Pular para o conteúdo principal

Como mimar minhas roupas?

Olá meninas! Hoje vou postar aqui um assunto que muitas vezes a gente passa "batido" mas que tem muita importância pra todas nós que nutrimos tanto carinho por nossas roupitchas e de mais importância ainda para aquelas que são donas de brechós e querem repassar as roupas que já enjoaram ou que já não usam mais o mais impecável possível para sua clientela . Não existe nada mais agradável pra compradora quando compra e recebe uma peça de roupa de segunda mão que foi tratada com cuidados, mimos e atenção. O melhor de tudo quando é uma peça tão bem conservada que a gente chega a pensar que é nova. Por isso aí vão algumas dicas e truques pra deixar nossas roupas sempre com cara de novas e também para conseguirmos que ela reste um longo tempo de existência conosco ou futuramente com uma nova dona (no caso das brecholeiras).

Foto: © John-Francis Bourke/zefa/Corbis


Ter cuidados na hora de lavar e guardar as roupas é fundamental para que estejam sempre bonitas. E nem sempre elas devem ser limpas em casa. Existem peças que, se não forem lavadas por um sistema profissional, podem manchar, encolher e até mesmo perder sua forma. O ideal é levar para a lavanderia as peças de couro, vestidos de festa (que muitas vezes precisam ser lavados a seco, devido a pedrarias e brocados), tecidos com rendas ou bordados e ternos.
Tecidos Naturais

Algodão: não suporta temperaturas muito elevadas na lavagem, pois pode encolher; deve ser lavado separadamente na primeira vez; é bastante resistente ao ferro.
Vantagens: fresco, flexível, resistente; pode ser lavado vezes sem conta.
Desvantagens: não fixa bem as cores, o que leva ao desbotamento no caso de altas temperaturas na lavagem; as cores também vão perdendo a sua força com o passar do tempo; tem uma maior tendência para amarrotar-se.

Lã: não suporta temperaturas muito elevadas na lavagem, pois pode encolher; a secagem só pode ser feita com a peça de roupa deitada na horizontal, se for pendurada pode deformar-se.
Vantagens: muito quente e aconchegante; grande poder de recuperação, ou seja, não amarrota facilmente.
Desvantagens: tem uma maior tendência para perder a cor e ficar amarelada.

Linho: apesar de ser altamenteresistente ao ferro, requer cuidados especiais na hora da lavagem – esta deve ser sempre feita à mão, evitando-se, por completo, as temperaturas muito elevadas e a centrifugação.
Vantagens: fresco e agradável quando em contacto com a pele; muito resistente à sujidade.
Desvantagens: grande tendência para se amarrotar.

Seda: embora não pareça, este é um tecido resistente, mas apenas quando for manuseado correctamente – na lavagem deve evitar-se, por completo, as temperaturas muito elevadas e a centrifugação; no caso de existirem nódoas deve ser levada à lavanderia; a engomagem deve ser feita sem vapor e sempre a baixas temperaturas.
Vantagens: leve e agradável quando em contacto com a pele; fixa bem as cores.
Desvantagens: pouco resistente às lavagens e ao suor.

Tecidos Artificiais: Acetato, rayon e viscose: na lavagem deve evitar-se, por completo, a centrifugação para evitar a deformação da peça.
Vantagens: têm um toque sedoso, tornando-os agradáveis quando em contacto com a pele; fixam bem as cores.
Desvantagens: a sua resistência é menor quando estão úmidos; ardem com facilidade e acumulam electricidade estática.

Tecidos Sintéticos: Poliéster, nylon e lycra: como são bastante sensíveis ao calor, devem evitar-se as temperaturas muito elevadas na lavagem, optando-se antes por água tépida; o mesmo aplica-se na hora de engomar, que deve ser feito sem vapor e a baixa temperatura.
Vantagens: altamente resistentes, amarrotam-se pouco e fixam bem as cores.
Desvantagens: ardem com facilidade e acumulam electricidade estática.

Dicas infalíveis para roupa impecável

• Não deixe a roupa suja “esperar” muito tempo antes de ser lavada.
• Na hora da lavagem, certifique-se que esvaziou os bolsos, desapertou todos os botões, levantou as golas e colarinhos da roupa.
• Regra geral, as temperaturas muito altas não beneficiam os tecidos. Sempre que possível, lave a roupa com água fria; em contrapartida, respeite sempre as etiquetas do vestuário, não excedendo a temperatura de lavagem indicada.
• A água sanitária desgasta as fibras dos tecidos, prefira antes produtos branqueadores.
• No caso de tecidos delicados, opte por detergentes neutros.
• Detergente em excesso pode provocar nódoas na roupa.
• Uma máquina muito cheia não vai lavar eficazmente.
• A roupa de cor não deve ser estendida ao sol ou exposta a ventos muito fortes, devido ao possível desbotamento das cores.
• Na hora da secagem, a roupa mais pesada deve ser dobrada para evitar deformações.
• Se a roupa for seca num estendal dentro de casa, deve existir uma corrente de ar.
• As malhas devem ser secas sobre um toalha, pousada numa superfície plana, longe da luz solar direta e de aquecedores.
• Vestuário que contenha forros ou entretelas deve ser sempre limpo a seco.
• Não tente tratar de nódoas difíceis, leve a peça à lavandaria o mais depressa possível.
• Na hora de engomar, deve começar por passar a ferro as peças que exigem uma temperatura mais baixa primeiro, aumentando gradualmente a temperatura. Se estiver constantemente a alterar a temperatura terá de esperar que o ferro aqueça ou esfrie, (gastando tempo e electricidade), e pode ainda enganar-se e danificar alguma peça de vestuário.
• A engomagem é facilitada se a roupa estiver ligeiramente úmida.
• Antes de guardar o ferro, ou seja antes que ele esfrie, prepare-o para a próxima utilização, eliminando qualquer sujeira da sua base com ajuda de um pano úmido

E você? Tem alguma dica preciosa escondida embaixo da manga quando se trata de cuidar das suas roupas? Não quer dividir com a gente? Fique à vontade....

Un gros bisou e até a próxima meninas!!!

Luciana
BAZAR DAS LULITAS ♥

Comentários

  1. Eu não costumo pendurar minhas roupas com grampos para não ficar a marquinha e também para não deformar(é uma diquinha básica, porém não menos imporante). Outra diquinha: é não usar amaciante em roupas brancas, porque com o tempo amarela. Costumo usar o "OLA" tradicinal (rosinha) para lavar roupas delicadas e para peças brancas sabão em pó de Côco UFE.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Cada dica legal... e adorei as vantagens e desvantagens dos tecidos!!!
    beijuuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também adorei as dicas!!!! Agora, ainda tem roupa que precisa ser engomada? Pensei que fosse coisa do passado... Me dá uma luz?

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!
    Também sou adepta do Ola, principalmente
    em roupas escuras, não deixa marcas.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Opa! Gostei muito do post! Aprendi muitas dicas de como cuidar da minha roupa e gostei também das dicas da Ana do Princesa Bazar( não sabia que amaciante amarelava roupas brancas)! Muito ,muito lega! Parabéns pelo post!bjs,

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas . Bjkas . Boa a do amaciante .

    ResponderExcluir
  7. Adoreeei!!!!

    Não sou muito boa em lavar roupas. Na verdade, MORRO de medo de estragá-las...

    esse post já está copiadissimo nos meus arquivos!!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que é um post útil pra todas vcs meninas...
    Pois é Verônica, tem gente que ainda faz, eu particularmente não tenho roupas que precisem, mas como nunca se sabe os gostos de todas ou todos #ficaadica!!! ;-)
    Bjks

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas!!! tbém não sabia do amaciante em roupas brancas....vou prestar mais atenção nisso.
    Muito bom esse post!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. MUito boa as dicas mesmo!!!
    Adorei...

    Beijãoo
    http://senhoritasbazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Um dos melhores e mais úteis post que já vi por aqui .
    meus parabéns !!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta