domingo, 6 de junho de 2010

Fazendo malas I - Viagens curtas.

A situação mais comum quando a gente chega no nosso destino depois de uma viagem é abrir a dita cuja da mala e dizer: " Socorro! Não tenho roupa,  só trouxe peças descoordenadas/inadequadas ao clima, e agora?".
Eu só sei disso porque já fiz muita mala na vida. Cansei de chegar na praia para 3 dias de veraneio e pegar um frio do cão. Cansei também de viajar prevenida para uma cidade mais distante, esperando um clima previsto pela metereologia,  e torrar de calor e sair correndo para comprar um biquini e um short na H&M mais próxima.
Como vocês, também CANSEI de ler manuais de como fazer uma mala, com listas rígidas que nunca se encaixam exatamente no meu guardarroupa e nem no objetivo da minha viagem ( que dificilmente é só para a praia ou para a montanha, só a trabalho ou só de lazer...). Então, depois de muito apanhar e de ser constantemente arguida pelas amigas sobre como fazer uma boa mala, cheguei a algumas diretrizes muito úteis:

  1.  SÓ leve roupas que você USA MUITO e adora.  Aquelas que já sabem o caminho de casa, sabe? Fora do nosso ambiente  familiar é muito fácil se sentir deslocada, mal-vestida, inadequada. Sei que você tem aquele vestido maravilhoso que você comprou para usar numa ocasião especial - e o que mais pode haver de especial na vida do que uma viagem?- e também aquele scarpin de oncinha que é um luxo e sempre dá uma levantada em qualquer produção, mas vá por mim: você vai chegar no seu destino, abir a mala e pensar: "onde eu estava com a cabeça ao trazer para a praia um scarpin?".
  2. Além disso, atenha-se a cores básicas e/ou peças coordenáveis. Como assim? Assim: é muito mais fácil combinar uma calça preta  e uma saia cáqui com uma blusa branca, uma cinza e uma vermelha do que uma calça laranja, uma saia estampada e um top roxo maravilhoso, concorda? Mesmo que você se decida por levar os conjuntos já montados, é uma boa idéia que as peças combinem entre si e sejam intercambiáveis. Parece uma futilidade absurda, mas cheguei inclusive a conclusão que escolher uma cartela de cores para uma determinada viagem pode ser muito útil na hora de organizar as malas: pretos e cinzas, rosas e lilases, e assim por diante.
  3. Necessaire: NUNCA subestime o valor deste item da mala. Eu tenho uma que vive pronta de modo que assim nunca me esqueço de nada. Sei que é difícil separar produtos para ficarem guardados, mas você pode fracionar - e de novo- alguns que você tenha e goste muito. O shampoo que funciona, o leave-in que salva seu cabelo...E de nada adianta aquela paleta de sombras cheia de glitter que vc nunca se sente segura para usar: melhor ficar com aquele lápis de olho certeiro que você sabe que sempre valoriza o seu rosto. Uma outra dica para poupar espaço na necessaire é escolher produtos multifuncionais: batom que também funciona como blush, base e pó em um só produto, hidratante perfumado...
  4. Agora que você já tem o grosso da sua mala bem resolvido pense em UM acessório marcante. Um que imprima personalidade, que possa ser usado em várias ocasiões e que combine com a cartela de cores que você escolheu. Se o destino é o litoral, pode ser um colar bem grande e colorido, um chapéu tipo fedora ou cowgirl. Já se a viagem inclui clima frio, pode ser um colete paetizado, um  casaco ou sobretudo de cor marcante ou estampado, ou mesmo um cachecol de pompons.
  5. Precaução e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém e NUNCA, nunca mesmo subestime as mudanças de humor de São Pedro. Mesmo no verão, acrescente uma calça comprida, um par de meias e um bom casaco ou jaqueta. E no inverno, uma saia e um par de blusinhas regatas.
Você pode não ter tantas opções na hora de se vestir quando a meta é fazer uma boa mala. Pode não usar seu vestido novo e todas as outras coisas maravilhosas que estão encalhadas no seu armário e você está louca para usar.  Mas certamente terá roupas funcionais e que façam você se sentir bonita, segura e pronta para qualquer evento.

Maura, d'O que não é essencial

15 comentários:

Dáfni disse...

Maura,

Bem verdade isto que falou! É melhor ir com roupas do dia-a-dia que a gente sabe que vai funcionar, do que só levar coisas "especiais" e não conseguir usar uma sequer...

Já passei muito por todas estas situações, e de tanto arrumar mala, eu também tenho as minhas regrinhas! E a nécessaire sempre pronta faz parte da minha vida...

Beijos!

Bellatrix disse...

Olá, tudo bom? Estou conhecendo blogs novos e gostei mto do seu. Não costumo viajar, mas achei as suas dicas super valiosas. Quem sabe qdo eu tiver + $ não começo a sair mais e aproveito o q vc recomendou? Realmente é importante não arriscar com peças q nos deixam inseguras em espaços q a gente não conhece bem, como uma viagem. Ser básica, mas com acessórios marcantes, funciona muito bem não só em viagens, mas em qualquer lugar. ^^
Parabéns pelo blog
bjs

**Love Laces** disse...

Nossa seu post chegou sob encomenda!
Vou viajar a semana que vem e....acabei de
descartar meu sapato nada básico de oncinha,rsss.
Bjocas.

VERÔNICA disse...

Adorei as dicas!!! Só uma pergunta: aquela mala da foto foi vc que organizou?

bjs

brechoparaquemechic@bol.com.br

Danielle Littera disse...

Muito boas as dicas. Eu tbm deixo uma necessaire montada para não esquecer de nada...

Beijos.

Rosangela disse...

Realmente a mala do post estava demais! Gostei muito das dicas1 Bjs, Rosangela

Deise Matos disse...

Olha... de uns tempos para cá tenho conseguido dosar minha mala, rss!!

A dica de levar o q vc mais usa é muito boa!

E acho q um item q é sempre indispensável é a calça jeans, rss!!

Vick disse...

Eu ainda faço uma listinha rsrsrs

Princesa Bazar disse...

Eu costumo sempre fazer isso, se vou para um lugar + friozinho sempre levo alguma roupa leve, no caso de esquentar eu estou prevenida. E se vou para a praia, um casaquinho e uma calça sempre a mão.
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Roberta disse...

Hey Maura

Com as dicas de como preparar a mala também vem de brinde um bilhete aéreo?

que tal? hahahaha

ótimo post!

beijos

Desapego disse...

Sensacional!! Ótimas dicas!!
Este final de semana lembrei de como é sofrido fazer mala de frio. Você pega poucas peças e quando vê, já acabou o espaço da mala... hunpf. =/
Na próxima vez, vou colocar em prática as dicas!
beijos,
Gi
http://bazarmeudesapego.blogspot.com

Beth Mello disse...

Adorei!!! Só preciso começar a me adaptar...como é difícil, pra mim ,levar pouca roupa...rsrs.. mas vou me lembrar dessas dicas maravilhosas!!!!Sempre levo bem mais do que uso..
Bjinhosss
Beth
www.bethmello-brecho.blogspot.com

Ambiente Bazar disse...

Olha... de uns tempos para cá tenho conseguido dosar minha mala, rss!!

Algo sagrado é sempre um casaco ..pode ta o calor que for levo ..porque sou muito driorenta e tenho pavor de sentir ..frio .. então viajo preparada!!!

A dica de levar o q vc mais usa é muito boa!

E acho q um item q é sempre indispensável é a calça jeans, rss!!
Jaens com blusa social gera um look social ..mais requintado .
jeans com blusinha folgada ...um look para o dia a dia .
jeans é perfeito.

Looks Brechó disse...

Adorei as dicas e cachorrinho na mala!!!rsrs..
Bjim, Ci

== Bazar De Tudo Um Tico == disse...

quero uma cama dessas pro meu dog!!hahahaha!!
love it!

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs