Pular para o conteúdo principal

MANIPULAÇÃO DE IMAGEM 1- Photoshop, o que é esta ferramenta?

Queridos leitores,

comecei a escrever sobre beleza aqui no Garimpo Democrático há algum tempo, foram posts sobre maquiagem básica, truques, dicas e falamos também sobre a beleza natural das mulheres.

Agora vou causar um pouco de polêmica escrevendo sobre os padrões estéticos divulgados hoje em dia e o quanto as nossas mentes já estão condicionadas a verem aberrações em revistas e acharmos natural.

Tudo isso começa com o simples uso de um software chamado Photoshop (existem outros editores de imagem, mas o mais famoso é esse), este programa na mão de pessoas responsáveis e profissionais é um aliado a criatividade, se vê maravilhas criadas a partir de simples fotos e formas, é pura arte...também quando usado em fotos com modelos, propagandas, celebridades, produtos e até mesmo fotos de culinária só tende a realçar a beleza que ja era evidente.

Mas cuidado! Ao cair em mãos erradas o Photoshop vira uma arma, que atinge milhares de consumidores e solidifica uma cultura à padrões estéticos impossíveis de serem alcançados.

Por isso peço a todos que a partir de agora que não folheiem rapidamente as revistas e absorvam todas as imagens que são mostradas. Parem para realmente "olhar", enxergar o que vários meios de mídia estão fazendo conosco.
Por mais que digamos que não somos afetados por este bombardeio de informações enganosas, temos que estar conscientes que nossos adolescentes e crianças estão sendo criados neste ambiente, e infelizmente, eles não tem o filtro que nós adultos ja adquirimos com a maturidade.

Para dar inicio a essa série de posts sobre este assunto vou mostrar a vocês as infinitas possibilidades que este software tem para a edição de imagens.

Vamos dar uma olhada em exemplos de imagens muito bem feitas e inofensivas.


Imagem para divulgação de perfume, mais inofensivo que isso impossivel! Foram apenas corrigidas cores de forma sutil e "completaram" a embalagem com o líquido.
Você se sentiu enganado? Não, o perfume não muda em nada, a imagem apenas foi melhorada.
Ninguem sai prejudicado.


Photoshop utilizado para restaurar fotos. Uma dádiva, imagina poder ter fotos de sua famíla de décadas atrás todas renovadas.
Sem falar naquela sua foto xodó que amassou, desbotou ou arranhou e o Photoshop traz de volta a vida. Sem prejuízos para ninguem apenas benefícios!






Photoshop como expressão artística. Existe um site que promove concursos dos mais variados temas no Photoshop, já vi imagens muito perfeitas, mas com indicação que foram feitas montagens especificamente para estes concursos...deem uma espiada por lá. http://www.worth1000.com/galleries

Olhem bem a dificuldade desta manipulação de imagem, a perfeição da joaninha com a bolha de sabão. Esse concurso envolvia utilizar bolas de sabão em diversas situações. O resultado é incrível.





Bom....agora me digam se essa imagem abaixo perturba vocês? Tem algo errado? Nós somos assim? Eu me sinto muito mal ao ver isto.... (proibido para menores).


Vamos aos comentários bem humorados!
Cirurgia plástica de extração de estômago e intestinos...
implante de air bags legítimos de automóveis...
e para variar a pele de bebê, tão comum nas revistas.
Dá para acreditar nisso? Photoshop do mal!

Até o próximo post...continuaremos com o mesmo assunto.
Abração Tita

Fontes:
http://www.photoshopbeforeandafter.com/
http://www.worth1000.com
http://kadigital.com/

Comentários

  1. Pois é, o problema é que as pessoas exageram.

    Como fotógrafa, não vejo mal algum em usá-lo para corrigir cor, contraste, luz...lhes digo até que é bastante necessário...
    E que para uma propaganda, deixar a pele da modelo lisinha também é válido. Afinal, eles estão vendendo um produto, e a modelo é o cabide. Ninguém quer entrar numa loja e ver cabides feios, mofados e enferrujados segurando belas peças.

    Sou a favor do photoshop quando usado com cautela e bom senso.

    Agora, o que não vale é transformar Susana Vieira em Gisele Büdchen, né! hauha

    ResponderExcluir
  2. Sabe que uns tempos atrás na TV, apareceu bem a pele da Ana Hickmann, devido a luz num programa, a pele dela é horrorosa cheia de espinhas e cravinhos brancos (aquelas bolinhas) e os poros super abertos. Da mesma forma apareceu a Tais Araujo na novela, algumas cenas na praia quando ela estava fotografando deu para ver muito bem a pele do rosto dela, cheinha de cravinhos (bolinhas) um horror só. Meu marido ficou horrorizado com as 2 e comentou: Que pele mais feia que a Ana Hickmann tem e a Tais Araújo também. E disse: O que faz um Photoshop, e nós achamos que elas tem peles maravilhosas, bem tratadas, bem cuidadas. Meninas, que nada, elas tem a pele muito pior que a nossa, pode ter certeza.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de mencionar que as duas ainda estavam de reboco na cara... rs... imaginem elas de cara lavada, é de sair correndo 3 dias e 3 noites... kkkkk

    ResponderExcluir
  4. O melhor jeito de fazer rinoplastia! rs

    ResponderExcluir
  5. O pior que quando a gente (mulher) fala que as famosas usam Photoshop ainda somos "despeitadas" fazer o quê? rsrs

    ResponderExcluir
  6. Nada como ser uma mulher real, soube que a
    Cléo Pires exigiu que suas celulites não fossem
    retocadas(vai sair na Playboy). Vai ver que é
    porque ela não tem,rssss.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  7. É, o photoshop do mal é fogo, e ainda tem homem que acredita no que vê em revistas!!rsrsrs
    Adoro usá-lo, mas sou iniciante!
    Gosto tbm do Fireworks e PhotoImpact, mais fáceis de mexer para quem não sabe muito mas, sem dúvidas o Photoshop dá de 10 neles...
    Vou acompanhar seus posts para aprender!!

    Bjks Tita!
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
  8. é , realmente fica difícil acreditar em fotos de revistas,...as da Suzana Vieira...nooossa, pegou muito mal pra ela...mas adorei a ideia da restauração de fotos de família, adoraria aprender como fazer...vale a dica...vou aguardar vc ensinar aqui.
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vou acompanhar os posts para ver se aprendo a usar o Photoshop! Estou por fora! Já tenteo mas achei muito complicado, mas gostaria de aprender! Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Eu acho o recurso super válido, quero aprender, vou esperar os próximos posts. Mas como tudo na vida, os exageros são execráveis. As pessoas perdem a noção na busca da perfeição, o que não existe . Gentem , nada mais lindo do que uma imperfeição que, se bem explorada, vira um charme! Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal, que bom que tenham gostado do post. Fico feliz que tenhamos uma fotógrafa entre nós, ela tem experiência garantida.
    Eu sou Arquiteta e acabei aprendendo a utilizar o photoshop para complementar meus trabalhos, depois que fui me interessar sobre fotos em geral.
    A idéia com esses posts que virão, é mostrar o quanto estamos distorcendo a realidade...vou colocar imagens que vcs não vão acreditar.
    Como vi que tem muita gente interessada em aprender um pouco do programa, vou dar uma ajudinha básica também...existem muitos tutoriais bons na internet, vou posta-los tb.
    Grande beijo
    Tita.

    Pra quem tiver interesse em ver como eu utilizo o photoshop pode entrar no meu Portfólio. São imagens geradas no programa 3D Studio e depois "ambiento" no photoshop.
    http://titaleke.carbonmade.com/

    ResponderExcluir
  12. Malani,
    vi suas fotos no Flickr e adorei, são super bonitas...vamos ver o que Você vai achar dos próximos posts.
    Espero que tenhamos muito assunto para conversar.

    ResponderExcluir
  13. Bom eu não sei usar o fotoshop rsrsr
    mas fico impressionada com o que se pode fazer com ele ... essa última foto que o diga !!!

    ResponderExcluir
  14. Meninas, vocês viram a capa da Revista Claudia que é a Luiza Brunet SEM photoshop?? Vocês precisam ver, ela está lindaaaaaaaaaaaa !
    Bjs,
    Gi
    http://bazarmeudesapego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Tita!
    Falando em artes visuais, sempre teremos muito o que conversar! =)

    E é, eu vi que a Cléo Pires pediu para não retocar as celulites...Eu acho ela linda, muito linda mesmo...Não sei pq, mas sempre acho ela muito natural.

    beijo

    ResponderExcluir
  16. Vi seu site tbm, Tita, adorei seus projetos!

    ResponderExcluir
  17. Gente, tenho que tirar o chapéu para as famosas que estão exigindo o uso apenas da fotografia, sem retoques exagerados, para sair nas revistas. Aconteceu tb uma movimentação da revista Elle Francesa...deem uma olhada ( http://www.fotozine.com.br/2009/04/elle-sem-photoshop.html ), são atrizes e modelos famosas sem photoshop e sem maquiagem tb, elas são lindas de qualquer forma!!!
    De novo vou ressaltar, não sou contra o uso da correção de imagem, existem trabalhos muito bem feitos, mas cuidado com o exagero e a distorção.

    ResponderExcluir
  18. gente, o photoshop é td de bom, mas cá entre nós, quando vejo essas atrizes lindas em revistas, fico com uma raiva. Amigas, a maioria é photoshop do "brabo" nem para deixar a ruguinha natural do sorriso.

    www.fahionlisbrecho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta