Pular para o conteúdo principal

Com que roupa eu vou? - Trabalho

Sabe aqueles dias em que você olha pra um armário lotado e diz: “não tenho roupa”? Pois é, ontem foi um desses dias. Acordei super cedo pra lavar e secar as madeixas antes de ir pro trabalho (se meus cabelos ficarem um dia sem ver xampu, dá pra espremer o óleo e fritar um pastel) e fui enrolada na toalha escolher o que vestir. “Não... Hmm... não. Esse também não... Ér... deixa ver... Não.” Depois de vários “vamos, filha!”, catei um jeans escuro, uma blusa gola boba branca com listras cinza (ou cinza com listras brancas?) e um coletinho, acompanhados de sandália salto médio e bolsa, ambas pretas. Mó sem criatividade... Daí fui atrás de algo sobre looks de trabalho lá na Oficina de Estilo (http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/). E, claro, vim aqui partilhar o que aprendi, que foi o seguinte:

Todo guarda-roupa profissional tem “escalas de formalidade”: formais, semi-formais, casuais ou esportivos. Saber “o que é o quê” é bem mais fácil se olharmos pro guarda-roupa dos meninos, que tem bem menos elementos, convenhamos; meu pai acorda, toma banho, toma café, troca de roupa e me espera no carro, enquanto eu somente escolho o que vestir. Mas enfim... voltemos ao que interessa (caham caham)...

A escala de formalidade vale tanto para meninos quanto para meninas, e olhar pro guarda-roupa profissional dos que trabalham com a gente ajuda a acertar.

Poooor exemploooo: em bancos, fóruns e essas coisas todas, o ambiente é formal. Os meninos estão sempre de terno: calça e paletó no mesmo tecido + camisa e gravata, Então, o equivalente a isso nas meninas são tailleurs, terninhos, etc e tal.



O semi-formal é um degrau abaixo do formal, na escala da formalidade, que é, em geral, o de ambientes corporativos. É quando os meninos usam calça social, camisa e paletó – mas sem a necessidade de gravata ou de o paletó ser conjunto com a calça. Pras meninas, o paletó é a terceira peça que deixa tudo chiquetésimo: jaqueta, cardigan, colete...



Descendo mais um pouquinho, o mais comum (pelo menos o que eu mais vejo por aí) é o casual. Nesse os meninos usam calça social e camisa, e a gente traz isso pro nosso look, usando camisa também, com calça, com saia, como vestido chemisier...



E por último vem a galera de agências de publicidade (oi?), de artes em geral, de estúdios de fotografia, etc. Esses são os esportivos. A prioridade é conforto, praticidade, um visual mais moderninho. Mas cuidado com a liberdade hein? Ou pode parecer desleixo com o visu. O mais legal é que dá pra ousar nos cortes, nos materiais, nas cores... E dá pra usar jeans tranquilo, o que eu adoooronnnn!!! (o que é essa calça azul do desse terceiro look??? preciso desesperadamente!!! #navyfeelings )


E você? Qual o seu ambiente de trabalho? O que você costuma vestir? Conta pra gente!



Taty do Kbide
Brechó Festa do Cabide

Comentários

  1. Eu já trabalhei em multinacionais e usei muuuuuitos terninhos... mas desde que larguei tudo para dar aulas (e passar mais tempo com meu filho)que eu não sei o que é usar uma roupa formal (thanks God!). Sinceramente, cada dia é um dia, depende do meu estado de espírito.No geral, costumo ir "quase" básica rsrsrsr, jeans (M. Officer ou Colcci, que são as que não saem do meu corpo nas últimas semanas), T-shirt (esta semana usei da Gap - comprei duas por um precinho mega em conta no www.area51brecho.blogspot.com), tênis all star converser e, pra finalizar, bolsa estilo carteiro da Nike ou, quando opto por uma sapatilha moleca, uma bela bolsa de tecido da Acerola (também comprei várias com a Mari - ela aceita pagseguro rsrsrsr).OBS - Não costumo ir montada porque dou aulas em CIEP e acho que poderia constranger os que não têm condições, e é preciso ter muito tato pra não usar roupas curtas, transparentes ou decotadas porque os meninos estão com os hormônios nas alturas e, por mais que a gente não tenha "maldade", a imaginação deles é fértil. Por fim,fica a sugestão: cada semana postar looks que combinem com determinadas profissões... bjs
    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tô com a Veronica..meu estilo é o casual, beeem casual..rsrs..
    Dou aula numa universidade pública na zona oeste do Rio, não tenho como ir toda arrumadona. Sem contar que o giz faz um estrago nas roupas né.rs
    Mas acho lindo o estilo formal e semiformal de ser.
    Parabéns pelo post, Taty! belas roupas nas fotos!
    Bjks
    Andrea - Carioquices
    http://bazardascariocas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito legal!!
    Esses looks estão chiques demais, até os esportivos!! =)
    Bjinhos

    http://addictedtobazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gente, essas roupas estão muito chiques, até mesmo as esportivas....sou casual,mas sempre com um toque deferente: uma echarpe, um colar legal,....uso muito jeans(ADORO...), mas tbém dou um toque pra ficar um pouco mais elegante...sigo muito meu estado de espírito, e a prioridade é estar sempre confortável, sem desleixo...
    Lindas roupas, ótimo post!!!
    Bjinhosss
    Beth

    ResponderExcluir
  5. Oi... embora cada ocasião ou profissão, exija uma roupa adequada, sou adepta do estilo esportivo... bjos Tati

    ResponderExcluir
  6. São muito lindos ..mas prefiro ir trabalhar de jeans .. ainda bem que posso rsrsr
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Look Esportivo????
    +KIXIKI, né?
    Ainda bem que eu posso me dar o luxo de ir trabalhar com um look bem mais simples.
    Achei tudo lindo de mais.

    Beijos da Ana

    ResponderExcluir
  8. eu to estagiando em escola, entaum tb faço o estilo casual, com o jeans básico, e algum toque especial com os acessórios! E como disse a Verônica tomando cuidado pra naum aflorar a mente dos meninos!!!

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo ser mais formal, mas uso pouco... preciso ter mais terninhos e afins no meu guarda-roupas... como sempre estou casual e esportivo...

    beijocas

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, também sou casual e esportiva.
    bjim, Ci

    ResponderExcluir
  11. Ameeeeei o post...
    eu amo roupas para trabalho, pois sou obrigada a pensar nisso de segunda a sexta (por vezes no final de semana tb rsrsr) por isso lá no blog sempre tenho peças nesse estilo...
    beijos
    valeu!!! :D

    ResponderExcluir
  12. Sabe que um dia antes eu li essa matéria lá na Oficina de Estilo e amei. Excelente dica! No meu ambiente de trabalho se usa formal, semi-formal e algumas vezes até casual, menos esportivo.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o post! Eu, que trabalho com direito, tenho que usar peças formais, o que, para ser sincera, me incomoda. Me sinto meio fantasiada, apesar de tentar adaptar ao máximo a formalidade ao meu estilo, meu espaço de manobra não é muito grande! rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Meninas, adoro o look formal! Acho lindo uma mulher usando um terninho e salto alto, mas sou professora e uso look mais casual. Gostaria de ter um emprego que permitisse que eu usasse essas roupas lindas do seu post. Parabéns pela matéria. http://quemvcompra.blogspost.com

    ResponderExcluir
  15. Meninas, que bom que vocês gostaram do post!!!
    Trabalho numa agencia d publicidade e so nunca usei o formal. No mais, ate rasteirinha é permitido, contanto q eu não vá pra reunião com cliente ne!

    Veronica, adorei sua sugestao e vou tentar dar uma focada nisso durante a semana. ;)


    Bjos!!!!!!! =**

    ResponderExcluir
  16. Meu estilo é bem casual, mas achei tudo lindo! E tenho direcionar minhas próximas compras pra esse lado mais formal (logo começa o estágio na facul..).

    Muito bom o post!

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Adoro roupa mais formal!
    Acho linda! Mas tem gente que odeia (e não usa)...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta