Pular para o conteúdo principal

Boeuf Bourguignon - A carne em vinho tinto com cogumelos

A História
A região francesa de Borgonha, é famosa pelos seus vinhos e gastronomia requintada. Os pratos "à la bourguignon" tipicamente incluía um molho feito com vinho tinto e guarnecido com cebolas, cogumelos e bacon cortado em cubinhos.

Ingredientes:

  • 750 gr de carne
  • 30 gr de farinha
  • 100g de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 750 ml de caldo de carne

Para a marinada:

  • 1 litro de vinho tinto
  • 200 gramas de mirepoix vegetal (O mirepoix é uma mistura de legumes cortados e usados na preparação de sopas e pratos de carne para realçar o sabor dos molhos. Os vegetais utilizados em quantidades iguais, são cenouras, alho-poró, cebola e aipo)
  • 2 dentes de alho picados
  • pimenta em grão

Para guarnição:

  • 150 g de cebolas pequenas
  • 60g de manteiga
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de açúcar
  • 150g de cogumelos
  • 100 g de bacon
  • 1 colher de chá azeite
  • salsinha a gosto

Esta receita é fácil, é só um pouquinha mais elaborada das que eu costumo colocar aqui, mas vale a pena, pois fica uma delícia!!!! Para um almoço de Domingo, um jantar a dois....

Preparo (passo-a-passo)
1. Corte a carne em cubinhos, misture todos os ingredientes para a marinada em uma tigela e acrescente a carne. Cubra e deixe descansar por pelo menos 12 horas.

2. Remova a carne e reserve a marinada. Seque os pedaços de carne em papel-toalha. Em seguida
passe na farinha e na manteiga derretida.

3. Coe a marinada, reserve o líquido. Os legumes são adicionados à carne, juntamente com a massa de tomate. Refogue(foto acima).
Em seguida, adicione o 'líquido' da marinada e deixe ferver até reduzir pela metade. Neste ponto, a cozinha começa a cheirar como o céu!!!

4. Adicione o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo durante 1 hora e meia. Nesse meio tempo prepare a guarnição: coloque em uma panela a cebola, a metade da manteiga e água o suficiente para cobrir, junte o açúcar e a pimenta e cozinhe até que estejam dourados.

5. Lave e misture os cogumelos com o restante da manteiga. Em uma frigideira, frite o bacon em um pouco de óleo, escorra a gordura e adicione os cogumelos.

Como montar o prato: Normalmente sirvo a carne acompanhado de cebolinhas e cogumelos salteados com bacon, mas o complemento é a gosto do cliente!!!

Por Lindsay - Boneca de Pano Bazar
Fonte: www.recetasdemama.es

Comentários

  1. Hummmmmmmm!!!!!!
    Me parece muito bom!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hum..... Parece ótimo.... Eu serviria com um pure de batatas também.... que é pra vc jogar o molho em cima dele....

    DILIÇA!!!

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso! Adorei a idéia da Bruna de combinar com purê! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Nossa ..parece super gostoso!!!
    Pode ser qualquer tipo de carne ..ou vc indica uma específica ?

    ResponderExcluir
  6. HUMMMM !!!! Parece estar muito gostoso!!! Adoro receitas com vinho,....tbém gostei da idéia do purê....Mais uma receita pra minha pastinha...ADORO!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro receitas com vinho!
    Só dispensaria as cebolas que detesto...kkk
    Essa semana fiz um frango húngaro que vai vinho branco e ficou uma delícia!!
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai meninas... Esse é muuuuito bom!!!
    É Bruna, com um purê ficaria ótimo!!!
    Comer é uma das melhores coisas da vida...Hummmm!!!

    Bjks para todas!

    ResponderExcluir
  10. Essa eu salvei direto no meu pc e vou testar meus dotes culinários com ela!!
    Gosto de tudo o que tem nessa receita!! tudo mesmo! rs

    Beijoos

    http://brechocoisinhasdeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas, Esse post é pra falar sobre o site Enjoei  . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados. Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo: 1º - TAXAS ABSURDAS   - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15 ? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que

Enxoval de bebê - Melhores lojas para comprar online (boa e barata)

Olá, meninas Saiu fresquinho um novo vídeo para vocês, nele recomendando algumas lojas online boas e baratas para montar o enxoval do seu bebezinho. Em primeiro lugar recomendo a PostHaus ( www.posthaus.com.br ) . Entregam super rápido e os produtos são de excelente qualidade. Bom sempre esperar para conseguir uma promoção deles, que às vezes tem 50% off e vale muito a pena, mais a pena até do que comprar roupas usadas numa loja de brechó. E tem uma boa variedade de marcas. Segundo lugar que comprei umas roupas na época que estava em promoção foi no site da Riachuelo ( www.riachuelo.com.br )  . Muitas vezes eles tem promoção de frete grátis, e descontões nas peças. Eles tem tanto a própria marca deles, como também vendem a marca queridinha Carter's. Super indico Fiz compras também na Mmoda ( www.mmoda.com.br ) . O site tem promoções muito em conta, de marcas boas. Entregam direitinho e bem rápido. Comprei coisas boas e bem baratas por lá. Também recomendo o site da CEA (

Os 15 melhores episódios de South Park por Matt Stone e Trey Parker

Os criadores de South Park nomearam os seus 15 episódios favoritos. Eles são: 1. Terrance and Phillip in Not Without My Anus - Temporada 2 - episódio 1 No final da primeira temporada foi prometido aos telespectadores que a identidade do pai de Cartman seria revelada. Ao invés disso, Parker e Stone dedicaram o episódio de abertura da 2° temporada aos comediantes canadenses Terrance e Phillip  Matt Stone: "Eu amo aquele episódio. É tão estranho e tão diferente, e o fato de que ninguém gostou dele me faz gostar mais ainda." 2. Good times with weapons - Temporada 8 - Episódio 1  O estilo cru da animação do South Park foi juntado a uma forma mais sofisticada de estilo nos  contos mirabolantes deste episódio e de duas de suas sequências, apresentando armas ninjas, jogos e urina de gato alucinógena. Stone :   Em " Good Times" fizemos anime.. 3. Make Love, Not Warcraft - Temporada 10 - Episódio 8  Stone: .... e em "Warcraft" nós