Pular para o conteúdo principal

Novidade no Garimpo Democrático!!! Analisando o seu blog! Como eu posso te ajudar?

Olá meninas,
Obrigada pela participação de todas no último post!

Hoje começo com uma NOVIDADE!!! Agora semana sim outra não farei a coluna ANALISANDO SEU BLOG...como já escrevi vários posts técnicos pensei em trazer algumas coisas para realidade dos blogs, afinal cada um tem sua cara e sua dona tem uma personalidade que tenta passar pra ele...

Mas pode ser que do ponte de vista técnico algumas coisas podem ser mudadas para ajudar as pessoas que visitam estes blogs, ou dadas como exemplo para outros que não conhecem alguns recursos!

Quero esclarecer que várias colocações podem ser apenas o meu ponto de vista de acordo com experiências e leituras técnicas, oque não quer dizer que são verdades absolutas, por isso quem quiser participar mandando seu blog para análise deve saber que farei uma "leitura" do de todos os recursos disponíveis no layout, falei sobre cores, sobre as fotos, sobre a descrição e não pode ficar brava comigo depois tá!!!...rsrs...

Pra começar de forma "neutra" analisei o blog BABANE DECOR da nossa colaboradora Ariadne...
Vamos as imagens:
(clique na imagem para ampliar)

Assim que acessamos o blog, temos esse cabeçalho lindo, combina com as cores do blog e é bem destacado, a única coisa é que ele não diz o que é o BABANE, na minha opnião  uma descrição abaixo do nome ao invés do endereço do blog deixaria a o visitante mais a par do conteúdo que vai encontrar! Porém em termos de identidade visual esse cabeçalho marca bem e com certeza um banner ou selinho feito a partir dele terá sua marca registrada!

Outra coisa é a opção de colocar os marcadores como MENU, isso garante as pessoas que estão chegando uma forma rápida de encontrar o que procuram! Fica muito mais fácil e agradável navegar!  Procure sempre deixar os principais marcadores em destaque e muito organizados!

Ainda na parte superior foi feita uma montagem com o mix de produtos oferecidos, a idéia é ótima pra quem chega identificar o que tem disponível, mas neste caso está muito pequena, o ideal seria aumentar a imagem ou ainda incluir uma apresentação de slides com cada foto separada! Movimento no layout é sempre bacana (desde que não seja rápido demais e não se acumulem!!!)

(clique na imagem para ampliar)

Agora a barra lateral! Acho muito bacana encontra bem no início do blog a informação de quem é a dona, isso transmite muita confiança a quem está chegando, principalmente iniciantes...veja a idéia não é padronizar os layouts, muito pelo contrário, cada um tem que ter sua cara...mas a cara da dona tem que ser mostrada também né! Todos os sites corporativos que entramos existe o link QUEM SOMOS e tentar aproximar nossos blogs de layouts de sites assim é sempre bacana, pois normalmente as pessoas navegam por lugares que contém estas informações!!! 

(clique na imagem para ampliar)

Ainda na barra lateral, o ideal é incluir informações relevantes para navegação e também para compra, principalmente se você só tem uma barra! Existem layouts com até 5 colunas, isso pode ajudar a incluir mais informações de forma organizada, mas em uma única colunar ter o TODAS as informações e mais, selinhos, comentários das clientes, promoções, marcadares, arquivo do blog e etc. é muita coisa! O ideal é usar o recurso de páginas! Assim você ganha espaço e pode direcionar seus visitantes para aquele assunto respectivamente!


Para fechar não podia deixar de falar das postagens em si! Já falei aqui sobre como ter um título eficaz para sua postagem, sobre fotos bem tiradas e sobre a descrição do produto! Pensando nisso tudo vi essa postagem como totalmente eficaz, como todas sabemos uma imagem pode valer mais que mil palavras, então uma foto bem tirada, com boa iluminação e ainda acompanha de um bom título e ótima descrição só tem a acrescentar!

Então o "saldo" do BABANE DECOR é o seguinte:
Pontos positivos: 
- Cores lindas e suaves, ótimas para navegação durante um período maior de tempo, por não cansar as vistas. 
- Fotos muito bem tiradas e descrição detalhada dos produtos.
- Menu principal destacado colocando em evidências os produtos oferecidos

Sugestões:
- Incluir uma descrição inicial do que se tratá o blog.
- Aumentar a imagem do mix de produtos ou incluir uma apresentação de slides.
- Futuramente incluir páginas para organizar comentários de clientes, etc. , para não "encher" a bara lateral.

Sendo assim, finalizo minhas observações e espero que se animem a participar, já tenho duas "inscritas", mas semana que vem trarei outra novidade!

Conto com vocês!
Bjks,
Gláucia

Comentários

  1. Gláucia!!! HELPMIPLIS!
    O blogger está com um novo editor que é péssimo. Piorou horrores. Como faço para voltar ao antigo sem bagunçar tudo? E meu blog tem um probleminha que já me descabelei tentando corrigir e quase atirei meu note na parede! Nem todos os micros conseguem enxergar o link para as "postagens mais antigas". Você saberia me dizer o que estou fazendo de errado?
    Um beijinho e obrigada,
    Gabi
    http://nostrincks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Interessante esse novo post...
    bom, dando pitaco, rss!
    como cliente não gosto muito e slides (acho que poluem muito) e acabam desviando a atenção das peças que estão sendo expostas (bom, se vier no fim do blog dá para relevar, rss!!

    outra coisa que não acho legal é "aquelas janelinhas" que ficam aparecendo no blog com por exemplo, um anúncio do blog... é mó chato entrar e ter que ficar fechando aquele negócio, rss!
    tb não sou a favor de propaganda em excesso (sou do lema menos é mais) mas nem muito menos nem muito mais, rss!!
    na verdade o que mais acho legal num blog é layout clean, cores claras e marcadores! Tendo marcadores... fico feliz!! e sempre destacando a peça...

    falei bastante, rss!!

    ResponderExcluir
  3. Migaaaa!!!! vc sabe o quê fazer, não sabe?!!!!heheheh...te adoro amiga.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei da "resenha" sobre o Babane Decor!
    Já tinha visitado ele e, um ponto que me agrada, são as cores clean!
    Vc tem toda razão quando cita que isso é muito importante!
    Para mim, é um blog perfeito!!!
    Mas com os toques que vc dá ficará "mais que perfeito" ainda!rsrsrsrs. Se é que o mais que perfeito existe!
    Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Oi Gláucia, ficou super legal seu post...muito bem explicado todos os dados técnicos.
    Você é uma marketeira para Blogs...hehehe.
    Ja peguei uma dica inclusive.
    Parabéns...o próximo é o meu?
    Pode falar tudoooo, desce o pau! Tudo que é construtivo sempre vale a pena!!!
    bjão
    Tita

    ResponderExcluir
  6. Tbém adorei esse post...já peguei algumas dicas que me servem bem...rsrs...mas sou meio lenta pra mexer com comp..Não sei se estou preparada pra mudar meu blog, mas gostaria de ler sua opinião...
    bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tbém adorei esse post...já peguei algumas dicas que me servem bem...rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Menina,

    Que perigo! Tita mexendo com fogo. :)

    Mas essa auto-crítica é uma coisa importante. Eu estou com um projeto de modificar o meu em muitas coisas em breve, vamos ver qdo vou ter tempo livre pra isso.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas!!!
    Oi Gabi!!!
    Primeira resposta: Infelizmente não tem como voltar o editor antigo, essa implementação do blogger já havia sido testada um dia, voltou para o antigo e agora foi, até tentei fazer um teste, mas o antigo que ele trás é anterior ao que usamos há mais de um ano e em breve deve ser desativado! A grande vantagem que percebo neste é poder carregar várias fotos de uma vez para o POST...eu particularmente uso pelo menos três fotos em casa um, então não ter que abrir a janelinha várias vezes é muito bom!!!

    Segunda resposta: Na verdade seu layout assim como o meu e o de várias meninas deve ter sido pego na NET e foi feito especificamente para um tipo de navegador, provavelmente o Internet Explorer, mas com as atualizações ele não fica bem vizuálizado em outros navegadores, como o Firefox ou Google Chrome, então uma saída é tentar incluír páginas no seu layout, no meu funcionou bem.. pra isso acesse: http://www.abu-farhan.com/ e veja o modelo de páginas que mais te agrada, depois é só seguir os passos que são bem simples. Outra saída rápida é colcoar um aviso no seu blog, que ele é melhor visualizado em determinado navegador e colocar o link para dowload no mesmo, ou mencionar que pessoa pode navegar pelos marcadores por exemplo!!! Se tudo isso não der certo me procure por email: glauciaccosta@gmail.com

    Deise minha kerida!!!Bom vc aqui!
    Concordo com você que menos é mais, coloquei um pop up no meu blog e me arrependi (já tirei inclusive), mas eu gosto do movimento dos slides e banners, só tem que cuidar para não poluir e colocar coisas demais ao mesmo tempo!!! Eu tento dosar isso vendo o Google Analytics, lá tem um indice chamado BOUNCE RATE que mede o tempo de permanência dos visitantes no blog, diante de vários estudos o ideal é um índice menor que 70%, sim o número é alto pois é comum uma pessoas chegar ao seu blog pelo google, ver que não era que ela procurava e clicar em voltar, mas se você mantém esse índice em 50% por exemplo significa que as pessoas estão navegando por um bom tepo no seu blog, ou seja, ele está agradável e bem usual...e com certeza os marcadores bem posicionados ajudam muito nisso, depois que mudei os meus de lugares meu BOUNCE RATE saiu de 67% para 51%!!!

    Ariadne: DEIXA COMIGO!!! VC PRODUZ, EU VENDO...hehe...fácil né?

    Lindsay: Obrigada minha kerida!!! Também não sei se existe perfeito, nem o meu com tanta coisa que falo acho que não é tão bom, mas o importante basicamente é isso, cores agradáveis e organização!!!

    Tita: Semana que vem tem novidades, mas na outra é o seu sim, e já vi que vou ralar pq com uma profissional como você o negócio é bem mais em baixo!!!

    Beth: Você é sempre bem vida e querida!!! Não tenha medo de mexer nos seus códigos, basta salvar seu layout antes, se der errado você volta tudo como era antes!!! Se precisar sabe que pode me escrever né!!! Seu blog será o 4º a ser analisado tá!

    Ambiente Bazar: Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas!
    Adorei esse Post.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o post! É sempre bom receber dicas de quem entende mais que vc.
    Se puder, vou adorar ter um feedbak.
    Bjocas
    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Olá Gláucia! Achei ótimas suas dicas! Adoraria que você desse uns pitacos no meu!

    http://brechocontemporaneo.blogspot.com

    Abraços,

    Simone

    ResponderExcluir
  13. Amei! Pode analisar o meu que fico agradecida! Aprendi muito lendo o post! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós