Pular para o conteúdo principal

Dicas para não levar um calote online



Ontem, depois de ir ao blog da Deise, eu resolvi escrever esta postagem.
A Deise relata no blog dela que fez uma troca com um outro blog, o Lumagazine, e levou um calote. Já espera desde o fim do mês passado sua mercadoria chegar e agora a dona do blog com quem ela fez a troca deletou o blog e desapareceu. E parece que a Deise não foi a única que não recebeu suas mercadorias da Lumagazine.

Então, vendo isso eu resolvi dar umas dicas básicas para as meninas que compram e vendem.

Quando eu comecei com o meu blog há um mais de um ano atrás, o European Brechó, eu demorei 1 mês até conseguir fazer a minha primeira venda.
Na época, eu como vendedora tentei me colocar no lugar das compradoras, pensando qual seria a melhor forma de passar seriedade e transmitir confiança a elas.
Então eu pensei bastante sobre a minha abordagem na hora da venda em relação às clientes e em métodos para mostrar que não estava ali para dar calote em ninguém.
Um deles foi sempre tirar a foto das roupas no meu corpo e postar no blog, deixando o meu rosto a mostra. Sempre publiquei meu perfil do orkut, e inclusive, sempre deixei uma foto minha no meu blog. Ou seja, sempre procurei ser o mais transparente possível, afinal eu quero que as minhas clientes tenham a segurança de estar comprando com uma pessoa real, que dá a cara pra bater.
Eu hoje, aliás, nem precisaria mais fazer isso, pois tenho muitas referencias, mas na época quando comecei achei isso importante. E quem sabe fica a sugestão aí para as meninas que estão começando e queiram passar mais confiança para futuras clientes dar um toque mais pessoal a seus blogs.


Sobre as trocas:
Eu quando comecei com as vendas online, simultaneamente criei um perfil no orkut e o meu blog. Me considero uma pessoa bem informada e então sempre procurei me informar bastante a respeito de como proceder com as vendas, os problemas que poderiam ocorrer(é bom ser uma pessoa previnida), e fatos que acontecem por aí. Por exemplo, no orkut(lá no orkut acontece bem mais) não me canso de ver meninas que passaram pela mesma situação da Deise, e levaram calote fazendo trocas.
Para falar a verdade eu nunca fiz uma troca, por este motivos e outros, mas para as meninas que quiserem fazer trocas, observem estes pontos:

-Procurem referencias da pessoa com quem está pretendendo efetuar esta troca. Não só uma, mas várias. No caso dos blogs, pesquisem no Sindicato dos Brechós. No orkut, temos algumas comunidades que falam de calotes, uma delas é esta aqui: Descubra as Caloteiras aqui
-Observem as fotos tiradas. Cada roupa está com um fundo diferente? Com diferentes resoluções de foto? A pessoa pode ter copiado as fotos de outros blogs/orkut e então postado como se fossem dela. Então fiquem atentas.
-Ela não tem referencias e é nova nos blogs e você já está aqui há tempo e tem boas referencias? Então sugira a pessoa com quem vai trocar para ela enviar primeiro a seu item, que assim que chegar o seu você envia o dela. Tenho certeza que ela não irá se incomodar se for uma pessoa idônea.
-Se a menina só tem referencias escritas no blog sem relacionar elas a nada, como por exemplo: “ Oi, o item chegou, tudo estava perfeito, adorei. Ass: Maria”
Tem alguma validade esta recomendação postada no blog da vendedora? Até tem, mas se a vendedora te passasse o contato da Maria para tu entrar em contato com ela e averiguar isso direitinho. ( Já fica uma dica para as blogueiras aqui também: Deixem a fonte das referencias, pois sem elas, não passa de um texto que vocês mesmas poderiam ter criado)


Mas e agora, você ficou chocada com esta postagem e não quer mais comprar online?
Calma!!! Eu, assim como outras milhares de meninas que vendem online somos extremamente corretas.
Aqui vai uma dica para você usar se estiver super em dúvida em comprar com alguém que não tem referencias e parece “dodgy”. Peca para a menina te enviar uma foto dela vestindo a roupa( ou segurando ela, caso não sirva mais) e fazendo alguma coisa em específico. Assim saberá que realmente é a pessoa (e intimidará as caloteiras), e mais, se algo acontecer, ali está uma boa prova ser usada contra ela no futuro.


Para as meninas que vendem, aqui vão algumas dicas valiosas também:
-Nunca envie nada antes do dinheiro ser compensado. Há casos de pessoas que enviaram antes de receberem o dinheiro pois a cliente já era antiga e havia efetuado compras anteriores e aconteceu da cliente não pagar depois de ter recebido. "Amigos, amigos, negócios a parte."
-Sejam rápidas na hora de responder dúvidas das possíveis clientes.
-Se a cliente não está se sentindo confortável na hora de comprar pois não tem total confiança, achem alguma forma de tranqüilizar ela e mostrar idoneidade.

Espero que tenha ajudado e que possam tirar proveito de algumas dicas que escrevi acima.
Se esqueci de escrever alguma coisa, atualizarei o post mais tade.
E por favor, compartilhem suas experiências conosco neste post.

Beijos
Roberta

Comentários

  1. Obrigada! Certamente tirarei grande proveito dessas dicas! Bjs, Rosangela http://quemvcompra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o que a Deise passou ontem, passei também duas vezes...uma ainda tive retorno, a outra....foi logo quando comecei na blogosfera...inocente de tudo...mas agora pesquiso o quanto puder sobre a pessoa em questão na negociação. Se alguém quiser ler sobre uma das pessoas em questão, tenho um post dedicado a isso em meu blog.
    Mas há muitas pessoas idôneas, então não podemos generalizar.
    E há também aquelas que percorrem os blogs marcando mil reservas e depois desaparecem! Tenho "rastreado" uma que varreu minha lista de blogs e faz mil reservas e depois some. Além de ter reservado várias peças no meu e sumir, evaporar...só que a cada dia vejo o nome dela em outros blogs amigos em um monte de peças, passado o dia final de reserva, ela sumiu e não deu satisfação. Cuidado amigas! Cuidado! Porque perdi duas vendas por causa dessa pessoa que não deve fazer nada o dia todo...
    bjks bjks

    ResponderExcluir
  3. Me esqueci de deixar o link no meu blog do que aconteceu comigo
    http://breshopdamah.blogspot.com/2009/11/happy-end.html
    bjks bjks

    ResponderExcluir
  4. Realmente calotes existem, principalmente no orkut. Aqui nos blogs é mais difícil. Porém, ontem quando li sobre o calote que a Maura do "O Essencial é Invisível aos Olhos" levou, fiquei passada. Acho que ela enviou a mercadoria antes da menina depositar. Eu sempre espero o depósito, inclusive quando fazem em cheque, depois que compensar o cheque é que envio a mercadoria. Jamais de outra forma.
    Mah, concordo com você que tem figurinha carimbada por aí fazendo reserva e sumindo, inclusive algumas que também tem brechó, entram em vários blogs, fazem mil perguntas e reservam e depois não dão satisfação, nós é que temos que correr atrás e perguntar e "ela(s)" - Donas de Brechós - se desistiram da compra, aí na maior cara de pau falam: "Pois é, desisti quem sabe mês que vem". Mas são figurinha carimbada mesmo, pois como fazem reserva no meu, fazem no seu e nos demais blogs amigos.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, é sempre bom esses alertas pra quem está começando. Tenho 6 meses de brechó só, já vendi, já comprei, já troquei..graças á Deus até deu tudo certo. Mas o que a Mah e a Ana falaram é verdade, mtas reservam e somem, não falam mais nada..nem o porquê da desistência. Ja vi tb dessas que reservam em varios lugares..no inicio, pensava: Poxa, fulana ta com grana vai comprar varias peças em varios blogs..rs..tolinha, depois fui vendo que eram apenas reservas. Já perdi venda tb porcausa de reserva que a compra não foi efetuada.
    Bjks
    Andrea - Carioquices

    ResponderExcluir
  6. pois.. agora, só faço trocas com blogs novos ou sem referencias depois deles postarem primeiro (já que já estou no ramo a bom tempo)

    o difícil é qd um blog está começando...

    pior q sempre acreditei cegamente no blogs.. por isso compro e vendo tranquila...

    já tinha acontecido comigo outrsas duas vezes, mas depois as peças chegaram

    confesso q dei bobeira com essa Lu. Depois dessa, nunca mais

    mas meninas q compram: sigam as dicas daqui do garimpo: gostei muito. Principalmente das fotos usando as peças. sã boas mesmo!

    E cuidado com quem vende peças de marca como Farm e etc pq tem blogs só disso q são especialistas em calote,rss!!
    Essas tem que ter perfil, foto, email, nome
    Taí: muitas não colocam nome verdadeiro...

    ResponderExcluir
  7. Roberta, AMEI o post!!!
    Concordo com tudo o que vc expôs e essas dicas são extremamente válidas tanto pra nós, vendedoras/donas de blogs, quanto p/ as compradoras!
    Uma coisa que vc disse que é importantíssimo: se colocar na posição da compradora, sempre. Poxa, se eu gosto de ser bem atendida, que a pessoa seja honesta e que responda rápido, eu tb devo fazer o mesmo como vendedora!!!

    É sempre bom pesquisar bem antes de comprar! E também só deve enviar a peça depois da compensação do depósito!!!

    Que situações chatas como essas possam acontecer cada vez menos, né...
    Não sabia que a Deise tinha passado por isso de novo...poxa, é lamentável!!!

    Beijocas e bom final de semana a todas!!!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei impressionada!!!!Já passei por essas que reservam em vários blogs e , sem mais nem menos, desistem e nem avisam....rsrs...Mas sou sempre muito atenciosa com todas, fazer o quê?! As compradoras honestas não devem pagar pelas caloteiras....e só envio a peça depois do depósito.Lamento muito pela Deise, mas as vezes acabamos por confiar demais por causa dos e-mails educados, que falam da vida particular, e outros métodos...
    Adorei as dicas!!! PRECIOSAS!!!!
    bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. É meninas...Precisamos ficar alertas! :)
    Semana passada uma pessoa separou 8 peças no meu blog e pediu 1 semana...Deixei de vender algumas peças por causa dela e adivinhem? Sumiu...Mandei e-mails e nadinha...Tem outra que deixou um relógio reservado, tem blog, é antiga no ramo e estou aguardando há mais de 15 dias. Será que é outra furada?

    ResponderExcluir
  10. Ela já me deu várias desculpas, estudando muito, banco muito longe e pediu outro banco pra depósito, problemas técnicos (computador), enfim...

    ResponderExcluir
  11. Até comentei ontem no My Secret Closet(falta ser aprovado)sobre isso, pois compro sempre em Brechós virtuais, pois é uma maneira de se reciclar, conhecer marcas sem gastar muito, ou pq não tenha determinda marca na sua cidade, vale a pena!Mas acho horrível brechó que não tem email para contato, foto da pessoa, parece uma coisa dissimulada,própria de quem não quer ser encontrado, não compro mesmo!E é sempre bom olhar a referência no Sindicato dos Brechós, e mesmo assim corremos riscos...
    Como compradora também não entendo qdo a gente pede mais detalhes, fotos das peças, medidas e a pessoa não quer mostrar( e olha são muitos que tem má vontade,botam dificuldade até pra medir a palmilha do sapato,...ora já não estamos tocando, vendo pessoalmente, então precisamos de mais detalhes,etc..pra evitar gastar com coisa que no final não vai servir.Por isso é tão bom quando o produto tá descrito com as medidas,ganha-se tempo, não adianta botar no anúncio: bolsa linda, etc, coloca logo:bolsa grande,medindo 42x35...pra facilitar a vida de todos!E sim precisamos de sentir confiança na vendedora! Assim também como é chato gente que reserva, reserva e no fim não leva! e pior não dão nem uma satisfação!coloquei uns sapatos pra vender no We love shoes, a pessoa pediu pra reservar, depois pra reservar de novo, pediu meus dados bancários e no fim se eu não tivesse mandado email perguntando se ela não iria ficar com sapato, estaria até hoje reservado,pq ela não me deu nenhuma satisfação e acabei perdendo vendas por causa disso .
    Infelizmente tem gente de todo tipo, no mundo virtual então, é um risco enorme que corremos.
    Mas tem que fazer ampla divulção dessas trambiqueiras, enroladoras, pra todo mundo saber e não cair no conto do vigário!
    Ufa! acho que fiz um jornal aqui né meninas!
    Beijo a todas!

    ResponderExcluir
  12. Oi Realmente tem que tomar cuidado.
    Bom Graças a Deus até hj não tomei .
    Mas ótimas dicas.
    Vale muito a pena prestar atenção.

    ResponderExcluir
  13. Oi! Eu tenho quase um ano de blog e nunca levei calote, graças a Deus. Já troquei uma vez e deu tudo certo. O que comprei também chegou direitinho. Mas confesso que às vezes tenho medo de passar o número da minha conta para pessoas que eu não conheço também. Bjão!

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal !!!
    Sacanagem isso !!! Tanto o calote como as que reservam e não dão satisfação. E olha que isso tem aos montes !!! Tenho 3 meses e pouco de blog, o que eu já reservei de mercadoria não é brincadeira não !!!
    Teve uma no orkut que virou pra mim e disse: pode mandar que depois faço o pagamento.
    Vê se pode !!!!!
    Adorei as dicas Roberta, mas sobre fotos aparecendo o rosto, ainda vou continuar sem cabeça (hehehehehe) não sou fotogênica do pescoço pra cima (hehehehehehe), mas é só observar, que a maioria das minhas fotos, o fundo é a parede rosa goiaba do meu quarto, e o mesmo quadro sempre aparece (é o que vc falou, observar o fundo). Mas vou tentar tirar uma fotinha bonitinha de rosto em frente ao quadro. Tenho uma só no blog, mas não fui eu quem tirou (ai dá tempo de fazer caras e bocas né :)pq na correria de tirar sozinha, só no tempinho do timmer, fica difícil :)
    Beijos,
    Sandra Mara.

    ResponderExcluir
  15. As dicas foram ótimas. Realmente, a quantidade de calotes no orkut é bem maior do que nos blogs, mas eles infelizmente existem.
    Uma outra forma de calote é a vendedora dizer que a peça está ótima, como nova e sem defeitos, e quando a peça chega está sem condições de uso. Quando fazíamos trocas, tivemos uma troca mal sucedida, em uma a dona de bazar nos enviou algumas peças descosturadas e outras costuradas a mão por ela msma, e em outro caso, comprei uma melissa que a pessoa tinha garantido estar perfeita, como nova, e quando chegou estava com o solado super desgastado, e ainda por cima com a palmilha toda descolada. Eu acredito que isso tbm é um calote, total falta de honestidade.
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  16. OI!!! Já fiz trocas logo que iniciei o blog e a
    pessoa só conseguiu me enviar a troca depois de ter recebido as peças à uma semana.Realmente tinha acontecido um imprevisto.
    É importante um pézinho atrás tanto quanto dar um voto de confiança.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post Roberta, vou recomenda-lo para minhas clientes.
    Ja tenho referencias boas, mas sempre é bom reafirmar que somos corretas em relaçãp aos nossos brechós.
    Bjs
    Tita

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não tive problemas com calotes, mas fiz uma troca uma vez de sapato, e o sapato fez calos na menina, aí eu troquei para ela novamente!! Pois ficar trocando, destrocando não compensa, por isso eu já falo que se depois de todas as perguntas respondidas ainda tiver dúvidas é melhor não comprar ou não trocar!!! Principalmente sapato, não tem como prever se vai machucar ou não!!
    Bjim, Ci

    ResponderExcluir
  19. Ah!!! Eu sempre envio o link do Sindicato dos Brechós e peço sempre as minhas clientes que após cada transação elas façam uma avaliação de tudo, pois serve de referência!!
    Agora o orkut é mais complicado, vejo muita gente reclamando, parece terra sem lei!!!

    ResponderExcluir
  20. Graças a Deus, nunca levei calote, mas sempre confiro o depósito antes de enviar as peças . Procuro tratar as pessoas como se as mesmas estivessem em uma loja comum , dando informações , mandando medidas... Se a pessoa me pede para fazer reservas por mais tempo, tb tento atender . Mas sempre procuro o máximo de referências possíveis . Também sou compradora de brechós, mas nesse caso, compro sempre nos mesmos lugares, e se vejo algo em um lugar diferente, faço pesquisa no sindicato dos brechós . Bjkas

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que o jeito mais comum de levar calote é na troca mesmo.. pq para a venda, vc verifica o $ na sua conta, e a troca vai muito da confiança. Quem garante que a outra parte vai enviar a peça?
    Eu sempre verifico qualificações/ recomendações/ depoimentos, envio na cara e na coragem, mas posso não ter retorno. É o risco...
    Bjinhos,
    http://addictedtobazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o addicted, o problema maior está na troca pois pra vender não tem muio problema ja q e fácil conferir se a pessoa depositou ou nÃo.No meu bazar até hj só vendi pois tenho certo problema em confiar em pessoas que eu não conheço já que tem todo tipo de gente nesse mundo néah?

    ResponderExcluir
  23. Meninas, concordo com todas vc, por esso eu não fazo trocas, porque temia que alguma coisa dessa foze acontecer. E concordo en colocar fotos e a maior quantidade de info sobre a dona de blog,para garantir aenda mais uma segurança. Eu graças a Deus não é pasado por essa situação, mais vou aprendendo um poquinho de cada coisa a cada dia, Lovado seja Deus por aquelas como nos que somos honestas.
    Bjs e fiquem com Deus
    lagabibazar.blogspot.com
    bazaradoleta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Li todos os comentários, gostaria de uma informação qto ao assunto (brecho). Estou iniciando e pretendo postar este mês, o momento é propicio para quem está começando? gostaria de receber + informações qto aos possíveis calotes, pois, sei q vou ter que aprender a lidar com isso. Desde já lhe agradeço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós