Pular para o conteúdo principal

Gentileza gera gentileza. E o que isso quer dizer mesmo?

Gentileza gera gentileza, a gente lê muito isso pelos brechós.

Eu não sei se todo mundo sabe que este dizer é do mestre maluco beleza  carioca, o Profeta Gentileza. Se não conhece a história, vale perder um minuto do seu tempo para incrementar a sua cultura Histórica.

Mas não vou falar dele e sim dessa frase muito difundida e pouco refletida que é "Gentileza gera gentileza".

Para mim, ela pode ser generalizada para muitas outras, se não todas, condições da vida. Amor gera amor, dinheiro gera dinheiro, positividade gera positividade, confiança gera confiança.

Uma das coisas que o meu pai me ensinou, e que é muito preciosa para mim, foi a não ficar repetindo " Não tenho dinheiro, ó céus, ó vida, não tenho dinheiro".  Ele dizia que isso era ótima desculpa para não sair do lugar e quem pensa que não tem, nunca será digno de ter. E também que a gente tem dinheiro sim, já que felizmente, a maioria de nós aqui não somos os miseráveis vitimizados da sociedade, felizmente. Diga ( ele dizia): eu  sou rico, não tenho dinheiro AGORA porque escolhi gastar em outra coisa ( ele fazia a gente levantar e recitar esta frase hehehe). E ele perguntava: " o que você tem? Pára de pensar no que você não tem e vá cuidar do que você tem". E isso é batata. Todo mundo tem alguma coisa pra dar e vender. Disposição, paciência, cultura, tempo, inteligência, roupas usadas...Como nós vamos administrar o que temos é o que define o que teremos.

Bom, isso para falar na falta de gentileza que vejo em muitas transações comercias entre brechós. Sim, porque eu faço muitos test drives por aí. E vejo gente economizando palito na hora do frete- o que eu acho de uma deselegância sem fim. E vejo gente desconfiada demais, achando que o Doc vai ser suspenso no último minuto. Vejo gente vendendo coisa por um preço sedutor e aí quando a coisa chega a gente nota alguma esperteza boba como algum detalhe que inviabiliza  o uso da roupa: saias curtas demais, sapatos que não calçam bem em ninguém...Tudo bem, a pessoa já recebeu o dinheiro mesmo. Mas perdeu uma grande cliente. Perdeu a chance de ser bem recomendada. E perdeu, principalmente, a chance de ser bem sucedida. Porque gente, economia de palitos só gera uma coisa: palitos.

Eu acho que não custa nada oferecer um descontinho no frete. Não custa muito, ao menos, já que não é o caso de termos fornecedores no nosso pé cobrando a ponto de determinar nossos preços. Não custa nada mesmo mandar um bilhetinho num papelzinho simples e limpinho. Não custa enviar uma roupa  limpa e cheirosa, checada e bem cuidada. Não custa perguntar, na hora de enviar, qual a diferença de preço entre Sedex e PAC, às vezes, se a pessoa comprou muito ou é cliente antiga, não custa nada fazer um upgrade no frete. Muita gente envia brindes mas costuma ser algo tão impessoal que já me deixa desconfiada de engambelamento. Não é assim que se conquista as pessoas, mesmo.

Gentileza é de fato um troço que não custa muito mas de tanto não praticarmos parece que vamos esquecendo.

Gentileza é a gente prestar atenção no outro. Quem é você, do que você gosta, qual a sua dificuldade, posso ou não posso ajudar? E isso não vai deixar ninguém mais pobre.

Comentários

  1. Concordo plenamente! A gentileza se nota nesses pequenos detalhes e e ela que nos traz mais clientes. Clientesbem tratados e satisfeitos voltam sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu gostaria de um dia poder entender determinantes.

    Eu acho que essa discussão não termina por aqui, nesse post. Há muitos assuntos que vêm destes e muitos outros incômodos que a gente vai percebendo no cotidiano de respostas por e-mail, mas que vai deixando pra lá com medo de ser chata ou de dar a cara pra bater, como vc deu nesse post.

    Parabéns pela coragem e eu assino embaixo de TODAS as coisas que vc disse.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a minha primeira frase não faz sentido. Eu quis dizer que gostaria de entender determinadas coisas.

    Pq tbm não entendo...

    Vc poderia dizer tbm da falta de educação de orçar um frete, combinar a venda, vc chegar a passar dados bancários, embalar a venda e a pessoa simplesmente sumir e nem mandar um e-mail avisando que não quer mais.

    :/

    Lamentável.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Danielle. Eu não mencionei isso justamente porque acho que exigimos educação e gentileza dos clientes sem sermos nós mesmas gentis. E pra falar a verdade, acho que desistir é um direito do consumidor. Quantas vezes vamos a uma loja, experimentamos mil coisas, criamos expectativas na vendedora e não compramos nada ?
    Claro que é mais gentil avisar que desistimos mas, como aqui me dirijo mais às donas de brechó, acho também que a gentileza pode começar na gente, a gentileza de compreender que a vida de todo mundo tem imprevistos, a nossa também.

    beijosssssss obrigada pelo apoio :)

    ResponderExcluir
  5. Eu assino embaixo de tudo que você disse também. E Danielle, isso é beem comum... e acho que a melhor maneira de conseguirmos mudar isso é com o exemplo. Sendo gentis até nestes casos... é o que eu tento fazer!
    Um beijo meninas!
    Gi
    http://bazarmeudesapego.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ótimo post!

    Se gentileza gera gentileza, vamos ser as primeiras as ser gentis com as compradoras!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, Maura! Como sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei o post interessante e, como a Dani disse, pode dar margem à vários outros... mas discordo quanto ao que disse sobre suspeitar de doc, já soube de várias amigas blogueiras que levaram calote porque confiaram no doc pendende, no envio de comprovante por email e etc: Prudência e canja de galinha não faz mal à ninguém.

    Meninas, deixem as mercadorias separadas mas só embalem após o dindin ficar disponível na c/c porque assim a chateação vai ser menor...

    Quanto aos outros itens do post assino embaixo!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho esse banner no meu brechó! Eu sou dona de brechó, mas sou cliente também, como muitas meninas, e sempre procuro tratar as pessoas da forma que gostaria de ser tratada, independente do tratamento que recebo! Mas confesso que me decepciono muitas vezes com a falta de respeito e compromisso de muitas pessoas!! Não custa nada avisar a desistência de uma compra!!! Como já coloquei em outro post, se a cliente quiser muito uma peça e me pedir para reservar por um mês (já aconteceu várias vezes), eu reservo sem problemas, só peço em troca o compromisso de avisar se desistir!!! É muito? Agora Verônica você está certíssima prudência não faz mal a ninguém!! Eu só envio depois que o $$$ cai na conta, pois já vi muitas pessoas reclamando de calote!!!
    Bjim, Ci

    ResponderExcluir
  10. Concordo que a gentileza tem que partir de nós donas dos brechós, pois uma cliente satisfeita não tem preço.
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Maura realmente essa sua postagem foi excelente.
    Cliente feliz e satisfeito é nosso cliente em qualquer coisa que a gente faça.
    E só completando seu post gentileza temos que ter com todos que nos cercam pois só assim (tentaremos) fazer um mundo melhor!!!
    Bjs
    Camila
    http://divasfashionbazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Concordo que a gentileza tem que partir de nós donas dos brechós, pois uma cliente satisfeita não tem preço, e ela dá lucro né ..porque volta sempre.
    Bjus...
    http://ambientebazar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Gente, a Maura falou tudo, assino embaixo, em cima , atrás,...dos lados....e sou como a Camila, gentileza em todos os aspectos de nossa vida,...decepções, acontecem, mas passam, e a vida continua.O importante é estarmos bem conosco, e certas que fizemos direito a nossa parte.
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olha, amei esse post. Como leitora assídua do Garimpo , achei oportuno e interessante. Vale dizer que o interpretei não somente na qualidade de blogueira , mas sob um aspecto geral.Sendo assim, a gentileza é tudo em qualquer especto na vida . Ela engloba paciência, solidariedade e altruísmo. E é sempre bom lembrar que as pessoas só dão o que tem, e que a vida às vezes coloca no nosso caminho pessoas diferentes, às vezes menos esclarecidas, ou situações que, num primeiro momento nos parecem de fracasso, mas que na verdade , servem para nossa evolução . Aplicar a gentileza nesses momentos torna as coisas muito mais fáceis .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós

Peça para ser linkado neste POST

Olá! Comentem neste post para que os pedidos para ser linkada sejam atendidos. Pedidos nos comentários das (outras) postagens serão a partir de hoje ignorados (02/11/10). Deixem o link para o seu blog no comentário nesta postagem. TODO os pedidos serão atendidos, porém não estaremos enviando e-mails para avisar que o link já foi adicionado ao nosso blog. Temos recebido pedidos repetidos o tempo todo. Então, por favor leiam essa postagem http://www.garimpodemocratico.com/2010/10/novas-regras-para-continuar-linkada-no.html Obrigada