sábado, 12 de junho de 2010

Prevejo flores no seu futuro

Acho que maior redundância do que dizer que  " estampas florais serão tendência na próxima primavera" não existe.

Cá pra nós, isso deve ser assim desde a idade da pedra lascada, quando as moças deviam pintar flores com tintas rústicas em seus tecidos  de veste para celebrar a fartura, o sol, a beleza, a fertilidade da primavera e do verão.

Mas aí é que tá: a gente não se cansa.  E como  bem dizia o slogan da Melissa há um tempo atrás "Sempre igual mas sempre diferente". Eu ando lendo para cima e para baixo que florais serão tendência na primavera/verão 2010/11. Uau, quanta genialidade, quantas mentes criativas abundam sobre o tema moda por aí, não é? E o pior é que nem se pode rir muito ou discordar delas porque, realmente, os florais vem com tudo mais uma vez.

Mas a gente pode e deve ir um pouquinho além deste lugar comum e ser mais específico: que tipo de floral será a bola da vez? Flores tropicais? Rosas inglesas? Orquídeas, Hibiscos? Como? Onde? Por que?

O floral que vem por aí, meninas,  que é talvez uma das minhas estampas preferidas de todas as categorias, é o floral bucólico. Sabe este floral miudinho, de flores do campo, rosas românticas, cores aquareladas? É este.

O bucolismo, você deve se lembrar da sua aula de literatura lá da oitava série, é um sentimento que tem tudo a ver com o romantismo e com a nostalgia, e também é parente próximo da simplicidade e do lado rústico e singelo da vida do campo. Bucólico e campestre são adjetivos intimamente relacionados. O floral bucólico é feito de flores do campo, miúdas, delicadas, em tons pastéis.  É feito de rosas suaves e vitorianas. Elas -as flores- representam sempre uma ingenuidade, um frescor de menina-moça e romântica da roça, uma doçura simples, qualidades que, mais uma vez, estão sendo evocadas pela moda.

Eu acredito sempre que a Moda faz este papel de reinserir no palco central alguma coisa  importante mas que se perdeu pelo caminho e que precisa ser relembrada. O que nosso povo valoriza já há algum tempo é a vida na cidade, o cosmopolita, a mulher decidida, independente e trabalhadora. E lá vem a moda com seu paradoxo, relembrar o romantismo, as coisas simples da vida, as belezas naturais, as mulheres maternais, femininas, acolhedoras. 

Eu sou muito suspeita para falar disso pois acho que poucas coisas tem, de fato, mais valor  e beleza do que o romantismo bucólico das flores. Na moda e na vida.

10 comentários:

Rosangela disse...

Estampas florais me encantam! Acho romantico e delicado. bjs, Rosangela

Dáfni disse...

Ai, eu vou adorar esta tendência, porque adoro roupas românticas...

Beijos

Ambiente Bazar disse...

Eu Também amo estampa floral..tudo de bom .. fica delicado e romântico ...
Amo...
de verade ...

Princesa Bazar disse...

Eu adoro estampa floral delicada.
Não vejo a hora de encontrar um vestidinho que me encante!
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

== Bazar De Tudo Um Tico == disse...

vestidos florais lindos no meu bazar!!
confiram!!
http://detudoumtico.blogspot.com/

Desapego disse...

Melhor do que o calorzinho que chega junto com a primavera é a moda linda de flores que a gente se joooooga!!
Adorei!!
Beijos,
Gi
http://bazarmeudesapego.blogspot.com

Beth Mello disse...

Adoro as peças florais, principalmente os vestidos....Que bom que a moda vai e volta!!!
Bjinhosss e que venham as flores!!!
Beth
www.bethmello-brecho.blogspot.com

VERÔNICA disse...

Florais nunca saem de moda e podemos usar em qualquer estação é só saber dosar!!!!

bjs

brechoparaquemechic@bol.com.br

Fernanda Nunes e Carla Azevedo disse...

Nossa!! Eu amo muito floral!!! Essa tendência vai ser o máximo! Já aderi!!!

Looks Brechó disse...

Acho linda e ainda não encontrei uma saia floral cintura alta!

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs