Pular para o conteúdo principal

Domínio??? Hospedagem??? Quem sou??? Pra onde vou???


  
Olá Meninas!!!

Semana passada dei uma sumidinha! Mas agora já estou de volta para trabalhar em cima de todas as dúvidas e sugestões que me passaram no meu último post!!!

Vou responder as perguntas por ordem de “chegada” assim espero atender todo mundo! Mas mesmo este sendo um post de assunto específico, vocês podem continuar mandando dúvidas e sugestões que com o tempo responderei a todas!

A primeira pergunta foi da Deise do My Secret Closet, ela quer saber o que é um domínio e como conseguí lo, se tem que pagar, etc..

Então vamos lá! Para começar achei esse vídeo que é excelente! Não vejam como uma indicação da empresa que o produziu, pois não a conheço, mas a explicação para o que é um domínio e hospedagem é excelente e vai direto ao ponto!


Agora que você já aprendeu o que é um domínio e o que é uma hospedagem é importante saber que os domínios .com, .com.br, .net. .org, e etc.. são sempre pagos!

Existem possibilidades de ter um domínio .com de graça, mas você terá que hospedar seu site um uma empresa que “emprestará” o domínio dela para você, como exemplo vou citar a empresa WWW.v10.com.br , lá o seu domínio ficará registrado assim: WWW.meusite.v10.com.br, se você decidir mudar o local de hospedagem pra um outro que lhe ofereça mais vantagens perderá este endereço pois a terminação v10.com.br pertence a empresa e não a você!

Não acho que seja uma grande vantagem, já que existem muitas empresas que registram o domínio de graça, e cobram apenas pela hospedagem, caixa de emails, ferramenta de desenvolvimento de sites, etc.. Faça uma pesquisa na NET, tem muitos serviços baratíssimos e com bastante recursos!

Só não deixe de verificar o ambiente de desenvolvimento e gerenciamento do site, nós que estamos acostumadas com a “flexibilidade” do Blogger, podemos estranhar alguns ambientes de gerenciamento que estas empresas oferecem!

Quando fizer isto também compare os planos das empresas de quantidade de bytes disponíveis na hospedagem e para trafego, quantidade de caixas postais (endereços de email), quantidades de templates disponíveis no construtor de sites, se o construtor de sites é fácil de usar, se vai oferecer serviço de e – commerce, etc., etc., neste caso quanto mais melhor...

Abaixo seguem algumas dicas para escolher seu endereço de domínio:

Domínios da Internet

Registrar um domínio na Internet, ou melhor, registrar vários domínios na Internet. Esta deve ser uma das primeiras ações tomadas pelo empreendedor, afinal, o domínio será a sua marca na Internet e é através dele que as pessoas chegarão até sua empresa. Para visitar seu site, seu cliente terá que digitar cada uma das letras de seu domínio, por isso, além de fazer rapidamente o registro, é importante escolher muito bem seu domínio na Internet, pois ele poderá facilitar ou dificultar todo o esforço mercadológico que será realizado por você. Abaixo, cinco aspectos de fundamental importância na escolha.

Cinco dicas preciosas para você escolher um bom Domínio na Internet

1. O DOMÍNIO DEVE SER CURTO E SIMPLES:
Um domínio na Internet que tenha poucas letras facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação. É o caso de: cade.com.br. Por outro lado, nem sempre uma palavra curta é simples. O domínio na Internet: schwart.com.br é curto mas não é nada simples.

2. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO:
Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o domínio for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Palavras de origem estrangeira, como a do exemplo anterior, são ótimos candidatos a não serem entendidos. Não é o caso, por exemplo, do domínio: coca-cola.com.br ou danone.com.br que são domínios fáceis de pronunciar e entender. Para ser de fácil compreensão, um domínio na Internet não deve possuir excesso de consoantes e, se possível, possuir letras repetidas, como os dois exemplos acima que ajudam na memorização.

3. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER FÁCIL DE VISUALIZAR E DIGITAR:
Nem sempre o que se ouve é o que se escreve. Veja abaixo:


Alguém que ouça esses domínios e tente digitá-lo no computador vai encontrar dificuldades. Se a sua empresa está surgindo agora, fuja desse tipo de domínio. Agora, se sua empresa já é tradicional e tem uma marca conhecida, apesar de ruim para a Internet... é melhor contratar um consultor.

4. O DOMÍNIO NA INTERNET NÃO DEVE TER PROBLEMAS DE ACENTUAÇÃO:

Acentos trazem dificuldades adicionais aos domínios. Como os computadores são objetivos e não gostam de acentos, a linguagem das máquinas não os utilizam. Isso nos obriga a escrever os domínios sem os acentos criando dificuldades de pronuncia e memorização para esses nomes. Veja o caso do domínio: paodeacucar.com.br. Tente pronunciar o nome sem os acentos e isso fica claro.

5. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE POSSUIR RELAÇÃO COM O PRODUTO:

Se o seu domínio tiver algum tipo de associação com aquilo que sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu cliente se lembrar de sua empresa. Veja se você consegue errar a atividade das empresas detentoras desses domínio:

viajo.com.br
arremate.com.br
investshop.com.br

Uma vez registrado, tome cuidado com:

- Palavras derivadas ou parecidas com seu domínio:

ingresso.com.br > < ingressos.com.br

Embora sejam domínios diferentes, com certeza, muita gente vai se enganar e ir para a empresa errada. Se você pretende investir para construir uma marca na internet não deve correr esse risco. Registre também o parecido e o direcione para o seu site. Além de eliminar um a possível dor de cabeça futura, você facilitará a vida de seu cliente distraído.

- Domínios registrados nos Estados Unidos:

abc-commerce.com.br > < abc-commerce.com

Com a diminuição dos preços e facilidade para registrar um domínio ".com", cada vez mais sites utilizam essa terminação o que tende a torná-la relativamente comum e facilitar mais ainda o desvio de seus clientes. A solução é a mesma, registre também o domínio ".com" e o direcione para seu site. Além de ser precavido, você estará pavimentando uma eventual presença de sua empresa no mercado externo. O procedimento é simples e o custo é quase equivalente ao do domínio no Brasil. Veja, logo abaixo, uma empresa que presta esse tipo de serviço.

Para completar podemos comprar um domínio no http://registro.br/ com custo anual de R$30,00 depois decidir onde hospedá lo! Inclusive podemos trazer este endereço para o blogger e continuar usando as ferramentas de gerenciamento do blogger que já conhecemos, o que vai mudar é apenas o endereço que passara a ser .com ou .com.br ou .net...enfim o que você escolher e não terá mais o .blogspot.com

Outra opção é comprar o domínio .com direto pelo blogger, porém o pagamento é em dólar pelo cartão de crédito (US$10,00), assim você também continuará usando o ambiente do Blogger e não precisará fazer muitas configurações técnicas para está mudança!


Deise e meninas, mais uma vez espero ter conseguido informações úteis para todas! Eu pretendo passar em breve meu blog para um domínio próprio e hospedá lo em uma empresa que ofereça recursos de e – commerce, acho que os preços valem a pena pela qualidade e quantidade de serviços oferecidos! Mas sempre temos que pesquisar muito antes de tomar está decisão! Ok¿

Bjks para todas e mais uma vez muito obrigada pelo carinho!
Gláucia

Comentários

  1. Parabéns Glaucia, você tirou todas as dúvidas sobre domínio/hospedagem.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parabéns! Tudo explicadinho! Excelente! Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Amei!! Q bom!!!

    Qd vc fizer um domínio avisa para a gente a experiência!

    Fico pensando que o endereço do meu blog é tão grandinho... mas já virou marca, rss!!

    E tb, minha dúvida mesmo era como manter um site com domínio mas ainda com cara de blog (sem alterar nda pq é tão fácil mexer com o blogspot, rss!)

    ResponderExcluir
  4. Ah, esqueci de falar: não consegui ver o vídeo... na verdade, ele nem aparece no post... será que é pq uso o Firefox?

    Ah, fiquei muito feliz por vc responder minha pergunta... estou adorando seus posts!

    E pode saber que sempre estarei aqui dando pitacos, rs!!

    Aliás, já tenho outro: tenho dúvidas de implantar outras formas de pagto no blog... muita gente quer pagar com cartão de crédito...


    quais as maneiras de utilizarmos? como funciona isso? é seguro? rápido? qual o melhor? só sei q existe o Pagseguro.. mas tem outros? fico com receio de mexer com isso... nem sei por onde começar, é verdade, rss!!

    ResponderExcluir
  5. Flor, adorei seu post, mto bem explicadinho! Meu sonho é ter um domínio próprio...

    ResponderExcluir
  6. Domínio é uma coisa que ainda não tinha pensado...Quem sabe? Bjo e obrigada

    ResponderExcluir
  7. Realmente sua explicação foi ótima !!!
    Simples e clara.
    Parabéns .

    ResponderExcluir
  8. É tudo tão explicadinho que parece fácil...mas ainda não pensei em ter um domínio....
    Gostei muito do post!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito do post, ainda não tinha pensado!
    Bjim!

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas!!! Mais uma vez obrigada pela particpação de vocês!!! Mudar o domínio pode ser ótimo para melhorar o endereço do blog e não ser mais tão grande, também pode ser muito legal hospedar em uma boa empresa, pois os recursos disponíveis são muitos e podemos melhorar as condições comerciais oferecidas a nossas clientes!!! Eu acho muito válido!!!

    Deise provavelmente foi pelo firefox memso que vc não viu o vídeo, mas basta digitar no google o que é um domínio e este vídeo vai estar entre as respostas...quem sabe assim vc consegue ver... sua próxima pergunta já está na lista tá!!!

    Bjão a todas e continuem participando!
    Gláucia

    ResponderExcluir
  11. Não cansamos de agradecer a Glaucia, né?
    Sempre posts MUITO uteis e explicadinhos!
    Muito obrigada!!
    Beijos,
    Gi
    http://bazarmeudesapego.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós