no Tina up!
    Blog Tina up!
    Prêmio 1 bolsa de couro ecológico
    http://tinaup.blogspot.com/2010/12/sorteio-rosa-madeira-no-tina-up.html

    Sorteio Thipos e Tina up!
    Blog Tina up!
    Prêmio 1 perfume à sua escolha
    http://tinaup.blogspot.com/2010/11/sorteio-thipos-e-tina-up.html

    Concurso comentando é que se ganha
    Blog Tina up!
    Prêmio- Kit contendo:
    1 Esmalte Envolve da Coleção Alta Definição da Ludurana
    1 Esmalte Confiante da Coleção Alta Definição da Ludurana
    1 Esmalte Ajustada da Coleção Alta Definição da Ludurana
    1 Esmalte Nina da Jubby
    1 Endurecedor da Unhas da Jubby
    1 Caneta da Butterfly Cosméticos
    http://tinaup.blogspot.com/2010/12/3-concurso-comentando-e-que-se-ganha.html

    ResponderExcluir
  10. Sensacional este post! Detesto sorteio em que vc tem que provar que seu QI é quase o mesmo do Einstein e também aqueles que tem 478 passos para vc ganhar uma amostra de perfume.

    Bjs
    Bruna

    ResponderExcluir
  11. AMEI as dicas, tenho pensado muito em fazer um sorteio no meu blog.... e com essas dicas ficou bem mais interessante!!!
    Excelente post!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Lá no European Brechó tem uma postagem de sorteio com todos os dados das participantes. Foi o sorteio de aniversário de 1 ano, onde não foi usado o Google Docs.
    "Eu ainda hoje dou busca no meu e-mail pelo Google e lá estão os sorteios que me inscrevi e todos meus dados com ele. Esse tipo de sorteio é a maior furada quando se trata de privacidade."
    No caso acho que a postagem poderia ser apagada. Ou pelo menos os comentários com os dados das pessoas.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lili, obrigada por me avisar.

    Esse sorteio foi meu primeiro sorteio realizado. Como na época nao tinha nenhuma familiaridade com o google docs e nenhuma experiencia com sorteios acabei fazendo daquela forma.
    Nao tive ninguém para me instruir assim como estou passando aqui no blog nesta postagem. O bom é que quem ver isso pelo menos tem a possibilidade de dar um passo a frente dos outros.



    um beijo
    Roberta

    ResponderExcluir
  14. Já uso algumas dessas dicas , mas foi bom conhecer outras deste post , amei o post

    ResponderExcluir
  15. Adorei o blog!!! Este seu post era exatamente oq eu estava procurando. Estou fazendo um sorteio no meu blog, mas tava sem saber como dar uma numeração para as pessoas q iriam participar..daí decidi q era melhor elas colocarem seus emails no meu blog, e olhando agora o seu.. vc tem toda razão, o blog até q foi bem acessado, mas poucas pessoas se inscreveram. No próximo sorteio farei por este site do google q eu n conhecia :D Passa por lá no blog. Bjsss
    http://mocinhacheirosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga,
    Adorei as dicas. Estou organizando o primeiro sorteio do meu blog. Com certeza você ajudou muito.
    Agora vou acompanhar suas dicas.
    Quando tiver um tempo, venha conhecer meu cantinho.
    Ah... claro que vou avisar quando conseguir organizar meu sorteio (rs).
    Tenha uma ótima tarde.
    Um abraço,
    Abigail (Cantinho da Biga)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós