Pular para o conteúdo principal

Boeuf Bourguignon - A carne em vinho tinto com cogumelos

A História
A região francesa de Borgonha, é famosa pelos seus vinhos e gastronomia requintada. Os pratos "à la bourguignon" tipicamente incluía um molho feito com vinho tinto e guarnecido com cebolas, cogumelos e bacon cortado em cubinhos.

Ingredientes:

  • 750 gr de carne
  • 30 gr de farinha
  • 100g de manteiga derretida
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 750 ml de caldo de carne

Para a marinada:

  • 1 litro de vinho tinto
  • 200 gramas de mirepoix vegetal (O mirepoix é uma mistura de legumes cortados e usados na preparação de sopas e pratos de carne para realçar o sabor dos molhos. Os vegetais utilizados em quantidades iguais, são cenouras, alho-poró, cebola e aipo)
  • 2 dentes de alho picados
  • pimenta em grão

Para guarnição:

  • 150 g de cebolas pequenas
  • 60g de manteiga
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de açúcar
  • 150g de cogumelos
  • 100 g de bacon
  • 1 colher de chá azeite
  • salsinha a gosto

Esta receita é fácil, é só um pouquinha mais elaborada das que eu costumo colocar aqui, mas vale a pena, pois fica uma delícia!!!! Para um almoço de Domingo, um jantar a dois....

Preparo (passo-a-passo)
1. Corte a carne em cubinhos, misture todos os ingredientes para a marinada em uma tigela e acrescente a carne. Cubra e deixe descansar por pelo menos 12 horas.

2. Remova a carne e reserve a marinada. Seque os pedaços de carne em papel-toalha. Em seguida
passe na farinha e na manteiga derretida.

3. Coe a marinada, reserve o líquido. Os legumes são adicionados à carne, juntamente com a massa de tomate. Refogue(foto acima).
Em seguida, adicione o 'líquido' da marinada e deixe ferver até reduzir pela metade. Neste ponto, a cozinha começa a cheirar como o céu!!!

4. Adicione o caldo de carne e cozinhe em fogo baixo durante 1 hora e meia. Nesse meio tempo prepare a guarnição: coloque em uma panela a cebola, a metade da manteiga e água o suficiente para cobrir, junte o açúcar e a pimenta e cozinhe até que estejam dourados.

5. Lave e misture os cogumelos com o restante da manteiga. Em uma frigideira, frite o bacon em um pouco de óleo, escorra a gordura e adicione os cogumelos.

Como montar o prato: Normalmente sirvo a carne acompanhado de cebolinhas e cogumelos salteados com bacon, mas o complemento é a gosto do cliente!!!

Por Lindsay - Boneca de Pano Bazar
Fonte: www.recetasdemama.es

Comentários

  1. Hummmmmmmm!!!!!!
    Me parece muito bom!
    Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Hum..... Parece ótimo.... Eu serviria com um pure de batatas também.... que é pra vc jogar o molho em cima dele....

    DILIÇA!!!

    ResponderExcluir
  4. Parece delicioso! Adorei a idéia da Bruna de combinar com purê! bjs,

    ResponderExcluir
  5. Nossa ..parece super gostoso!!!
    Pode ser qualquer tipo de carne ..ou vc indica uma específica ?

    ResponderExcluir
  6. HUMMMM !!!! Parece estar muito gostoso!!! Adoro receitas com vinho,....tbém gostei da idéia do purê....Mais uma receita pra minha pastinha...ADORO!!!
    Bjinhosss
    Beth Mello
    www.bethmello-brecho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro receitas com vinho!
    Só dispensaria as cebolas que detesto...kkk
    Essa semana fiz um frango húngaro que vai vinho branco e ficou uma delícia!!
    Bjus... Ana
    http://princesabazar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai meninas... Esse é muuuuito bom!!!
    É Bruna, com um purê ficaria ótimo!!!
    Comer é uma das melhores coisas da vida...Hummmm!!!

    Bjks para todas!

    ResponderExcluir
  10. Essa eu salvei direto no meu pc e vou testar meus dotes culinários com ela!!
    Gosto de tudo o que tem nessa receita!! tudo mesmo! rs

    Beijoos

    http://brechocoisinhasdeaninha.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!!

Postagens mais visitadas deste blog

Por que NÃO comprar ou vender no enjoei.com.br ?

Olá meninas,

Esse post é pra falar sobre o site Enjoei . Pra quem não conhece é um site que você compra e vende o que você quiser mas é principalmente usado por pessoas que vendem roupas, bolsas, acessórios e sapatos usados.
Você que estava interessado em comprar ou vender no site, ou já vende e compra, eis aqui uma lista de pontos negativos do site que o tornam nenhum pouco atrativo:



1º - TAXAS ABSURDAS  - Esse ponto é tanto ruim para quem compra quanto para quem vende. Por que? Comprador, você sabia que o vendedor tem que pagar uma taxa 20% sobre cada venda mais um valor fixo de R$2,15? Além disso, o vendedor tem que pagar mais uma taxa para sacar o dinheiro para sua conta bancária. Então, você que se perguntava porque os produtos no Enjoei custam tão caro agora já sabe: é porque os vendedores tem que colocar esse percentual a mais sobre o custo dos seus produtos. Esse percentual é mais caro que anunciar em sites como Mercado Livre por exemplo, que mesmo em anúncios que oferecem maio…

Okara: Como aproveitar essa maravilha!!!

Olá Garotas!!
Bem, como havia prometido reuni algumas receitas feitas com o Okara.
Nossa, e o que é Okara?????
Bem, quem acompanha o Garimpo Democrático leu a postagem que fiz sobre o Tofu feito em casa e, lá percebeu que fica um "resíduo", uma "sobra" no paninho em que se coa a soja triturada. O popular bagaço mesmo!
Bem, o mais interessante é que esse "bagaço" é muuuito nutritivo e jogá-lo no lixo seria um atentado contra a alimentação saudável e nutritiva que procuramos ter hoje em dia.
***Vamos as informações nutricionais do Okara  (por 100 g):
Energia: 77 kcalProteínas: 3,22 gTotal de gorduras: 1,73 gGorduras saturadas: 0,193 gGorduras monosaturadas: 0,295 gGorduras polisaturadas: 0,755 gHidratos de carbono: 12,54 gFibras: 7,8gCálcio: 80 mgFerro: 1,30 mgMagnésio: 26 mgPotássio: 213 mgSódio: 9 mgZinco: 0,56 mgCobre: 0,200 mgManganês: 0,404 mgSelénio: 10,6 mcgVitamina B1 (tiamina): 0,020 mgVitamina B2 (riboflavina): 0,020 mgVitamina B3 (niacina): 0,100 mgV…

Pensando em fazer uma rinoplastia ou retirada das amígdalas?

Olá meninas,

Assim como eu, muitas mulheres estão insatisfeitas com alguma coisa no seu corpo e sonham em fazer uma cirurgia plástica para realizar tal mudança.
Muitas pessoas no entanto ficam naquela de faço ou não faço por medo do pós-operatório, ou tem dúvidas quanto aos ricos que envolvem certa cirurgia, sendo estética ou não.

Pois eu nos últimos meses fiz uma amigdalectomia (retirada das amígdalas) e rinosseptoplastia (é a rinoplastia + correção de desvio de septo). Criei um blog, o PÓS-OPERATÓRIO DA BETA relatando o meu pós-operatório.
Quem tiver algum dúvida em relação a estas cirurgias é só dar uma passada lá. Quem já fez também podemos compartilhar experiências, trocar ideias, etc.

Olha que coisa mais linda! sqn...

PÓS-OPERATÓRIO DA BETA
http://posoperatoriocirurgia.blogspot.com.br/


Beijos
Roberta