quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Avatar

DESIGN DE INTERIORES - A Casa dos Signos 04


Hoje finalizamos uma série de posts sobre os signos e suas tendências em relação a Arquitetura de interiores. Espero que tenham gostado e não deixem de comentar.


CAPRICÓRNIO
Elemento: terra
Planeta: Saturno
Ambiente preferido: sala de jantar
Capricornianos, sempre optarão por uma decoração clássica, com padrões tradicionais e cores que não cansam, enfim tudo que não seja datado e possa configurar uma casa eterna, indestrutível e segura. São minimalistas, e não guardam muitos objetos, é um signo mais prático e extremamente ligado a tradição. Os móveis, tecidos e decoração, além de serem bonitos, devem durar muito, pois é um signo que não gosta de mudanças, sem contar que são controlados nos gastos.

Estáveis e conservadores, o signo de Capricórnio optará por pisos duráveis em madeira, granito, mármore ou alguma outra pedra, estes  poderão ser envernizados  ou simplesmente encerados. Os móveis terão linhas clássicas e as vezes um pouco antigas, estofados serão em couro ou tecidos mais encorpados com estampas clássicas e dificilmente a decoração destoará de tonalidades como o bege, caramelo, marrom, cinza e o verde escuro, evitando as cores vibrantes demais.
Tudo refletirá discrição e as vezes um pouco de severidade e rigor. Objetos como cúpulas dos abajures feitas de um clássico papiro, tapetes persas, quadros antigos com molduras clássicas, tudo isso ajudará a compor um clima geral de austeridade. Os capricornianos odeiam tudo que dê um toque romântico ou pueril, por isso nada de rococós ou enfeites desnecessários, e tem  aversão a ostentação, ao descartável, a tudo que passa ao sabor da moda. Capricornio se resume em qualidade e  nada além do essencial. As peças antigas caem muito bem em seu estilo, ficarão sempre com o que foi testado e aprovado.
Têm horror a invasão de privacidade, de forma que utilizarão portas, divisórias e cortinas para impedir o olhar do intruso. O projeto ideal de uma casa para o capricorniano, deve privilegiar espaços privados, ambientes que traduzam ordem e onde eles possam ficar em silêncio e isolamento. Fazem qualquer coisa para se isolar do ambiente externo: ar condicionado ligado, vidros com insulfilme e isolamento acústico, também adoram prédios antigos, com paredes grossas que garantem privacidade.
Não vão abusar da luminosidade preferindo a meia luz, principalmente no seu quarto, será neste local que se concentrarão no essencial, procurando sempre mais o vazio e o abstrato, quando houver algo supérfluo neste ambiente, como o fogo de uma lareira, os livros favoritos e a sombra verde de uma planta, serão alguns excessos que lhe proporcionarão os sentimentos que neste lugar íntimo, às vezes lhe faz falta.
Objetos do signo de Capricórnio: Relógio de parede ou cuco. Móvel de madeira no canto da sala para por as fotos da família. Assinatura de jornal e revista. Quadros e móveis em tons escuros e discretos e/ou antigos. Coleção de CDs de grandes cantores, clássicos e bandas, tudo bem guardado. Coleção de DVDs de filmes antigos.


AQUÁRIO
Elemento: Ar
Planeta: Urano
Ambiente preferido: home theater 
super equipado
Os aquarianos têm uma necessidade vital de grandes espaços, detestam ambientes entulhados e portas com entradas e saídas obstruídas. Assim como o seu elemento (Ar) eles precisam da sensação de amplitude e de poder circular com facilidade pelos espaços arejados. Geralmente os aquarianos gostam de morar em andares altos.
 Apreciam uma linha de decoração mais vazia e simples, aquela chamada estilo "clean", com poucos objetos e poucos móveis. O que a maior parte de nós chamaria de aconchegante, para eles, é claustrofóbico. 
Não se assuste se ao chegar na casa de uma pessoa do signo de Aquário você encontrar os ambientes quase sem móveis, dando a impressão de que ninguém mora ali. Eles são muito descolados e não se ligam em ter muitos objetos e móveis, ter o necessário é o que importa. Geralmente esse necessário é um pouco de conforto, tecnologia e praticidade, aliadas à idéia de ambientes amplos. Liberdade é seu ideal. A casa tem um ar boêmio e possui móveis assimétricos, pois foge do convencional. As peças escolhidas têm proporções incomuns, misturam efeitos inovadores e estampas variadas. Porém, sua verdadeira paixão é a tecnologia, por isso espalha aparelhos eletrônicos pela casa.
Em sua maioria o Aquarianos são distraídos, capazes de procurar o dia inteiro pelos óculos que estão sobre o seu nariz, ou descarregar as compras do supermercado e deixar as chaves dentro da geladeira.
Mas eles são realmente “fissurados” nas novidades tecnológicas para saciar sua sede de informação e cultura ou mesmo para poder compartilhar com os amigos. Sua casa será um verdadeiro laboratório de novidades tecnológicas e estilos arrojados. Mas, não irá chocar seus amigos que já conhecem suas manias e gostos extravagantes.
Vão buscar um estilo sempre muito peculiar, fora dos padrões ditados pela moda, podem optar por materiais sintéticos, que dão uma aparência "fake" por pura irreverência, mas também gostam bastante de materiais metálicos, aço escovado ou inox que podem ser encontrados em suas geladeiras e fogões. Tudo com um estilo high tech, linhas arrojadas e design futurista. Adoram a casa de estilo "inteligente" - controle remoto para o ar condicionado, som , tv e luzes. Como enjoam muito facilmente das coisas, é melhor que elas não sejam muito caras para que possam ser trocadas de tempos em tempos. 
Como desprezam o óbvio, o básico e o tradicional, gostam de subverter a ordem e de ver as coisas sob outra ótica, assim uma colcha pode virar a cortina, uma chaleira um vaso de planta e um tapete persa ou quadro valioso pode ser encontrado, por exemplo, na copa ou no banheiro. Não existe apego pelas coisas, de modo que as substituem facilmente, dando à casa sempre uma cara nova
O quarto do Aquariano é sinônimo do paradoxo, ele prefere um quarto que não lhe pareça tanto com um quarto. Por isso suas opções recaem sempre sobre o que há de mais moderno e abstrato com os moveis e objetos do mais absoluto design, funcionais, modernos e futuristas. 
Alguns objetos preferidos de Aquário: computador, laptop, DVD, filmadora, TV de LCD, máquina digital. Livros e filmes de ficção. Objetos, móveis e quadros para decorar QUE sejam exóticos, modernos, arrojados e diferentes. Revistas de tecnologia e decoração.


PEIXES
Elemento: água
Planeta: Netuno
Ambiente preferido: cantinhos zen, adega ou jardim

Você já esteve no paraíso? Ar de tranqüilidade, aconchego e quietude? Basta ir à casa de um pisciano. Este é o local para relaxar e repor suas energias. Sua decoração será leve, com tonalidade de parede e tecidos suaves, simplicidade e conforto fazem uma dupla de sucesso. De todos os signos do zodíaco, este é o mais sensível às influências do ambiente e tem necessidade de muito silêncio e privacidade para se reabastecer física e psicologicamente.

Para eles, o que importa mesmo é o astral da casa e outros lugares que eles freqüentam. Ninguém melhor do que eles para detectar "um bom astral" e manter a vibração positiva, usando e abusando de recursos como: cores, aromas, pedras e cristais, plantas, e toda a técnica do feng-shui. A água e a música, duas de suas grandes paixões, devem estar presentes no ambiente em que vivem. 

Por isso morar de frente para o mar ou perto dele, é sem duvida o mais indicado, se isso não for possível, deve buscar um espaço onde possa colocar uma pequena piscina, uma fonte ou simples lago. Os acabamentos como o vidrotil no banheiro, na cozinha, no hall ou em alguma parede da sala, poderá ser interessante, por fazer lembrar água e umidade, da mesma forma os pisos e cerâmicas devem ter um brilho sutil, como se alguém tivesse acabado de passar um pano molhado neles. 
A iluminação também é um fator importante para dar o clima ideal a esta casa, por isso, podem abusar de velas e castiçais e até mesmo de dimmers, outra boa opção são luminárias do tipo "lanternas mágicas" que projetam imagens nas paredes, e também pingentes de cristais que refletem a luz. 
Nada em seu refúgio deve ser denso, pesado ou muito sólido. Ao contrario, deve haver leveza, e elementos que inspirem a imaginação. 
Os Piscianos preferem todo o tipo de transparências, por sua sutileza, podem usar tecidos translúcidos em cortinas, toalhas e colchas, além de tapetes de tramas abertas e a furta-cor nos estofados, que variam de acordo com o ângulo e a luz. Como são extremamente visuais, podem explorar bastante as imagens: fotografias, quadros, posters, calendários, etc. Um toque místico, como um pequeno altar ou alguns símbolos e ícones esotéricos podem complementar a decoração de sua casa ou escritório. Ele não se importa muito de ter a casa "bagunçada". O essencial para ele é ter um espaço que o leve bem longe do mundo real, e onde a luz da realidade não avance na penumbra de seu imaginário. 
O quarto é seguramente um lugar para sonhar e talvez, além dos incensos e dos anjos, tenha até estrelas, muitas estrelas pintadas no teto! Neste quarto ele medita, ouve música, faz seus exercícios e se volta para o seu silêncio interior.
Objetos para o digno de Peixes: Sinos dos ventos, mandalas, aquário na sala. Móveis e tecidos em tons suaves. Quadros abstratos. Livros e revistas de cinema, decoração e poesia. Miniaturas. Aparelhos de som pela casa. Coleção de CDs de música contemporânea, jazz e erudita. Fotos da família. Painel de fotos de amigos.


























Chegou ao fim a nossa matéria sobre os signos, semana que vem já será outro tópico.
Grande abraço
Tita - Bazar das Mamães

7 comentários:

Princesa Bazar disse...

Eu adorei essa matéria dos signos e os ambientes.
Parabéns Tita!!
Bjus... Ana
http://princesabazar.blogspot.com/

Brechó Bom, bonito e usado! disse...

Tita!!! Estava esperando ansiosa pelo dia da casa de aquário...amo ser aquariana, tem tudo a ver comigo e a casa que vc descreveu mais ainda!...rsrs..AMEI! Parabéns pela pesquisa e texto! Bjs

**Love Laces** disse...

Adorei!
Combinou mais com meu ascendente.
Bjs

Blog Bazar Virtual disse...

Bem legal o post !!!
E para quem gosta de decoração, tenho um moooonte de revistas de decoração aqui em casa (todas atuais), que logo logo estarão no bazar, fiquem atentas :)
Beijos,
Sandra Mara.

Ambiente Bazar disse...

Gosto de decoração tbm ,um ambiente decorado pode transmitir tanta coisa

Beth Mello disse...

Tbém adorei esse post!!!! E simplesmente ADORO decoração...Foi bem legal conhecer o ambiente de acordo com o signo...o meu foi certeiro.....
Bjinhosss
Beth Mello
www.bethmello-brecho.blogspot.com

Tita Leke disse...

Que bom que vcs gostaram da matéria e que tenha fechado com várias de vcs.
Posso dizer que meu gosto em relação a decoração bateu direitinho...Sou Sagitário com ascendente em aquário e meu marido Aquario com ascendente em áries. Na minha casa tem muitos livros, cds, tem cor vermelha, coisas de lugares que ainda nem fisitei. Agora confesso que sonho em ter uma casa mais aquariana um dia, tipo cimento aparente e peças mais soltas.
Grande beijo a todas
Tita
http://bazardasmamaes.blogspot.com

Postar um comentário

Dicas: Procurem comentar quando estiverem logadas. Lembrando que as top comentaristas do mes terao seus banners divulgados no blog.

Related Posts with Thumbnails

Minha lista de blogs