Pular para o conteúdo principal

Fast Food Japonês!

Gyudon + Missoshiru = Mistura perfeita
MissoShiru:
Esta sopa à base de pasta de soja é o acompanhamento básico para a maioria das refeições japonesas, por ser leve, saborosa e saudável. Servida em todos os restaurantes japoneses, é simples de fazer e versátil, você pode variar os ingredientes secundários conforme sua preferência.

Ingredientes (porção para 4 pessoas):
  •  1 e ½ litro de água;
  •  2 colheres de sopa de missô , rasas (pasta de soja);
  •  ½ envelope de hondashi (tempero em pó, a base de peixe);
  •  ½ tôfu (queijo de soja);
  •  3 talos de cebolinha branca japonesa.
Modo de fazer:

1. Coloque a água para ferver;
2. Assim que ferver, abaixe o fogo e misture o hondashi;
3. Coloque o missô e misture delicadamente até que a pasta dissolva e se integre completamente ao caldo;
4. Acrescente o tôfu cortado em cubinhos;
5. Aumente o fogo e espere levantar fervura novamente (poucos minutos, cuide para não deixar subir e vazar);
6. Salpique a cebolinha e está pronto para servir.

Dicas:
  1. Existem vários tipos e marcas de missô, é somente uma questão de preferência. Os do tipo vermelho, mais escuro, são mais salgadas e os do tipo branco, mais claro, têm tempero suave;
  2. O hondashi é um tempero pronto e que você pode dosar segundo sua preferência também. Caso não aprecie o sabor de peixe, pode até excluí-lo da sua preparação.
  3. Sugestões:
  4. O missoshiru no Japão é consumido basicamente na forma indicada acima, nos centros urbanos. No interior, as famílias campesinas variam muito os ingredientes, colocando somen (macarrão fino, similar ao 'cabelo de anjo'), inhame, nabo, ovo, wakame (alga desidratada) e até moti (bolinho de arroz);
  5. Para um missoshiru mais sofisticado, você pode usar vôngoli, desde que lave bem as conchas. Nesse caso, após a lavagem, coloque-as para ferver, separe e jogue fora as conchas que não se abrirem e depois siga o modo de fazer descrito acima, mas sem acrescentar o tôfu.
Gyudon com queijo
Ingredientes para 4 porções
  • 400g de carne de vaca em lascas finíssimas
  • 1 cebola grande
  • 3 envelopes pequenos de Hondashi
  • 400ml de água 
  • 4 colheres (sopa) de saquê
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de mirin
  • 6 colheres (sopa) de shoyu
  • beni shooga (conserva de gengibre) 
  • mussarela ralada a gosto a gosto
Modo de Fazaer:
    1. Corte a carne em nacos de 2cm.
    2. Divida a cebola ao meio e corte cada metade em lascas grossas de 1cm.
    3. Coloque o dashi, a água e o saquê numa panela e leve ao fogo para ferver. Junte a cebola picada e deixe cozinhar por alguns minutos até ela ficar murcha e transparente. Junte a carne e vá separando os pedaços com a ajuda de um garfo ou hashi. Logo que a cor da carne mudar, junte o açúcar e o mirin. Misture bem e deixe cozinhando por uns 3 minutos. Adicione então o shoyu e deixe o caldo reduzir em 2/3.
    4. Coloque arroz branco cozido em cumbucas e sobre ele a carne ensopada. Espalhe a mussarela ralada à gosto e sirva com beni shooga.
    Mistura mais que perfeita, sem dúvidas nenhuma!!!

    Comentários

    1. Ah! Pelo menos com essa receita, não engordei
      só de olhar...rs...
      Bjocas.

      ResponderExcluir
    2. Essa não! Detesto comida japonesa!Já tentei mas nem consigo provar! Meu marido pagou um mico quando me levou de supresa a um restaurante Japonês! Ninguém merece!bjs,

      ResponderExcluir
    3. Huuuuuuuuuum eu já adoro comida japonesa! Engraçado né?! Gosto é gosto rsrs. Sempre falo que tinha que ter nascido no Japão quando como uma comida típica.

      ResponderExcluir
    4. Eu gosto de comida japonesa, só não gosto de sashimi (peixe cru, nem pensar)...rs
      Bjus... Ana
      http://princesabazar.blogspot.com/

      ResponderExcluir
    5. Eu amo comida japonesa e agora sabendo algumas receitinhas, graças a Lindsay, vou poder testar meus dotes culinários...rsrsrsrs
      Estou adorando esses posts!!
      Bjim, Ci

      ResponderExcluir
    6. Ham ham!! Vontade de comer, rss!!

      ResponderExcluir
    7. Que bom que a maioria gosta!!!
      Mas, Rosangela, devo te alertar que tem coisas deliciosas na culinária japonesa, principalmente os pratos que eles clonaram dos chineses!rsrssrs
      Vou tentar te convencer ainda de que a comida é boa!rsrsrs
      Bjos a todas!!

      ResponderExcluir
    8. Nossa, que delícia ! Compro sempre pronto, e nesse frio ,Missushiro é uma delícia, cai muito bem. Já que tem a receitinha agora, vou tentar fazer . Não sabia que era tão simples !! Bjkas e obrigada !!!

      ResponderExcluir
    9. Que delícia!!!! Mais uma receita pra minha pastinha.....Adoro comida japonesa!!!
      Bjinhosss
      Beth Mello
      www.bethmello-brecho.blogspot.com

      ResponderExcluir
    10. Ih boa idéia, vou abrir uma pastinha para receitas.

      ResponderExcluir
    11. Reparei que ultimamente estamos tendo muitas receitas de comida japonesa,bom curto uma coisa ou outra desda culinária.Acaba que estas receitas não me são muito úteis .

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Obrigada por participar!!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

    Olá meninas,

    Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
    Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



    1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

    Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

    Olá Garotas!!
    Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
    Nossa, e o que é Okara?????
    Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
    Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
    ***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
    Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

    Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

    Olá meninas,

    Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
    Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

    Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
    Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

    Olha que coisa mais linda! sqn...

    PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
    http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


    Beijos
    Roberta