Pular para o conteúdo principal

Maquiagem Básica - Primeiro Passo


Hoje a Tita Leke, dona do blog Bazar das Mamães, preparou algumas dicas básicas de maquiagem para compartilhar aqui com vocês. A Tita Leke vai colaborar com alguns post sobre maquiagem. Espero que gostem e não deixem de comentar. :)
Ah, só para avisar que mês que vem teremos uma colaboradora fixa na área de maquiagem. Ok?

MAQUIAGEM BÁSICA PRIMEIRO PASSO
Preparação da Pele
A preparação da pele é o passo mais importante de toda maquiagem. É ela quem vai corrigir eventuais imperfeições e uniformizar sua pele, deixando-a protegida, hidratada e com a textura ideal para receber os demais produtos.

Limpeza

Esta fase preparatória é muito importante para fixação da maquiagem. Aconselho sempre uma visita a um dermatologista para a prescrição correta dos produtos para limpeza, visto que existem muitos tipos de peles (oleosas, ressecadas, com tendências alérgicas).Caso não seja possivel procure sempre produtos neutros e hipoalergenicos.O principal é lavar bem o rosto com água fria, fazer a utilização de um adstringente de limpeza, depois hidratar com um creme de preferencia com filtro solar, caso a maquiagem for para o dia. Não pense que porque você vai passar maquiagem, a sua pele pode ficar sem proteção, mesmo que essa já possua fator de proteção solar na própria.
DICA ESPECIAL: PASSE UM CUBO DE GELO NA SUA FACE APÓS A LIMPEZA, O FRIO FECHARÁ OS POROS E EVITARÁ QUE SUA PELE TRANSPIRE DEMAIS, MANTENDO ASSIM SUA MAQUIAGEM INTACTA.


Base- O tom certo

Para escolher o tom mais compatível com sua pele, olhe a cor do seu antebraço e do colo, a tonalidade da base deve ser parecida com estas regiões. Existem basicamente 5 tipos de peles e suas variações, temos a pele branca, rosada, amarelada ou oriental, morena e negra. Se você já sabe o seu tipo ficarámais fácil escolher sua base. Enfim, para o teste final da cor aplique a base primeiro nas laterais do seu rosto, isto lhe dará certeza do tom certo, não muito escuro nem muito claro.

Aplicação:

Confirmada a cor, existem duas formas corretas de fazer a aplicação, com os dedos ou esponja. Ao contrário do que se pensa não colocamos a base diretamente no rosto e a espalhamos com a esponja. O correto é colocar uma pequena quantidade no dorso da mão e então com uma esponja ou com seus dedos indicador e anular juntos, pegar uma quantidade pequena e aplicar com suaves batidinhas na sua pele, desta forma o produto ficará homogeneo.Não esqueça pescoço e nuca e tambem as palpebras.Outra ressalva, existem mulheres que preferem utilizar apenas o pó, caso sua pele já seja clara e livre de muitas marcas e sinais isso é possivel.Não esqueça de utilizar sempre produtos que já possuam fator de proteção solar.
DICA ESPECIAL: PASSE A BASE TAMBEM NOS LÁBIOS, ISSO FARÁ SEU BATOM DURAR MAIS.

O corretivo

Se você tem olheiras, manchas, acne ou marcas muito pronunciadas no rosto o uso do corretivo é necessário, caso contrário pode-se deixá-lo de lado.Aplique o corretivo demarcando pontinhos nas regiões estratégicas: aba do nariz, entre o queixo e a boca, nas pálpebras e abaixo dos olhos. Com o uso dos dedos dê leves batidinhas para distribuir o produto. Não esqueça de deixar a face relaxada, sem esticar a pele no momento da aplicação.Não é só a região abaixo dos olhos que merece o corretivo, as pálpebras são valorizadas quando ganham essa atenção. O produto irá fixar a sombra de forma mais eficiente e revelar melhor sua cor. Além de segurar melhor o lápis e o delineador.Para espinhas e cravos prefira os corretivos mais secos, em forma de bastão.
DICA: Utilize um tom levemente mais claro que a base. Isto dará um efeito de iluminação para a área dos olhos.

Você agora está pronta para receber a maquiagem. Próximo passo será a cobertura da pele e uso do blush.

Dicas de Tita Leke - curso de Maquiagem Básica e Auto Maquiagem em 2008.


Comentários

  1. Belo post, maquiagem para as mulheres é esencial.

    ResponderExcluir
  2. Como uma boa esteticista que sou, estou sempre ligadíssíma em tudo que se refere a beleza e tambem aos cuidados com a pele.
    Adorei o post, está bem explicativo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post...adoro maquiagem mas na hora do "vamô vê" sempre troco a ordem de tudo...hehe...estas dicas ajudam muito pra gente gatar menos no salão...
    bjão e obrigada!!!

    ResponderExcluir
  4. Se me permitem quero deixar uma sugestão para as próximas postagens.
    Uma matéria mostrando como fazer uma massagem facil simples, que qualquer mulher, mesmo sem grande conhecimento na área possa fazer todos os dias antes da maquiagem. Seria muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Potimas dicas ...o proximo post podia ensinar como aplicar a sombra para ela ficar com duas cores ...
    ja tentei mas não ficou legal .

    ResponderExcluir
  6. otimas dicas gostei.
    O layout do blog mudou tb neh!!! Gostei mais desse novo beijos

    ResponderExcluir
  7. Nossaaaaaaaaaaa, há anos que passo o corretivo antes da base..... Como o garimpo me ajudou a perceber que eu não sei nada de maquiagem! rs

    Post muito legal, parabéns!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. to precisando de um corretivo e uma base

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Que blog fofo e super informativo. amei!

    Aguardo sua visitinha na minha casa

    http://nostemposdaminhaavo.blogspot.com/

    Bjão!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post!!! É sempre bom ver novidades e os cuidados básicos são extremamente importantes!!
    Bjim, Ci

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. OLÁ MENINAS, AQUI É A TITA, AUTORA DO POST SOBRE MAQUIAGEM BÁSICA. VI QUE SURGIRAM ALGUMAS DÚVIDAS E GOSTARIA QUE VOCÊS DEIXASSEM SUAS PERGUNTAS, NO PROXIMO POST SOBRE O PÓ E BLUSH COLOCO AS RESPOSTINHAS PARA VOCÊS.
    GOSTO DE FRISAR QUE FIZ O CURSO PARA MAQUIAGEM DO DIA A DIA E AUTOMAQUIAGEM, CONHEÇO ALGUNS TRUQUES, MAS MAQUIAGEM PARA A NOITE SEM POUCO.
    BEIJOS E AGUARDO AS DÚVIDAS.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post. Acho super bom todas saberem se auto maquiar. Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas!
    Mas pra mim o pior não é fazer e sim tirar a maquiagem.. /preguiça kkkkkkkk

    :**

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post. Super simples e fácil de fazer, que é o que a gente precisa, né?

    bjs

    brechoparaquemechic@bol.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adoorei, otimas dicas!!!
    Sou fã de maquiagem! Bjuus

    ResponderExcluir
  17. Querida, adorei as dicas... bem básica e fácil. Qdo for a parte de sombras, teria como descrever quais as cores mais indicadas para os tons de pele? obrigada...Tati

    ResponderExcluir
  18. RÔ,
    PRA FALAR EM MAQUIAGEM, EU TROUXE UM MONTE DE MIAMI, E TEM VÁRIAS NO MEU BLOG.
    COLOQUEI ONTEM. PASSA LÁ PRA VER!!!
    BEIJOS COM CARINHO,
    CAROL

    ResponderExcluir
  19. Adorei a matéria!
    Tenho muita dificuldade para me maquiar, geralmente fico só no rímel e gloss, rsrs
    bjão

    ResponderExcluir
  20. Gente eu sou uma doente por maquiagem, e acho muito legal sempre ler dicas sobre o assunto ... então vou contar uma.
    Eu nunca entendia direito a função do Primer, ate que um dia fiz um curso de automaquiagem na M.A.C. do shopping Morumbi e as meninas chamavem ele de " efeito cinderela" ... porque ???
    O primer ( eu uso prep+prime da mac), forma uma fina camada na pele " acobertando" certas imperfeições, linhas, sulcos,poros deixando a pele lisinha para receber a base, o que proporciona acabamento na maquiagem. Meninas não é besteira não, vale a pena experimentar o efeito "ual". Outro nominho que ouvi este dia.

    Beijos,

    Su

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!
    Amooo maquiagem, não vivo sem ^^ e o post ficou mto bom!!
    A base tbm pode ser aplicada com o pincel. Eu aprendi isso no Esquadrão da Moda rsrs, testei e aprovei. A camada fica bem fininha e muito mais espalhada do que qdo aplicamos com o dedo.
    Tenho uma dúvida: o corretivo vem antes da base certo?
    Uma coisa que eu gostaria de aprender é passar o lápis bege (ou prata) junto com preto no olho, e dar aquele contraste que as atrizes usam. Já tentei mas não consegui :-/
    Se for possivel gostaria que ensinasse ok?
    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  22. OI MENINAS, ESSA SEMANA VOU ENVIAR O POST QUE DÁ CONTINUAÇÃO A ESSE. VAMOS USAR O PÓ E O BLUSH DE FORMA CORRETA...COM UMAS DICAS LEGAIS.
    A SOMBRA EU CHEGO LÁ...É A PARTE MAIS TRABALHOSA E CONTINUEM LENDO OS POSTS DE TODAS AS MENINAS, TEM DICAS BEM LEGAIS TB.
    A PROPÓSITO, VOCÊS SABEM O TOM DE PELE DE VOCÊS? JÁ PARARAM EM FRENTE AO ESPELHO PARA ANALISAR?
    BJS DA TITA

    ResponderExcluir
  23. Meninas, quanto ao uso do corretivo, quero acrescentar que pode ser usado antes da base sim!
    Eu fiz o curso e aprendi a coloca-lo depois para dar um pouco de luminosidade na área dos olhos. Mas funciona legal dos dois jeitos, então vcs tem que ver o que fica melhor na pele de vcs.
    Eu, particularmente, para uma maquiagem básica (dia a dia) uso o corretivo e pó, não uso a base, gosto do mais natural possível.
    Uso a base geralmente quando vou sair.
    Continuem postando e acrescentem dicas se quiserem, tudo é bem vindo! Quanto mais aprendermos melhor!
    Grande beijo
    Tita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta