Pular para o conteúdo principal

Moda e História: De onde vem o militarismo do inverno 2010?

Olá pessoal, eu sou a Maura do blog e brechó O essencial é invisível aos olhos ( mas podemos nos divertir com todo o resto) e sou também a nova colaboradora do Garimpo Democrático. Por aqui vou falar de História da Moda, comportamento e tendências de moda. E de vez em quando vou resenhar um produto de beleza porque ninguém é de ferro. ;)

Hoje vou falar um pouco sobre uma tendência que está bombando neste inverno: o militarismo. O affair entre as fardas militares e a moda que a gente usa não vem de hoje. Os dois tem uma longa história de flertes e vez ou outra travam relacionamento sério, como agora em 2010.

Tudo começou, claro, lá na primeira guerra mundial e se consolidou nos anos 40, não por acaso com a ocorrência e a colaboração da segunda guerra mundial.  A primeira mulher a difundir publicamente o uso de vestimentas até então consideradas masculinas foi  a atriz Marlene Dietrich, nos anos 20. Este período entre-guerras trouxe à  moda um senso de praticidade e de utilitarismo que até então era inexistente na vestimenta feminina. Pela primeira vez, o comportamento sisudo e a sobriedade, a rigidez, as linhas retas e simples e  a ausência de ornamentos  e supérfluos  eram as novas qualidades valorizadas pelas mulheres, que se aventuravam num universo até então masculino.

Nos anos 40, tempos de vacas magras em que os pais, maridos e filhos foram recrutados por anos pela segunda guerra mundial, as mulheres  invadiram o mercado de trabalho e se apropriaram do vestuário dos trabalhadores: calças e roupas práticas. A recessão e a escassez de matéria prima obrigaram as confecções a dispensarem firulas e a desenvolverem tecidos alternativos e resistentes.

De lá pra cá, volta e meia a cultura pop se utiliza das fardas reforçando o seu valor como ícone de moda. Um exemplo disso é a capa do ( maravilhoso) álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Neste album, os Beatles se utilizaram de fardas militares coloridas e brilhantes para fazer uma das capas mais conhecidas e elogiadas de todos os tempos.

Bom, agora você deve estar se perguntando: mas o que é exatamente a tendência militar na moda HOJE? Eu digo. Blazers estruturados com detalhes nos ombros, tudo ( calça, saia e casaco) de abotoamento duplo e dourado, alfaiataria, coletes, coturnos, calças-cargo, bolsos frontais, bolsas tipo carteiro, cores verde oliva, cáqui, cinza.  É uma tendência muito fácil de adaptar para qualquer guardarroupa, afinal de contas ela é acima de tudo prática: você jamais comprará uma roupa dessas que seja difícil de usar. 

Comentários

  1. Seja bem-vinda! Adorei saber, muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maura!
    Que legal você por aqui. Seja bem vinda!!
    Eu adoro essa tendência militar, acho que porque eu amo o verde oliva, cáqui e cinza.
    No Princesa Bazar tinha uma Bota Coturno da Forum, de arrasar. Ela foi vendida semana passada e a menina que comprou fez uma excelente aquisição. Bjus... Ana

    ResponderExcluir
  3. Meu marido é militar, e o que não vai entrar no meu guarda-roupa é esta moda militar!!! Não agüento mais passar farda amiga!!! rsrsr

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu amei esta postagem.
    Foi muito bem escrita. Achei interessantíssima de ler e adorei saber da onde veio essa tendencia que é tao forte para este inverno.

    Parabéns querida e muito obrigada por fazer parte da equipe do blog.

    Eu nao tenho muita coisa no meu armário com este estilo, mas se o dindim ajudar, pretendo adquirir alguns itens, achei legal.

    ResponderExcluir
  5. A Maura sempre nos encanta com os seus textos, e qdo fala de moda então? Nossa... q simpatia, trata do tema com uma perspicácia e de uma forma tão leve.

    Beijão amiga!
    Dri

    ResponderExcluir
  6. Gente! Muito legal!

    Um passeio pela história da moda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Bem vinda, Maura!!! E que texto, hein?! Muito bom... adorei saber de onde veio essa moda militar que vai e volta, e sempre pega. Gosto muito dessas cores, e alguns modelos tipo casacão com botões, muito chique!!
    Bjokas
    Beth
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas!
    Nossa, obrigada, como é bom ser tão bem recebida, fico feliz que vcs tenham gostado!
    Roberta, eu que agradeço pelo espaço, de verdade.
    Beijos em todas.

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o texto. Adoro tudo o que a Maura escreve, principalmente quando ela fala sobre moda.
    Sou assídua no blog dela e, pelo visto, vou passar a ser aqui também :)
    Continue nos deliciando com seus textos, Maura !
    Parabéns pelo trabalho, meninas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Bem vinda, querida!!!
    Adora estilo militar!!
    Mas, sabe o que eu mais gosto e acho até que merece destaque??? Os coturnos!!!
    Bjks querida!
    Adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler um texto que fala de história da moda! Parabéns, Maura! Como sempre, post muito bem escrito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que aula! Amei aprender mais isso com vc minha amiga! Muito bom! Parabéns! Mal posso esperar as próximas aulas! Bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta