sábado, 19 de junho de 2010

Tofu feito em casa! Saudável e muito gostoso!

Tofu feito em casa

Quem só viu tofu nos pratos de restaurantes ou nas lojinhas de alimentos japas, fica boba pensando como aqueles grãozinhos redondinhos de soja se transformam naquela coisa molenga, branquinha e deliciosa. É quase um milagre! Fazer tofu é uma daquelas coisas lavoisieranas da cozinha.

Gente, tofu caseiro comido fresco não tem igual! Eu me esbaldo mesmo! Quando faço aqui em casa, costumo comer só com shoyu, às vezes também entra um gengibre ralado ou wasabi (raiz forte), para aproveitar o sabor e a textura como se deve. Vai por mim: se é a primeira vez que você vai fazer e se você pensa que vai preparar algum prato (uma sopinha, um cozidinho) com seu primeiro tofu, tsc, tsc, tsc, é melhor comprar um pronto na loja, porque o que você fez com suas próprias mãozinhas, você vai cair de boca, consumir do jeito que está mesmo.

Bom, tem gente que não gosta, que acha insosso e sem graça, mas é uma questão de se habituar. Como eu comia isso desde meus tenros e remotos anos, fica difícil dar minha opinião, mas um bom incentivo ao consumo do tofu é uma comparação básica com o queijo minas. O tofu é tão insuportavelmente saudável e magro que, se você levar muito a sério a comparação, o seu imaculado queijinho do dia-a-dia vai ser execrado como o alimento gordo do mal. E é por isso que o tofu e os derivados de soja em geral são o supra-sumo das culinárias naturebas e dos regimes insanos. Sem falar que é uma boa fonte não-calórica e não-gordurosa de proteínas. O leite da soja é praticamente um suquinho dos ursinhos Gummi, te dá aquela energia para passar ilesa e saltitante por reuniões malas, chefes estressados ou vizinhos que só sabem ouvir a dança do créu.

Para as não-iniciadas: não é difícil e não precisa ter nenhuma habilidade excepcional. Há muitas etapas e é preciso atenção no passo-a-passo. Faz sujeirinha, mas como tofu é 100% gordura-free, fica fácil limpar. Eis a recôndita fórmula mágica:

Você vai precisar de:

- 1 xícara de chá de soja
- 1,2 L de água filtrada ou mineral
- 1 colher de sobremesa rasa de nigari* (cloreto de magnésio) ou sal amargo (sulfato de magnésio), facilmente encontrado em farmácias. Há ainda a possibilidade de usar limão ou vinagre, mas nunca tentei e não sei dizer se o resultado é o mesmo.
- 1 molde com tampa para tofu**. Se não tiver pode ser uma peneira, cesto de bambu, molde para queijo ou ainda embalagem de leite longa vida cortado ao meio e furado nas laterais e no fundo. Aqui uso caixa de leite, pois acho que todos têm em casa. Se o seu molde não tiver tampa, é preciso improvisar uma do mesmo formato para prensar o tofu. Uso aqui pequenos tacos de madeira como tampa.
- tecido limpo (pode ser pano de prato, saco de algodão alvejado ou um tecido próprio para se fazer queijos. Atente para a trama do tecido, que não pode ser muito aberta).
- peso para prensar o tofu (minha avó costumava manter uma pedra limpa na cozinha para fazer conservas. Ela usava envolta em papel alumínio, é uma boa dica).

* esse é o coagulante tradicionalmente usado no Japão, mas é um tanto difícil de se encontrar. Você pode tentar em farmácias ou em alguma loja de produtos químicos.
**No Japão, usa-se uma caixa de madeira própria para se fazer tofu, geralmente feita com cipreste.

Como fazer:

1. Lave bem os grãos de soja. Deixe de molho de um dia para o outro (entre 8 e 10 horas) em temperatura ambiente.

2. Escorra a água e divida os grãos em 2 porções. Bata uma porção no liqüidificador com a metade da água. Repita a operação com a outra metade dos ingredientes.

3. Passe para uma panela grande e cozinhe por 20 a 25 minutos em fogo brando (é bom ficar de olho, pois o volume aumenta com a fervura e pode transbordar).

4. Espere amornar e coe no tecido. Você acaba de obter o leite da soja e o okará, o bagaço que sobrou da drenagem. Guarde o okará, que é uma boa fonte de fibras e proteínas e é bem versátil. Pode ser usado para fazer bolos, pães, panquecas, biscoitos e uma infinidade de pratos. Este é o okará:

5. Leve o leite de soja ao fogo novamente para elevar um pouco a temperatura, sem deixar ferver.

6. Dissolva o coagulante em meia xícara de água morna. Acrescente ao leite. Misture bem.

7. Quando começar a coagular, deixe em repouso por 20 a 25 minutos. Este é o aspecto do leite de soja coagulado:

8. Forre o molde para tofu com o tecido (aqui uso caixa de leite longa vida). Despeje delicadamente o leite coagulado e dobre o tecido sobre ele. Prense com a tampa (se não tiver, pode ser algum objeto plano embrulhado em papel alumínio). Coloque um peso por cima para drenar bem o soro. Deixe de 20 a 30 minutos dependendo da consistência que você quer dar ao seu tofu. Quanto mais tempo, mais firme será seu tofu.

9. Coloque o molde em água gelada por alguns minutos. Retire o tecido e desenforme.

10. Guarde o tofu coberto com água num recipiente tampado e na geladeira.

Está pronto o seu Tofu!!!

fonte:...Etc e Tals...
origem: Tofu Blog

Por Lindsay - Boneca de Pano Bazar

12 comentários:

Rosangela disse...

Vou tentar fazer mas será que consigo? Não sou "essas" coisas quando se fala de cozinha. Parabéns, Linday, pelo post! Muito bem explicadinho! Bjs,

Looks Brechó disse...

ADOREI!!! Espero conseguir fazer!!! Dá a receita de biscoito e bolo com o okará, se você tiver? E sem querer abusar, mais babusando...rsrsrs
você tem alguma receita de pasta de soja ? Eu amo, mas e nem sempre encontro pra comprar!!!
Você é um verdadeiro achado!!! Estou vicida nos seus posts, parece que cozinhar é tão simples!!! Tô muito empolgada!!!
Sucesso!!!
Bjim, Ci

Coisas de dondoca disse...

Gosto muito de alimentos de soja, fazem muito bem para a saúde . Vou experimentar fazer, tomara que dê certo !!! Comer bem é questão de hábito, como tudo na vida !!

casaderebeca disse...

muuuuito boa a receita!!! vou tentar.... adoro qualquer coisa de soja...

Madame Maura disse...

Adorei a receita e o senso de humor hehehehe
Amo Tofu, como assim como vc: puro, e olha que nem é caseiro, imagina qd for!
Bjs

Lindsay disse...

Oi meninas,
Pode deixar que vou postar receitas com o okara!!!

Bjks!
Obrigada pelo carinho!

Desapego disse...

Eu também adoro soja! Sou praticamente viciada em comer soja salgadinha que nem amendoim. É um snack bem gostosinho e 0 de gordura! Fica a dica!
Beijos,
Gi
http://bazarmeudesapego.blogspot.com

Princesa Bazar disse...

Vou correndo enviar essa receita para a minha cunhada que adora Tofu!!
Adorei! :)
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Ambiente Bazar disse...

Olha eu achava que era mais dificil...
Simples .. fiquei surpresa!!!
http://ambientebazar.blogspot.com/

Beth Mello disse...

Não consigo comer tofu, mas achei a receita tão bem explicada que vou até tentar comer isso..rsrs..que é saudável, eu sei...mas daí a comer...Vou tentar, depois eu falo da minha experiencia.
Adoro seus posts!!!!
Bjinhosss
Beth Mello
www.bethmello-brecho.blogspot.com

Grazi Caldato disse...

Nossa eu amei suas receitas, fiz o tofu hj de manhã, não vejo a hora de chega em casa pra esperimenta!

Karen disse...

amei as dicas! obrigada!

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