Pular para o conteúdo principal

Como usar a "Roupa do dia" (manual de boas maneiras).

Eu quero falar  hoje sobre os numerosíssimos blogs de Look do Dia ou Roupa do dia que se multiplicam por aí. Se você não sabe do que se trata, são aqueles blogs de Moda  cujas autoras se ocupam de fotografar e postar suas produções de moda diariamente. Um dos maiores e talvez o grande exemplo deste tipo de publicação é o blog Hoje Vou Assim.

Eu, ao bem da verdade, torci o nariz quando esta febre começou e confesso que até hoje, o excesso dela, me incomoda um pouco. Mas não posso negar que é muito bacana popularizar a moda de todo dia e de nós simples mortais, colocando-a cada vez em maior evidência: as blogueiras de moda são cada vez mais referência de moda. São muitos os benefícios deste tipo de publicação e hoje acho uma delícia acompanhar alguns blogs desse tipo. Pensando bem, se bem fundamentado, um look do dia é uma verdadeira aula de moda. Com eles aprendemos mais sobre nosso corpo, angariamos idéias criativas de montações para reciclar nosso próprio guardarroupa, aprendemos com erros e acertos nossos e dos outros além de, de quebra, darmos uma forcinha ao auto conhecimento: observamos o nosso corpo, nossas roupas, quem somos e o que expressamos ou gostaríamos de expressar quando nos vestimos. Muita coisa boa, não é?


Por outro lado, penso que deveria existir uma espécie de etiqueta para essas postagens, de modo que elas não se banalizem, não se tornem uma egotrip sem nenhuma censura e nem sentido e, principalmente, não incentivem o consumismo desmedido. Porque foi daí que veio o meu desagrado inicial: não gosto de nada que nem de longe possa ser visto como ostentação e nem de veicular, com a minha imagem, entrelinhas de apoio a marcas, lojas, compras, etc. Acho isso de elegância duvidosa e não é esta a idéia que gosto de nutrir e de transmitir sobre o que é moda. Moda, para mim, é algo muito mais sagrado: é  a sabedoria que cada um tem de se fazer belo aos olhos dos outros.

Eu hoje, quando posto alguma coisa deste tipo, mantenho em mente algumas premissas simples:
  1. Bonsenso: Antes de postar um look do dia sempre me pergunto o que eu de fato estou querendo mostrar. Quero mostrar que tenho isso e aquilo desta marca ou da outra ? Que eu sou linda? Que emagreci? De vez em quando, vá lá, a vaidade pura a simples pode ser legal se usada com parcimônia. Mas se este é o único objetivo, dá licença. Nada mais chato do que gente, fotos e blogs vazios.
  2. Foco. Fica mais fácil vencer a timidez ou mesmo o risco de se perder no besteirol se mantivermos bem claro a ênfase daquela postagem. Seja ela expor  e vender as roupas usadas no look, sugerir maneiras diferentes de usar algum acessório, demonstrar ou ensinar uma técnica de se vestir para parecer mais magra, mais alta, ou apenas compartilhar um pouco de nosso jeito de ser, fazer amizades, agregar. Quando temos um foco os looks do dia são didáticos, inspiradores até. São do bem :)
  3.  Coração. Eu sinto um mal-estar danado quando entro em blogs de looks diários que não tem textos, nem cara amassada, nem gente desengonçada, nem roupa que não deu certo, nem quilos a mais, só caras e bocas e grifes e mais grifes. Eu acho que este mal estar vem da sensação de ser coisificada: como se fôssemos coisas e quem tem mais coisas é que é melhor. E não  é assim, né? Nossas roupas são apenas mais uma maneira de seduzirmos e de expressar nossa necessidade básica de sermos admiradas, amadas. Não precisam ser caras, nem novas, precisam ser belas em nós, precisam funcionar na nossa rotina. Por isso procuro associar às imagens algumas palavras, a história daquele dia, como eu me senti, ou onde comprei aquela roupa e porque razão. Isso mantém claro para mim- e para meu leitor, espero- que existe algo além da aparência, que é o mais bonito sempre, na verdade.
  4. Responsabilidade. Todas nós somos formadoras de opinião. Mesmo quem é lida somente pela mãe e pela sobrinha. Tudo, absolutamente tudo que veiculamos tem de estar de acordo com nossa ética. E tem mais: quem entra na chuva, é para se molhar. Faz parte do ofício receber críticas e saber lidar gentilmente com elas. Também não vale brigar (muito) por conta de apropriação indevida de imagem. Afinal o que foi publicado, público é.
Isso dito, se você ainda consegue se manter alheia, aproveite para se jogar nos blogs com as produções de moda diárias de suas donas ou - e por que não?- inaugurar o seu próprio cantinho. Se você não aprender nada, garanto que no mínimo amigas você fará : muitas dessas meninas são umas queridas.

* Para não dar margem a jabás ou malediscência, todas as fotos são minhas e estão originalmente no meu blog de brechó, looks dos dias, crônicas da minha vida sentimental e etc e tal:  O que não é essencial.

Comentários

  1. Parabéns pelo post!
    Usando o bom senso, sempre pode acrescentar...
    bjocas

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço o hoje vou assim! Acho legal esses blogs com looks, pois mostra bem a realidade e criatividade das pessoas, mas concordo que tem que ter espelho, apesar de que gosto é algo muito particular!!! rsrsrs...
    Bjim, Ci

    ResponderExcluir
  3. Olha... eu não sou muito de ver esses blogs Maurinha... só mesmo o 'hoje vou assim' e olhe lá rsrsrs
    Mas ameiiiiiiii o seu post, sou fã de seus textos viu???
    beijosssss
    Erika

    ResponderExcluir
  4. Pra falar a verdade, não me incomodo com os blog's q mostram o look do dia.

    Concordo q exitem blog's que registram um mundo totalmente paralelo, é tudo tão lindo, com tanto glamour, parece q não é vida real. Mas de um tempo pra cá, não duvido de mais nada, existe realmente este mundo paralelo, parei de olhar essas "exibições" de acordo com a minha realidade. Pq se assim eu fizer, ou fico doida e entro em depressão (hahahha...) ou fico amarga quiném jiló. rs*** Portanto, entro nesses blog's "paralelos" por pura diversão e curiosidade, e quem sabe, "tentar" fazer uma releitura com as minhas humildes peças. kkkkk....

    Qto ao blog hj vou assim, eu gosto muito, pq ele é mais possível. Rs*** Mas é verdade.

    Agora, me delicio todos os dias com todos os post's com dicas valiosas de um blog muito querido "o q não é essencial". Adoro! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço ainda o blog" Hoje eu vou assim" mas o post despertou minha curiosidade! Vou certamente agora conhecer!Estou sempre em busca de novidades! Bjs, Rosangela

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu post! Eu via o "Hoje vou assim", mas enjoei. Acho que ficou muita ostentação de marcas. Por outro lado, a Cris não faz questão nenhuma de ser uma bonequinha de perfeição, e eu já vi look até de pijama, isso é até legal.
    Não conhecia seu blog, mas me chamou a atenção, vou acompanhar. Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Excelente post, aliás, como todos os seus textos..ADORO!!! Acho uma atitute muito corajosa quem dá a cara pra bater com seus looks de "Hoje vou assim"...(não falo do blog em si, mas dos looks com esse nome),e penso que bom senso é fundamental,pra poder passar credibilidade.E vale lembrar: Gosto não se discute, muitas vezes eu me sinto com vergonha das meninas se expondo com looks que eu jamais usaria, ou que pra mim, não ficaram bem nelas...mas, cada um com seu cada um...respeito.Tem que ter muita personalidade e auto estima!!
    Legal poder falar disso.
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu ADORO ver os looks de bom gosto, nesses blogs de Looks do Dia. Tem alguns internacionais que te inspiram maravilhosamente e isso é ótimo, porque você cria o seu look com peças que você nem imaginava antes. Os nacionais também adoro e confesso que as vezes fico super curiosa para saber onde foi comprada a tal peça ou qual a marca dela e se cabe no meu bolso. :)
    Não vejo em nenhum momento que algumas meninas querem aparecer dizendo que vestem tal marca etc, acho até legal quando elas mencionam cada peça com as devidas marcas, pois muitas veZes ficamos curiosas para saber mesmo de que marca que é ou onde foi comprado, como falei anteriormente.
    E Quem Pode, Pode, né...rs, Quem não pode, se sacode....kkkk
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ah flor.. adoro seus looks e peças!!

    meu sonho é fazemos troquinha, rss! Vc tem cada peça linda!!

    ResponderExcluir
  10. Aco o máximo o look assim, nos dá idéias de combinações possíveis :)

    ResponderExcluir
  11. Então meninas, eu penso como a Tatiana: muitos desses blogs se perdem em algum momento. Acho que é preciso manter as devidas proporções, né, vamos combinar que o look do dia de Beltrana, Fulana ou Ciclana não é a coisa mais importante do mundo
    Mas Ana, eu também adoro, babo em alguns looks, aprendo muitas vezes.
    E Deise, vc é uma figura fofa, um dia nossa troca sai!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro blogs assim, sou seguidora do Hoje vou assim, do Hoje vou assim off e do Tenga Volantes...

    Acho que o legal em acompanhar estes blogs é que vc pode ter idéia do que pode ficar bom ou não... inclusive, já deixei alguns comentários neles discordando de alguns looks e dando algumas sugestões e sempre fui carinhosamente respondida.Conheci pessoalmente a Ana do Hoje eu vou assim off em um encontrinho na CUPCAKE e ela foi super-mega-hiper gente fina... acho que também depende muito do nosso olhar, o que a gente está procurando nestes blogs.

    bjs e parabéns pelo post!!!

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  13. Post muito bem escrito, parabéns !!!
    Não conheço nenhum desses blogs, vou lá ver.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Eu acho legal blog que não tem só peças de "look do dia", mas outras coisas, assim como o seu!!
    Achei legal colocar sua filha para fotografar junto!! rs
    Acho q o "look do dia" seria uma boa tb com crianças, em blogs que vendem roupas infantis =) Fica a sugestão!
    Bjinhos
    http://addictedtobazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Eu amei esse post!

    Alguns dão inspirações maravilhosas, com looks diferentes e novas idéias. Porém a maioria é tipo mais do mesmo. OLha pela net por aí e vê quantos looks do dia vc verá contendo short jeans, ankle boot e meia calça preta.

    Me ajuda, né?

    Eu acho sim que tem muita gente que tem esses blogs que faz questão de mostrar a maquiagem MAC que comprou, a t-shrit Osklen e o sapatinho Forum.

    Mas, cada um tem a sua opnião. A minha é que bate completamente com a Maurinha!

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto desses blogs. Acho bacana a idéia, desde que o bom sendo prevaleça (em ambas as partes: quem cria e quem vê). É interessante ver uma produção, o que ficou legal, o que não combinou, e, de acordo com isso, ir pensando no meu proprio look, mas sempre lembrando do meu estilo, do que gosto e combina comigo. Acho que deve funcionar assim.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  17. Oii.
    Parabéns pelo texto. Concordo em muita coisa que vc falou. A net é um campo extenso onde pessoas a usam de várias formas, seja pra se promover, trocar experiencias, encontrar amigos, passar o tempo, etc.Eu comecei a desbravar esse mundo dos blogs ate pouco tempo, nunca tinha parado para dar atenção ao que se tratava realmente. Confesso que venho aprendendo muita coisa nesse "mundo":ideia de o que vestir, combinar roupas, ate me maquiar direito, aprendi na net, mas vejo que muitos blogs estão caindo na mesmice.É um papel fundamental do blog prender a atenção dos seguidores. Confesso que esta é a 1ª vez que me sinto motivada a fazer um comentário mais elaborado pra nao dizer quase um jornal rsrs.Talvez pq tenha me identificado muito com a "materia".Com certeza vou voltar mais vezes aqui.

    ResponderExcluir
  18. Acho legal alguns blogs que servem de inspiração , ou que me dêem idéias para usar as coisas que já tenho no meu dia-a-dia. Mas confesso que me entedio com aqueles que parecem que querem fazer divulgação de marcas, ou tendenciam para o exibicionismo das donas .O legal é saber escolher o que ver, já que tem tantas coisas, para tantos gostos...bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi Maura

    Adorei os teus looks.

    Na verdade nao acompanho nenhum dos blogs do estilo do " Eu vou assim". Já visitei algum deles, mas eles me deixam um pouco entediada.
    Também acho que sao um pouco fora da realidade da maioria das pessoas, já que toda hora a pessoa está com uma roupa diferente. Quem é que tem um guarda-roupa com 365 roupas diferentes para usar por ano? hahahaha
    Claro que serve como inspiracao para algumas pessoas, mas acho que as vezes pode deixar a pessoa infeliz com ela mesma( principalmente as frequentadoras assiduas destes blogs), ainda mais se elas quiserem copiar tudo ao pé da letra.

    Bem, ótimo post querida!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto desses blogs de moda alternativa rsrsr. Acho bacana a idéia, desde que o bom sendo prevaleça (porque existe muita coisa por aí que é totamente sem noção..). É interessante ver uma produção, o que ficou legal, o que não combinou, e, de acordo com isso, ir pensando no meu proprio look, mas sempre lembrando do meu estilo, do que gosto e combina comigo. Acho que deve funcionar assim.
    Se me sinto bem .. me visto bem ...
    Pode está na moda que for .. se eu me sentir mal .. acho que tá horrivel e realmente fico.
    sou legal ao que gosto.
    bjs!!

    ResponderExcluir
  21. Bem escrito!
    Hoje em dia esses sites inspiram muitas meninas em seus looks diários.Eu mesma me inspiro em vários looks com eles.Faço sempre uma versão do look adaptada com o que eu tenho no meu garda roupa.Esse tipo de blog pode sim incentivar o consumismo afinal, tem looks muuuuito lindos! Mas muitas vezes incentiva o contrário, ensinando a usar peças iguais as que foram compradas por nós e esquecida no fundo do armário.

    http://www.detudoumtico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi meninas!
    Desculpem a demora em voltar aqui mas tive uma semana excepcional.
    Fiquei muito feliz com todos estes comentários tão elaborados ( obrigada Nivea!), aliás, não há nada mais interessante do que um debate de boas idéias de gente fina, elegante e sincera - como a Bruna ;-)
    Eu tenho que dizer que concordo com todas vocês porque vejo os dois lados da moeda. Vejo o lado bom e útil dos blogs de look e vejo também o lado esbanjador e exibicionista. E como mais de uma falou, depende muito dos olhos de quem vê ( e do dia, do humor....)
    Beijos e todas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós