Pular para o conteúdo principal

Pão Integral: Alimento indispensável para o início do dia.

Bem, essa receita (ou melhor, feita com a adaptação lá de baixo!!!), é uma receita que procuro fazer toda semana! O pão fica super macio e saboroso. Conservo sempre na geladeira pois, por não conter conservantes e eu morar numa cidade quente, a probabilidade dele 'embolorar' é enorme!!!
Também já congelei e deu super certo.
Fica a dica para começar o dia com saúde!!!!
Eu adoro!!!
Ingredientes:
  • 2 xícara de chá de leite
  • 1.5 xícaras de chá de água
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1 colher de sopa de sal
  • 30 gramas de fermento biológico (2 tabletes)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 6 xícaras de chá de farinha de trigo integral
  • 3 xícaras de chá de farinha de trigo
  • manteiga (para untar) a gosto
  • Sementes de linhaça para decorar
Preparo:
Numa tigela, junte o leite, 1 xícara da água, a manteiga e o sal.
Dissolva o fermento no açúcar e acrescente a água restante (1/2 xícara).
Acrescente metade da farinha integral, e metade da farinha branca, mexendo com colher de pau, ou na batedeira. Vá acrescentando as farinhas até que a massa torne-se pesada para mexer com a colher de pau, quando então comece a sovar com as mãos.
Quando a massa se desprender da tigela, passe para uma superfície enfarinhada e sove por 15 minutos, obtendo uma massa elástica.
Forme uma bola de massa e coloque em saco plástico próprio para alimentos. Feche bem e deixe descansar, protegido de frio, até dobrar de volume.
Abaixe a massa com o punho, retire da tigela e amasse mais por cerca de 1 minuto. Divida em duas partes iguais. Com as pontas dos dedos, abra cada parte de massa em um retângulo com 3 cm de espessura.
Junte as bordas da massa e aperte uma contra a outra para uni-las. Coloque os pães com a emenda para baixo em duas fôrmas para pão de 7x10x22cm, untadas com manteiga. Com uma faca afiada faça 3 ou 4 cortes transversais na superfície da massa. Cubra e deixe crescer novamente. Enfie um dedo na massa. Se o buraco permanecer sem voltar à tona, a massa estará pronta para ir ao forno.
Meia hora antes de assar, pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º).
Asse os pães por 10 minutos. Reduza a temperatura para média (180º) e continue a assar por mais 25 minutos. Retire do forno e bata no pão com os nós dos dedos. Se produzir um som oco, estará pronto. Deixe esfriar sobre uma grade, se quiser uma superfície crocante, ou coberto com panos se desejar uma superfície macia.

Alterações que deixaram o pão mais leve e saboroso:
Usei 2 e 1/2 xícaras de água. Não uso leite.
Farinhas usei:
3 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de farelo de trigo (fibra)
1 xícara de farinha de centeio integral
1/2 xiícara de semente de linhaça triturada
1 xícara de aveia em flocos
2 xícaras de farinha de trigo(ou o necessário até dar ponto)
1 sachê de fermento biológico seco Dr. Otker

Usei xícara-medida padrão.
Amassei na mão. Deixei a água morna e juntei as farinhas aos poucos. Deixei a farinha de trigo branca por último para dar o ponto.

Espero que gostem!!!
Lindsay - Boneca de Pano Bazar

Comentários

  1. Adorei!!!!
    Vou testar, adoro pão, se for saudavel
    melhor ainda.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Lindsay, mas vc usa sal, açucar, oleo, como na receita "original" ou só usa os itens que escreveu?
    Como vc adaptou, acabou ficando confuso...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não vivo sem pão integral . Dá energia e é saudável. Valeu pela receita. Vou tentar, mas com adoçante culinário . Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Amo pão integral...vou tentar fazer ,mas tbém com adoçante culinário, deve ficar bom!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello.brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Boa receita! Pão integral é muito saudável! Vou seguir a dica de "Coisas de Dondoca" e usar adoçante. bjs,

    ResponderExcluir
  6. Meninas!
    Eu sei que esse não é o post ideal, mas vi que as calças 38 ganharam para o próximo post e eu queria mostrar uma MARAVILHOSA que eu tenho!!!

    http://brechocoisinhasdeaninha.blogspot.com/2010/04/calcas-jeans-frete-gratis-para-quem.html

    Linda, bordada, Rosana Bernardes!!

    Aninha
    http://brechocoisinhasdeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo pão integral.
    Como uma fatia pela manhã, todos os dias.
    Pão branco, nem pensar.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Pão é tudo de bom! Ótima receita.

    ResponderExcluir
  9. Eu amo pão integral.
    Como uma fatia pela manhã, todos os dias.
    Pão branco, amo tbm rsrsr
    É pão ? é comigo rsrs

    ResponderExcluir
  10. E dá-lhe força no braço pra sovar o pão...
    Melhor que musculação!

    ResponderExcluir
  11. *Addicted, Substituo o leite e as farinhas, o restante continua normal de acordo com a receita original. Tipo o sal, óleo, açúcar mascvo ...
    *Coisas de Dondoka, eu tbm já usei adoçante culinário e, sinceramente, não altera a receita em nada, nem no sabor!!!
    É meninas, eu tbm AMO pão... no começo foi meio difícil trocar o frances fresquinho pelo integral mas, agora, já prefiro o integral! Ele além de ser saudável, deixou meu intestino funcionando super bem!!!!
    E sabe que essa massa eu nem "sovo" tanto não!
    Experimentem!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  12. Voltei pra dizer que eu tentei e adoreeeei!
    Aprovadissimo, meninas!!

    Bjssss

    http://brechocoisinhasdeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que não sou muito chegada em pão integral. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós