quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Avatar

COMO VOCÊ SE SENTE? ENGANADO?

Olá leitores,
hoje fiz um post mais rápido, mas sobre um assunto que deixamos passar sem notar.
A propaganda enganosa!
Só fui me dar conta sobre o assunto um dias desses que minha filha estava super frustrada com uma boneca (estilo barbie) que não ficava em pé sozinha. Tive que explicar a ela que não dava para deixa-la em pé, precisava apoiar em algum móvel ou parede. Foi então que ela comentou: - Mas na propaganda da tv ela fica mamãe!
É isso aí, as crianças enxergam muito melhor que a gente! E coitadinhas, são um dos maiores alvos quando se fala em propaganda enganosa.
Escolhi alguns exemplos para mostrar e gostaria de saber a opinião de vocês...é ou não correto mostrar os produtos desta forma? Nós ja estamos condicionados a "ver" as mentiras e esperar menos dos produtos?
Quero deixar claro que sei a importância das imagens na hora das vendas, e que as embalagens sempre tem escrito "estas imagens são meramente ilustrativas"...só não sei se isso é suficiente para não me sentir enganada.
________________________________________________________________________

1- A Boneca Dentista
Ela aparece em pé com um saltão (que minha filha ama) cuidando dos dentinhos da menininha, que por sua vez segura uma escova de dentes que "funciona de verdade".
Frustração da minha filha...a dentista não fica em pé para tratar os dentinhos da paciente. A menininha tem um botão nas costas que faz seu braço mexer para cima e para baixo, mas a escova de dentes não pára na mãozinha dela, cai toda vez que tentamos encaixar.
As crianças são muito "puras", e na minha opinião o mercado de brinquedos se aproveita disto. Existe todo um mundo fantástico criado nas propagandas, que na verdade deveria ser criado a partir da imaginação de nossos filhos.
Então eu tento sempre explicar os comerciais para minha pequena, para que ela fique ciente do que é "faz de conta" e o que a boneca realmente faz.

2. A Bailarina
Essa é óbvia qual é a frustração das meninas...ela não dança balé como no anúncio. Inclusive não sei como colocaram os braços dela nesta posição. Minha pequena fica irritada pelos mesmos motivos...a boneca não fica em pé sozinha e é bastante difícil fazer as poses do balé.
3. A Máscara Milagrosa
Pessoal, todos os produtos que estou postando aqui já foram testados na minha família ou por outras que deram seu depoimento. Esse produto foi testado por mim, como tenho poucos cílios e são clarinhos, meu sonho é conseguir uma máscara que me dê um olhar fatal com longos cílios pretos.
Não sou boba nem nada, sei que não ficaria igual o da foto (olha o photoshop aí gente), mas não ficou nem melhor que outras marcas de máscaras que não são alongadoras. Essa imagem é pra lá de enganosa.
4. O Hamburguer Maravilhoso
A foto da água na boca, e tem que dar mesmo, afinal é para vender o produto. Agora a realidade é patética...nós não nos damos conta, o sabor é muito bom. No entanto se pararmos para pensar a aparência do hamburguer verdadeiro podia ser melhor.

 
5. As Piscinas Gigantes
Bom, este caso é deprimente, não aconteceu comigo, mas sim com um consumidor que resolveu fazer a reclamação sobre o produto. É ridículo! Olhem as caixas e as fotos com as pobres crianças.
A menininha esperava brincar com pelo menos mais um amiguinho na piscina, mal sabia ela que o produto era um pinico avantajado. Nesse caso nem aquela frase sobre "ilustração" me convence....é enganação.

6. O Panetone
Oba, Natal está chegando e junto as delícias desta época. Nada como um panetone fofinho e imagina só recheado? Pois é, era para ser bem recheado de leite condensado, mas acho que usaram um conta-gotas porque está difícil de achar o recheio.
7. O Apartamento para Pessoas Bem Pequenas
Esse caso é super comum, e eu tenho conhecimento de causa pois sou Arquiteta. 
Esta planta baixa decorada abaixo é de um apartamento que eu conheço. Olhem só como é grande, 3 quartos com espaço para duas camas em um deles, uma sala para dois sofás e uma poltrona, mesa de jantar para 6 pessoas...nossa é um sonho!
Que se transforma em pesadelo quando você compra o imóvel. Nada do que está desenhado nesta planta condiz com o tamanho real. O que acontece é que a planta (paredes e janelas) está desenhada em uma escala (medida usada por arquitetos), enquanto os móveis estão desenhados em outra....traduzindo todo o mobiliário está aproximadamente 15% menor do que deveria estar.
Então querido comprador, a sua sala de jantar terá no máximo 4 lugares, sua sala terá um sofá com a tv na frente, sem mesa de centro e nada de poltrona, o quarto dos seus dois filhos só vai funcionar se for beliche.
Fiquem de olho nestas plantas mobiliadas...na hora de ver um imóvel leve uma trena junto e tire as medidas no local para ver se tudo realmente cabe.
Abaixo está a perspectiva da sala do mesmo apartamento. 
Eu trabalho com isso, faço maquetes eletrônicas e a única coisa que posso dizer é que estão vendendo um sonho.
Nesse caso é como uma máquina fotográfica, eles usaram uma "grande angular 24mm" que distorce a imagem e faz o local parecer muito maior. Se colocar uma lente comum a imagem não vende.

Abaixo mais umas imagens para rir um pouco. Melhor rir para não chorar!


Se vocês tiverem experiências parecidas contem para a gente.
Espero que tenham gostado do assunto
Grande abraço

22 comentários:

Vendo Minha Mãe disse...

Eu tenho pra mim que TODA propanga de máscara pra cilios é enganosa (no mínimo eles usam cíliso postiços na modelo.
E comida de fast food ou industrializados e um caso à parte... Devem passar horas cozinhando pra sair um alimento perfeito pra fotografar/filmar.

Deise Matos disse...

nossa! é desse jeito mesmo, rss!!
tita, acho que dá para nos identifircarmos muito, rss!
ah do hamburguer me mata, pq chego com vontade de comer aquele sanduiche e me aparece o segundo, kkkk

**Love Laces** disse...

Na realidade nós adultos nos acostumamos a nos enganarem e nos acomodamos com esta situação. Agora a inocência de uma criança nos faz cair na realidade e ver o ridículo das situações.
Adorei o post!
Bjs

Uan! disse...

Hahahaha amei o post Tita, comentando pela primeira vez:)
Eu me sinto lesada desde de que me tornei adulta é vergonhoso.
Já comprei tanta coisa que na embalagem era um e na real outro.
Qaunto a Fast o Burg King é o que realmente oferece o que está na propaganda.
estou pra fazer um post desse de umas fotos que fiz aqui.

Beijos, passa lá:)

http://luxosdeprincesa.blogspot.com

Princesa Bazar disse...

Olha, até nos alimentos é usado o photoshop para sair lindo e perfeito.
Quanto a máscara para cílios, para você que tem poucos cílios e são clarinhos, tem que usar antes da máscara o curvex (apertar bem firme), contar até 20 bem devagar... rss e aí passar várias camadas de rímel, quando você achar que já está bom, pode ter certeza que não está, passe + 30 vezes (pode contar) o rímel nos seus cílios, que aí sim você terá os cílios bem virados, alongados e com volume. Faça isso um olho por vez. Não adianta nada você usar o curvex nos 2 olhos antes. 1º um, aí já em seguida passe a máscara "mega, ultra alongadora e com volume" para depois o outro, fazendo os mesmos passos. Saber usar o curvex leva um tempinho, porém depois que você aprende não larga nunca mais, porque os cílios ficam maravilhosos ainda mais você usando uma máscara poderosa.
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

lilian disse...

Eu fiz um post esse dias falando da propaganda enganosa eu ja passei por isso da pior forma possível, comprei uma tinta pra cabelo o nome da tinta era chocolate suiço da beauty color, quando eu tirei a tinta da cabeça meu cabelo ficou loiro escuro quando fui no site o nome na caixa estava diferente estava escrito loiro escuro e não chocolate suiço, pior tive que gasta mais dinheiro e comprar uma tinta sem amônia ://
http://essencialll.blogspot.com/

Dani Coelho disse...

Hahahah. Adorei o post.
Realmente nunca acho um que seja igual ao da embalagem.
Bjs,

Tita Leke disse...

Oi Lilian, fui ao seu Blog ler sobre a matéria...muito legal, você mostrou direitinho e com todos os detalhes a falsidade dos produtos. a dos cilios postiços então...nunca achei que ficaria tão na cara.
Obrigada pela contribuição...pessoal entrem no Blog da Lilian "Essencial" para ver a matéria.
Quanto ao seu cabelo,vc podia ter mandado uma carta ou mail para o fabricante...eles deveriam tomar uma atitude, no mínimo devolver o dinheiro relativo a tinta.
bjs
Tita

Tita Leke disse...

Oi Ana,
adorei seu passo a passo, mas não tenho o curvex porque sempre tive medo de comprar um porcaria e acabar detonando mais meus cílios. Se vc tiver algum para indicar eu te agradeceria muito.
Beijão
Tita

Tita Leke disse...

Oi Uan! Obrigada por comentar a primeira vez...espero que seja a primeira de várias...visitei seu Blog e adorei, realmente é um luxo e super bonito.
Quanto ao Burguer King vc tem toda razão...eles vendem o que está na foto...é lindo e delicioso, pena que seja junk food...
Beijos
Tita

Dani - *Daka Bazar* disse...

Oi Tita! Como vc disse "Nós ja estamos condicionados a "ver" as mentiras e esperar menos dos produtos". Anos atrás fui num restaurante com um namorado e vimos a foto de um prato, o prato não parecia grande e nós logo comentamos:
- se na foto está assim, na verdade vai ser mt pequeno, vamos pedir 2...
Qual não foi nossa surpresa quando chegou o prato e esse era muuuito melhor q a foto!! O segundo prato sobrou quase todo (a proposta do prato era ser individual!)
Fiquei tão surpresa que até hj lembro disso.
E é claro que viramos fregueses!
Mas tb me lembro que eu me frustrava com a barbie na infancia... rs

A Feira disse...

um dos melhores posts até hj. parabéns. adorei e commm certeza já me senti frustrada com vários produtos. os brinquedos da minha filha então... nem comento. bjus

Princesa Bazar disse...

Oi, Tita!
Eu uso o curvex Prada de aço inoxidável com silicone para porporcionar um curvamento perfeito aos cílios, porém quero comprar um Shu Uemura que dizem que é o melhor de todos!
E não tenha medo de usar viu, é só prática, depois você não pára mais.
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Looks Brechó disse...

Eu comprei esse panetone de leite condensado, voltei mega feliz, louca pra comer e foi uma verdadeira decepção... massa seca e recheio mesmo que é bom quase nada!!!!
Adorei o post!!
Bjim, Ci

Coisas de dondoca disse...

Esse post não ficou bom. Ficou ótimo !! Infelizmente vivemos em uma cultura em que não se reclama das posturas absurdas adotadas pelos fabricantes de alguns produtos . Simplesmente "deixamos para lá". E olha que temos um código de defesa do consumidor que nos dá respaldo para exigir posturas diversas. Temos que reclamar mesmo. Agora, o lance da sua filha com a boneca foi de cortar o coração ...

Lado B disse...

coitadinha da menininha,rs

flor, se puder da uma passadinha la no Lado B e participa da promoção que ta rolando? vale um brinde surpresa!

Bruna Bozano disse...

Menina, vc disse tudo e mais um pouco viu? Tá certíssima e eu concordo com cada centímetro do teu testo. Ainda bem que temos os blogs, atingimos pessoas e fazemos algo para que isso mude. No meu blog falo sobre uma experiência frustrada com um tira-manchas. Se quiser ver, passe lá, bjks.

www.bruunbabi.blogspot.com

Fábrica dos Convites disse...

meu filho Cauê também anda reclamando das propagandas, primeiro foi com o boneco Max Stheel, onde a tv diz que o boneco é em 3d, e ele me questionou se todos os bonecos já não seriam 3d, depois foi com a papete do Hot Whells, onde ele explicou para o irmão que a velocidade da corrida seria dele e não da sandália. Pelo menos ele já não cai tão fácil nas propagandas. Bjs, Rose.

Beth Mello disse...

To chocada!!!! Quantos as bonecas, realmente fica muito difícil para as crianças entenderem que elas não dançam, nem seguram nada e muito menos ficam em pé....e o rímel, comprei esse novo da Avon que é super extend alongadora,...Vergonhoso!!!! não faz nenhuma diferença dos outros comuns...só mudou o nome...
Excelente esse post!!! Vamos ficar alertas!!!

Beronique disse...

Esse post me fez lembrar de quando era pequena e me encantava com a propaganda das bonecas na tv e da aparente 'magica' que elas faziam. Chegava em casa tentando botar em pratica aquilo q tinha visto na telinha e me decepcionava de montão. A propaganda é cruel mesmo com os pequenos e até minha mãe explicar q nada daquilo ia de fato acontecer....
Fiquei boba também com a propaganda das piscininhas, puxa, eu nunca tinha visto essa, rsrsrs!! Q vergonha!

Ambiente Bazar disse...

Eu tenho pra mim que TODA propanga de máscara pra cilios é enganosa (no mínimo eles usam cíliso postiços na modelo.
è tudo igual

Anônimo disse...

Isto é jogada né Marketing... todos vão fazer isso. Mas a boneca Barbie, aparece claramente na caixa: A BONECA NÃO FICA DE PÉ SOZINHA!!

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs