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Reservou e sumiu. E agora? Leiam as Dicas


Iria colocar estas informações na postagem anterior, mas achei que já estava grande o suficiente. Como a maioria dos comentários na postagem anterior foi sobre problemas com reservas resolvi dar algumas dicas com relação a isso.


Dicas para saber como lidar com as reservas:

-Estipule um tempo máximo para as reservas. Sugiro no máximo 48hrs. É o suficiente. 48hrs é tempo suficiente para a pessoa fazer o depósito, etc e também não é muito tempo para a pessoa que está na fila esperar.
Outra coisa, se a pessoa que estava na fila desistir tão facilmente é porque na verdade nem estava tão interessada assim e provavelmente iria ser outra que faria reserva e depois sumiria. Então não se culpe ou fique pensando que perdeu uma venda.

-A pessoa reservou e depois sumiu? Depois do tempo que você havia dado para ela fazer o depósito ela ainda não tiver feito e não tiver entrado em contato contigo, simplesmente esqueça. Tu já fez a tua parte. Deixe ela te procurar e entrar em contato contigo caso seja da vontade dela. Não persiga a cliente. Se ela voltar a te contatar um tempo depois e o item ainda não tiver sido vendido trate ela com a mesma educação e faça de conta que nada. Não se tem nada a perder. Nem guarde rancores.... encare como se fosse um trabalho.

-Quando fizer a reserva, informe para a cliente o período de tempo em que o item ficará reservado e informe também que depois desse tempo o item será passado para a próxima da fila sem aviso prévio. Ou seja, vocês não vão ficar precisando correr atrás da pessoa. E se essa cliente por acaso fizer um depósito para ti uma semana depois do combinado( e se fizer de salame) e no caso tu já tiver negociado o item com outra pessoa, simplesmente peça a conta dela para o retorno do dinheiro. Problemas não haverão, afinal ela já foi informada no primeiro contato a respeito disso.

-Se a pessoa reservou um item que ninguém mais está interessado, vá levando a cliente com boa paciência nas costas. Afinal, se ela no final de tudo levar o item, quem sai no lucro é tu. E se aparecer uma outra interessada, simplesmente passe a bola pra frente direto e avise a outra.

-Se a pessoa reservar milhões de produtos na tua página e depois do tempo estipulado por ti não fizer o depósito e alguns destes itens que ela selecionou tiver outras pessoas que tenham interesse em comprar, envie um e-mail para ela passando um novo valor total com os produtos apenas que não estão com ninguém em lista de espera e informando que os demais tem novas interessadas.


E pensem positivo. Aprendam a não ficar esperando o contato das meninas. Tudo o que vier a dar certo é lucro, e o que não der, não deu. Não fiquem criando milhares de expectativas na hora de vender. Simplesmente façam a sua parte, adotem regras que elas as deixarão mais felizes.

Claro que exceções podem ser feitas, mas seguindo estas dicas vocês eliminarão muita dor de cabeça do dia a dia de vocês.

Eu não tenho problemas com reservas desde que adotei essa política e nem me estresso. Ás vezes até me pego rindo quando acontecem certas situações. Levem tudo no bom humor meninas, antes de tudo.

beijos
Roberta


Comentários

  1. É verdade! Estou precisando ter postura! Sou muito molenga! Ou melhor: ERA! Negócio é negócio! bjks

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  2. Dicas ótimas. Eu tb não me estresso não, espero tudo numa boa pq o blog é pra eu me divertir, desestressar e ainda ganhar um dinheirinho com as peças que ficam sem uso.
    Bjks,
    Andrea - Carioquices

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  3. É isso aí Mah !!! Tem que ter postura !!!
    Eu vou aprender com vcs !!!!!!!!! hehehehehehe pq também sou molenga.
    Pior, abro meu e-mail na esperança de ter uma resposta e quando não tem, baixa uma tristeza :(
    Como fiz poucas vendas até agora (como falei no outro post, só tenho 3 meses de bazar) ainda fico ansiosa com as respostas. Mas é bom participar daqui com vcs, estou aprendendo caso a caso :)
    Beijos a todas !!!
    Sandra Mara.

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  4. Eu faço como a Roberta falou, não crio expectativas e levo tudo com bom humor, mas a outra irmã (que também é dona do blog) sempre fica mto ansiosa, e acaba se frustrando as vezes e ficando irritada. Por causa desta divergencia de genios resolvemos não reservar mais as peças, so reservando mediante deposito msmo. Roberta, vc acha que agimos certo?

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  5. Menina, parece que as pessoas brincam de fazer
    reservas, se nós não lessemos alguns posts,ia achar que era pessoal.
    Mas agora levamos bem...
    Bjocas

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  6. Garimpo Fashion Bazar:

    Acho que o melhor seria deixar só a irmã mais calma lidar com as clientes. hahahaha
    Vender no blog não deixa de ser um trabalho e como vendedoras temos que ter paciência de Jó.
    Eu não sei te dizer se foi a atitude mais sábia. Mas se isso não afetou a venda de vocês, acho que não tem problema. Tem só que fazer uma comparação do antes e depois de ter adotado esse método.
    Mas às vezes, acho a reserva é uma forma de deixar as clientes mais confiantes na gente, confiando a elas um prazo, mostrando que tu também estás cedendo e que há esforço de ambas as partes, afinal a loja é online e as clientes precisam aceitar essa idéia de comprar online e estar confiando em ti para isso.

    beijos
    Roberta

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  7. A.M.E.I. e publiquei essa divulgação lá no Aux Puces de Recyclage, pois todas nós sofremos muito com reserva, né?

    Parabéns pela matéria!
    Bjkss
    Katia
    http://auxpucesderecyclage.blogspot.com

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  8. Oi meninas!
    a gente acaba sofrendo mesmo! Principalmente quando há fila de espera... pois algumas nem respondem os emails e ficamos sempre com receio de fazer venda dupla...
    mas, sabe... agora eu estou aprendendo a relaxar mais... Zen's Style! rsrsrs
    Valeu pelas dicas!
    beijosssss
    Erika

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  9. Eu também dou um prazo de 48 horas. Claro que as vezes excede um pouquinho mais, porém aviso que caso apareça uma outra interessada a preferência será para a outra pessoa, porém de qualquer forma sempre aviso, pois cada caso é um caso. Acredito sim que deva ter regras. E o negócio é ser sempre muito educada e avisar a cliente quando estiver tirando da reserva. E nunca perder a compostura.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

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  10. Excelente matéria. Aliás, é até redundante dizer isso dos posts aqui do Garimpo !!!!!!
    Bom, eu já fiz reserva de 25 dias (uma compra beeem gorda .... heheh) A menina foi muito honesta comigo, me passou endereço, telefone fixo e celular para dar maior credibilidade. Queria mto mto uma melissa rara do meu blog e mais algumas peças, mas só tinha $$ no dia 7 de maio. Não vi porque não por na reserva e deixar uma filinha de espera. Avisei às meninas que se interessaram pois como havia empenhado minha palavra, iria esperar por ela que foi a 1ª a fazer o comentário.
    Percebi que as pessoas fecham mais as compras e fazem os pagamentos entre os dias 5 e 10 de cada mês.
    Mas é óbvio que não dá pra confiar em todo mundo. Tem mta menina desonesta fazendo uma porção de reservas de peças similares em mtos blogs. E é óbvio acabam não comprando nada.
    Qdo "sinto" que é gnt enrolada, nem dou mto bola. E passo a venda pra frente sem remorso.
    Esse negócio de "estou indo ao banco" todo santo dia não cola mais. Por isso não me estresso mais.
    Tb tenho opções de banco para a compradora, notei que isso ajuda mto na hora da transação.

    Falei demais !! heheh

    Bjs
    Edisandra

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post e os comentários das amigas... também não me estresso, mas deveria ser menos compreensiva rsrsrsr

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

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  12. Amei as dicas destes posts!!! Por enquanto ainda está difícil me manter calma em relação a essas meninas que fogem, mas eu tento, juro!!! rs...

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  13. Amei, amei os comentários das meninas! Não me estresso. Fico feliz quando recebo um comentário mas meu blog tem apenas 2 meses e entendo que as clientes ainda tenham receio de comprar! Sou muito paciente e compreensiva. Tento ajudar a todas sem dar chance de levar calote, claro! Bjs, Rosangela http://quemvcompra.blogspot.com

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  14. Esse problema de reserva é sério mesmo. Já tive alguns problemas de pessoas que reservaram e sumiram, mas também algumas vezes existem imprevistos, já reservei várias vezes algumas peças por mais de um mês e as clientes compraram. Quando a cliente dá uma satisfação não me importo de reservar por quanto tempo for!!! Mas sempre peço que se for desistir ou tiver imprevisto me avise.

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  15. Legal Andrea!!! Bons comentários das meninas...
    Eu estou com a Roberta - Carioquices, pra mim o blog/brechó é + um passatempo e se a pessoa comprar comprou... se não comprar amigos na mesma!!!
    Bjks

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  16. Parabéns e obrigada mais uma vez pelo post tão util!!
    Esse é um assunto delicado mesmo, principalmente para as molengas como eu...
    Mas, vamos aprendendo, né?
    Beijos queridas,
    Gi
    http://bazarmeudesapego.blogspot.com

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  17. Esse negócio de reserva é complicado.
    Acho errado a pessoa desistir e não avisar .. simplismente sumir ..isso para mim é falta de educação.
    Quando reservo algo ..e não tenho condições de ficar .. eu aviso a dona do blog sobre a situação.
    Pena que muita gente não faz o mesmo..
    aff .
    Li que muitas pessoas aqui se acham "molengas " rsrsr
    Bom eu não me considero ,pelo contrário .. sou totalmente energica.
    rsrsr

    ResponderExcluir
  18. Sandra

    Muitíssimo obrigada pelos elogios ao nosso blog. Fico lisonjeada.


    Bem, tem gente que já chega e quer reservar, mas ao mesmo tempo diz que no momento está sem dinheiro e vai receber dia tal. Normalmente estas meninas cumprem com a palavra. Mas as que chegam, pedem pra reservar, pedem conta e dizem que vao fazer depósito e depois vao enrrolando, essas é melhor cortar logo pela raiz(caso haja uma lista de espera pelo item).
    E é verdade, há períodos do mes que aparece mais gente para comprar. E sim ajuda dar várias opcoes para a futura cliente de efetuar o pagamento.

    Aliás, meninas, para quem ainda nao oferece a opcao de algum tipo de pagamento online, sugiro implementar, pois acho fundamental no nosso meio.


    E as molengas(voces se deram este nome) que comentaram no post, espero que voces possam tirar proveito destas dicas e claro, adaptá-las a realidade de cada uma de voces.
    O importante é ficar ZEN, como a Erika disse.

    ------
    Katia

    Muito obrigada por repassar(divulgar) esta postagem. Espero que ajude outras blogueiras.
    E obrigada por participar de comentar no nosso blog.


    Aliás, um obrigada a todas que comentaram. Sempre leio tudo, e o comentário de voces me ajuda a montar novas postagens.

    um beijo

    ResponderExcluir
  19. Bem, em geral eu faço isso que vc sugeriu. Adorei o topico sobre se ninguem estiver interessado, vc fica "segurando" a peça.. mas só pq ng mais teve interesse! hehehe
    Tenho um caso desse, que há um mes todo dia a menina vai depositar, e me agradece imensamente por eu estar "segurando" para ela (mal ela sabe.. hauhauhauha)
    Bjinhos
    http://addictedtobazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Adorei esse post!!! Tbém sou bem tranquila quanto as reservas...mas tem muita gente sem noção mesmo, reservam em vários blogs, várias peças e nem dão uma satisfação,...mas, fazer o quê?!O melhor mesmo é não se estressar...e deixar pra lá.Mas, que chateia não vou negar...Mas, PASSA....
    Bjinhosss
    Beth
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir

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